Palácio Gustavo Capanema será um dos palcos do Congresso Mundial de Arquitetos de 2020

O Palácio Gustavo Capanema, localizado no Rio de Janeiro, servirá oficialmente como uma das instalações do 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2020RIO. Uma das obras mais importantes da arquitetura moderna no mundo, o prédio é também um marco na constituição da escola carioca de arquitetura moderna.

Antes do evento, o palácio passará por uma restauração de R$ 42 milhões, recursos do PAC Cidades Históricas e Iphan. “O edifício é reconhecido não só aqui no Brasil, como patrimônio histórico nacional, mas internacionalmente, como um dos grandes exemplares da arquitetura moderna”, lembrou o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães.

Conhecido como o prédio do MEC, o palácio foi o primeiro edifício público do Brasil com as principais características da arquitetura moderna, como o uso de pilotis, planta livre, terraço-jardim, fachada livre e janelas em fita. Sob liderança de Lucio Costa, participaram da concepção do projeto arquitetônica do edifício nomes como Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Ernany de Vasconcelos e Jorge Machado Moreira, com a consultoria de Le Corbusier, além de nomes das artes e do paisagismo como Burle Marx, Cândido Portinari, Bruno Giorgi, Adriana Janacópulus, Celso Antônio e Jacques Lipchitz.

Fotos e informações: CAU/BR

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Veja os 10 livros de arquitetura mais vendidos em setembro

Não são apenas livros técnicos que figuram na lista das obras sobre...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *