ABIMAD 20 anos: perspectivas desta edição e história

A ABIMAD'35 abre dia 31 de janeiro de 2023
A ABIMAD'35 abre dia 31 de janeiro e se estende até 3 de fevereiro de 2023 (foto Divulgação)

A ABIMAD’35 tem mais de 140 expositores já confirmados e expectativa de 20 mil visitantes para a feira de móveis e acessórios de alta decoração da América Latina, que será realizada de 31 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023 no São Paulo Expo. Essa edição dará início às comemorações dos 20 anos da ABIMAD, com lançamento de livro com a história da Associação e da feira de julho, que será focada nessas duas décadas de realizações.

Dos 64 expositores da primeira edição ao volume de cerca de R$ 1 bilhão em negócios no evento de janeiro de 2022, as perspectivas para o setor num futuro próximo mostram-se ainda mais animadoras. “O mercado nacional anseia por constante evolução em móveis e objetos de alta decoração, ao mesmo tempo que outros países mostram cada vez mais interesse na alta qualidade do que é produzido no país e tem sede de comprar. É aí que entra o case de sucesso que é a ABIMAD, trazendo sempre novidades, recebendo bem seus clientes e garantido diferenciais para os expositores que nenhuma outra feira oferece”, comemora Paulo Mourão, presidente da ABIMAD e CEO da Artesania Actual.

História

ABIMAD – Em 22 de maio de 2003, ao lado de Francisco Marcos Martins (Arte Nova Móveis), Gilmar Giachellin (Móveis Nordeste) e José Lúcio Aragão (Indústria Margareth), o empresário Paulo Allemand (Formanova Móveis) tornava realidade o desejo de levar ao público e mercado uma nova maneira de apresentar e valorizar seus produtos. Nascia ali a ABIMAD (Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração), que tornou-se um ponto de convergência entre o que era e se tornou o setor de móveis e acessórios de decoração.

Porém, ainda faltava algum componente nessa recém celebrada união. Era preciso tornar ‘real aos olhos’ o diferencial das marcas ali reunidas. Um ano depois era realizada a primeira feira destinada ao segmento, originalmente batizada como Unidade Móvel, e que em sua segunda edição transformou-se na Feira ABIMAD, tendo como foco da mudança o fortalecimento da associação e a necessidade de torná-la conhecida.

A história contada pela feira

ABIMAD EXPORT – A iniciativa deu tão certo e alcançou exponencial reconhecimento de público e crítica, que em 2005 é criado um departamento internacional para promover a associação e a feira, acontece o lançamento do ABIMAD Export, projeto de fomento à exportação, junto com o programa ‘Quality for Export’ de capacitação das empresas parceiras para o mercado internacional, além do début da Revista Hall, publicação exclusiva para associados, lojistas e profissionais do setor de decoração e design.

Com participações em eventos de renome mundo afora, como o tradicional Salone del Mobile Milano – encontros de negócios entre compradores estrangeiros e expositores certificados pelo QE, num salto temporal repleto de novidades, chegamos a 2008, que contou não só com o evento original como marcou a estreia do que seria a hoje também consagrada edição de inverno da Feira ABIMAD, que acontece anualmente no segundo semestre.

A partir daí, todo o esforço para colocar em evidência os fabricantes e talentos brasileiros para o país e o mundo ganhava ainda mais fôlego e a ABIMAD mostrava a excelência em ser a maior feira do segmento de mobiliário e acessórios de alta decoração da América Latina.

Sobre a ABIMAD
Fundada em maio de 2003 por um grupo de empresários do setor moveleiro, a ABIMAD (Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração) é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo criar oportunidades de negócios para os seus associados através da Feira ABIMAD que, com quase 20 anos de história, tornou-se a principal feira de móveis e acessórios de alta decoração da América Latina e a única do setor focada em negócios. Com duas edições anuais, que trazem o melhor do design brasileiro e as principais tendências internacionais, a ABIMAD conta ainda com três importantes programas: ABIMAD Export, ABIMAD VIPs e Revista Hall. Atualmente, são 166 marcas de móveis e acessórios de decoração associadas, provenientes de todo o Brasil.

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

CASACOR SP anuncia os profissionais da edição 2024

A CASACOR São Paulo, principal evento da maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *