Banheiro acessível e bonito

Barras são necessárias em banheiros acessíveis
Barras fixas em diversos tamanhos e em “L” para atender os diferentes layouts dos banheiros PCD. Suportam até 150 Kg (fotos Divulgação Celite)

Beleza e acessibilidade podem andar juntas. Para um idoso, criança ou pessoa com algum tipo de deficiência física, é preciso escolher os detalhes do banheiro com cuidado, mas isso não significa que tenha que ser sem graça. Claro que os detalhes técnicos, como as medidas e resistência dos materiais, são fundamentais.

Bancadas de banheiro com duas alturas
Bancadas de banheiro com duas alturas

No próximo 11 de outubro será comemorado no Brasil o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física (PCD). A data foi instituída pela Lei Nº 2.795, promulgada em 15 de abril de 1981 pelo governo de São Paulo e posteriormente comemorada em todo o país. O objetivo é promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas visando assegurar a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física. De acordo com Censo de 2010, o Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência – aproximadamente 24% da população.

O primeiro passo para assegurar a inclusão desse grupo de pessoas é através da acessibilidade – tantos nos espaços públicos, como também em casa. Pensando nisso, a Celite, marca especialista em louças e metais para banheiros, consciente do seu papel de democratização para todos os brasileiros, oferece linhas de produtos, desde bacia sanitária até barra de apoio, adequadas para o uso de pessoas PCD. A linha Acesso tem peças que seguem as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas normas têm como função principal padronizar a estrutura e garantir a qualidade dos ambientes residenciais e comerciais.

Para as famílias brasileiras que têm entre seus integrantes uma pessoa com deficiência, fica a dúvida: como adaptar o banheiro? O que deve ser feito e como fazer desse cômodo, de uso comum, acessível? A Celite organizou informações importantes na promoção da acessibilidade e do conforto dos usuários. (Veja no layout de banheiro ao alto as barras necessárias e as medidas de instalação.)

Cores e formas ajudam a alegrar o ambiente
Cores e formas ajudam a alegrar o ambiente

Barras de apoio

Ao montar um banheiro é necessário se atentar a algumas regras básicas que proporcionarão mais tranquilidade e autonomia aos moradores. De acordo com a recomendação da ABNT, os banheiros acessíveis devem ter barras de apoio próximas ao chuveiro, bacia sanitária e lavatório. Para facilitar a locomoção, deve-se avaliar os pontos onde essas peças possam ser instaladas.

A norma de Acessibilidade (ABNT 9050) apresenta diferentes configurações de banheiro. Dessa forma, as respectivas alturas e lugares de instalação podem variar, pois a norma indica as alturas e aplicações para preservar a segurança e a circulação dos usuários.

Seguindo todos os protocolos de fabricação, a Celite tem em seu portfólio versões de barras fixas em diversos tamanhos e em “L” para atender os diferentes layouts dos banheiros PCD. Além disto, para maior conforto e segurança dos usuários, as barras suportam até 150 Kg (desde que sejam instaladas em paredes estruturais acabadas com azulejo).

Lavatório em coluna acessível
Lavatório em coluna também tem opção voltada à acessibilidade
Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Palestras em Caxias: designer Zanini de Zanine e arquitetos da Smart Arquitetura

Esta sexta-feira será um dia especial para a serra gaúcha: a partir...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *