Casa em Montenegro: paleta discreta e conforto marcante voltado para o convívio

projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro

O arquiteto Marcelo Minuscoli, do escritório Marcelo Minuscoli – Projetos Personalizados, foi contratado quando a construção desta casa de três pavimentos, com 800 metros quadrados, em Montenegro, RS, estava na fase de alvenarias. O jovem casal com duas filhas gêmeas, ainda bebês, queria que o projeto de interiores privilegiasse as cores claras e neutras e evitasse quaisquer extravagâncias. O resultado alcançou esse propósito, mas longe de parecer monótono e sem graça, ficou cheio de personalidade, com itens, embora discretos, bem marcantes, como os revestimentos em paredes e pisos.

Paleta discreta e conforto marcante para viver e receber amigos
Altura do pé-direito da área social revela revestimentos (parede à esquerda) e tapete listrado sobre o porcelanato como elementos marcantes do projeto desta residência. Observe a poltrona e a almofada em amarelo nos tons que são tendências internacionais como revelou a recente Maison et Objet (fotos Eduardo Liotti, divulgação)
Projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro - site eleoneprestes.com
Veja como a paisagem entra na casa projetada por Marcelo Minuscoli em Montenegro

No térreo, onde o piso é todo em porcelanato, ficam as garagens para quatro carros, adega, depósito e um lavabo. O mesmo revestimento foi usado no segundo andar, que dá acesso ao terraço, à piscina e ao pátio dos fundos da casa, com exceção da sala de cinema, que recebeu carpete (abaixo). Além dela, ali se localizam hall, gabinete, lavabo, estar e jantar integrados, cozinha, churrasqueira e lavanderia.

projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro
Sala de cinema vista da tela
Paleta discreta e conforto marcante para viver e receber amigos - projeto de Marcelo Minuscoli parta casa em Montenegro
Refeições para receber em várias propostas
projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro
Cada ângulo revela um detalhe a mais do jantar

projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro

projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro
Mais uma opção na área social para refeições rápidas: a cozinha integrada aos ambientes de jantar e estar. Observe o painel com textura que demarca as áreas sociais da casa

O último nível foi reservado à área íntima, com quatro suítes, e piso vinílico. Todas as escadas são de mármore e, pensando numa instalação futura, foi mantido um fosso, pronto para receber um elevador. A construção da residência consumiu dois anos e os interiores, a cargo de Marcelo, seis meses.

projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro
Área íntima acompanha a paleta de cores e a proposta da área social

Pé-direito duplo e design personalizam o living

A entrada principal da casa se dá pelo segundo andar, onde hall e living são visualmente separados por uma divisória revestida com placas cimentícias Etrusco na cor fendi. Sua face oposta, neste mesmo material, forma um painel que segue até o forro do living, projetado como o centro da casa, com pé direito duplo, característica que ganha ainda mais evidência graças ao lustre Dear Ingo, assinado pelo designer Ron Gilad. O restante da iluminação é composto por pontos de apoio embutidos nas bordas do amplo espaço.

projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro
Pendente de design Dear Ingo

Os estofados, com três lugares cada, são ambos em veludo cinza, acompanhados por almofadas variadas, no mesmo tecido, mais cetim e seda, todas seguindo a mesma cartela discreta e suave do ambiente, e formando um sutil jogo de texturas. Nas costas de um dos sofás, o banco em madeira foi usado como prático aparador, enquanto a poltrona amarela em camurça foi encarregada de emprestar um pouco mais de cor ao living, ajudando a romper a seriedade do conjunto. No piso, sobre o porcelanato Travertino Navona Bianco, o tapete indiano em lã e algodão tem desenho contemporâneo e traz aconchego ao grande ambiente. A TV está posicionada em um painel de mármore, que também abriga a lareira, localizada entre duas generosas esquadrias que oferecem vista para a cidade. Em toda a extensão de uma das laterais do living, fica o mezanino, que tem guarda-corpo em vidro e favorece a ideia de continuidade do projeto, unindo os dois pavimentos.

Jantar e churrasqueira para muitos

Integrado ao estar, mas em espaço bem setorizado, o jantar é composto pela mesa em laca fendi com madeira, para 10 lugares, e cadeiras revestidas com tecido de padrão Chevron em tons crus. Os dois balcões têm a mesma altura, mas diferentes acabamentos. Um de laca e outro, que remete a uma butle tray table, já que seu tampo pode ser retirado, transformando-se numa prática bandeja, em croco. Sobre eles, evidenciados pelos pontos de luz com minidicroicas em LED no forro, estão adornos em murano. Os cor-de-vinho fazem conjunto com o centro de mesa no mesmo tom. No cachepô de espelho, a planta é um bambu mossô artificial, e nas aberturas são persianas romanas que filtram a luminosidade.

Paleta discreta e conforto marcante para viver e receber amigos - projeto de Marcelo Minuscoli parta casa em Montenegro
Ambientes integrados

Afeitos ao hábito de receber amigos em casa, os clientes solicitaram ambientes próprios para isso, além dos convencionais estar e jantar. Por isso, adiante, se localiza o ambiente da churrasqueira, com sua ampla mesa em laca marrom e despojadas cadeiras de madeira revestidas em tecido cinza-claro As banquetas do bar, em tom off white, são italianas, com estrutura slim em aço, e o balcão, de madeira, tem detalhes no tampo e os pés em Silestone. O espaço tem a companhia, ainda, de um convidativo estar íntimo, mobiliado com duas chaises em linho, também off white, e uma estante em madeira com nichos vazados que deixam visível a parede azul do fundo.

Desejo escarlate

Ao lado da imponente churrasqueira, revestida com porcelanato Corten, ganha as atenções o fogão a lenha vermelho-escuro adquirido pelos proprietários ainda durante a construção da casa. “Era uma peça de desejo deles, inclusive a cor”, conta o arquiteto.

projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro
Churrasqueira e fogão a lenha

projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro

Na cozinha, separada da sala de jantar por uma divisória igual à da entrada para o living, a ilha, em quartzo off white, serve como mesa e apoio, acompanhada por cadeiras italianas, da mesma linha dos bancos da churrasqueira. Os móveis são em melamina: lisa, Fieno, e amadeirada, Brandy. Sobre a bancada, a luminária com vários pontos garante a luz necessária para o preparo dos alimentos. No restante do ambiente, placas e refletores de LED, todos embutidos, oferecem luminosidade de acordo com a necessidade de cada tarefa.

projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro
Cozinha
projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro
Outro ângulo da cozinha. Veja o painel de cerâmica branca acima do fogão

Numa das paredes, o painel de cerâmica branca Liverpool identifica a área do fogão. Marcelo optou por persianas rolô translúcidas de material sintético e lavável, garantindo a praticidade de uso, já que cozinha exige cuidados redobrados de higiene e limpeza.

Escurinho perfeito

A sala de cinema, toda preta, é um pequeno luxo, projetada com detalhes charmosos. Os acolhedores estofados retráteis são revestidos com camurça grafite e acomodam confortavelmente quatro pessoas cada um. “Toda a especificação do piso, paredes e forro foi feita em função da reflexão de luz e da acústica”, explica Marcelo, que escolheu MDF com acabamento melamínico amadeirado para os painéis das paredes, onde fitas em LED fornecem luminosidade na medida exata, preservando o encanto que tradicionalmente cerca as salas de cinema.

Paleta discreta e conforto marcante para viver e receber amigos - projeto de Marcelo Minuscoli parta casa em Montenegro
Sala de cinema teve escolhas com base técnica

Conforto e relax na área íntima

Para o terceiro piso, destinado à área íntima, o arquiteto optou pela aplicação de piso vinílico de alta resistência. Na suíte do casal, o forro liso de gesso esconde a iluminação em LED, e os dois armários seguem o mesmo alinhamento, o que dá unidade e ordem ao visual. São ambos em fórmica, com diferentes acabamentos: no tampo, liso Suede, e, na base, texturizado Latte Tessuto. Em tons de laranja, na parede, o que parece ser um quadro, na verdade, é mármore travertino retroiluminado, com efeito bem interessante. Os puxadores cromados são da Zen Design, e a cama, um deleite, é toda regulável e ainda tem colchão com opção de massagem. Quem não gostaria?

projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro
Dormitório do casal tem painel de travertino retroiluminado
projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro
Banheiro com muito espaço e o conforto de uma cuba para cada um

projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro

projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro
Outro ângulo do amplo banheiro da suíte com vários revestimentos combinados

No espaçoso e elegante banho da suíte, os porcelanatos extrafinos – claro marmorizado Calacatta e, o mais escuro, Re-Evolution SRW – definem a localização das duchas e da banheira e a área do balcão da pia, cuja base é de fórmica Tabaco e o tampo, em Silestone. O box, que abriga as duchas, foi revestido com um mix de pedra, vidro e metal.

projeto de Marcelo Minuscoli em Montenegro
Banho completo

Para Marcelo, a interação com os clientes, que o conheceram por meio de um trabalho apresentado em uma publicação especializada, foi “muito boa desde o início, eles respeitaram muito minhas escolhas e sugestões. Para mim, a leveza geral do projeto é marcante, pois era exatamente o que eles queriam”. Fica clara, assim, sua sensação de dever plenamente cumprido.

 

Marcelo Minuscoli – Projetos Personalizados

Graduado pela Unisinos, o arquiteto Marcelo Minuscoli apresenta a personalização de cada projeto como o traço mais marcante de seu trabalho. Tanto, que adotou Projetos Personalizados como complemento da marca de seu escritório, que inclui seu nome.

mminuscoli@terra.com.br

Av. Mostardeiro, 366/501 – Porto Alegre, RS

(51) 3072-3595 –  (51) 99327-8849

Rua Júlio de Castilhos, 405/1204 – Novo Hamburgo, RS

(51) 3024-3595

(Texto Marjori Michelin, especial)

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Kokedamas, folhagens e terrários: veja dois projetos de lojas com plantas em evidência

Pesquisas científicas têm mostrado que ter plantas por perto, seja em casa...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *