ABIMAD 20 anos: perspectivas desta edição e história

A ABIMAD'35 abre dia 31 de janeiro de 2023
A ABIMAD'35 abre dia 31 de janeiro e se estende até 3 de fevereiro de 2023 (foto Divulgação)

A ABIMAD’35 tem mais de 140 expositores já confirmados e expectativa de 20 mil visitantes para a feira de móveis e acessórios de alta decoração da América Latina, que será realizada de 31 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023 no São Paulo Expo. Essa edição dará início às comemorações dos 20 anos da ABIMAD, com lançamento de livro com a história da Associação e da feira de julho, que será focada nessas duas décadas de realizações.

Dos 64 expositores da primeira edição ao volume de cerca de R$ 1 bilhão em negócios no evento de janeiro de 2022, as perspectivas para o setor num futuro próximo mostram-se ainda mais animadoras. “O mercado nacional anseia por constante evolução em móveis e objetos de alta decoração, ao mesmo tempo que outros países mostram cada vez mais interesse na alta qualidade do que é produzido no país e tem sede de comprar. É aí que entra o case de sucesso que é a ABIMAD, trazendo sempre novidades, recebendo bem seus clientes e garantido diferenciais para os expositores que nenhuma outra feira oferece”, comemora Paulo Mourão, presidente da ABIMAD e CEO da Artesania Actual.

História

ABIMAD – Em 22 de maio de 2003, ao lado de Francisco Marcos Martins (Arte Nova Móveis), Gilmar Giachellin (Móveis Nordeste) e José Lúcio Aragão (Indústria Margareth), o empresário Paulo Allemand (Formanova Móveis) tornava realidade o desejo de levar ao público e mercado uma nova maneira de apresentar e valorizar seus produtos. Nascia ali a ABIMAD (Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração), que tornou-se um ponto de convergência entre o que era e se tornou o setor de móveis e acessórios de decoração.

Porém, ainda faltava algum componente nessa recém celebrada união. Era preciso tornar ‘real aos olhos’ o diferencial das marcas ali reunidas. Um ano depois era realizada a primeira feira destinada ao segmento, originalmente batizada como Unidade Móvel, e que em sua segunda edição transformou-se na Feira ABIMAD, tendo como foco da mudança o fortalecimento da associação e a necessidade de torná-la conhecida.

A história contada pela feira

ABIMAD EXPORT – A iniciativa deu tão certo e alcançou exponencial reconhecimento de público e crítica, que em 2005 é criado um departamento internacional para promover a associação e a feira, acontece o lançamento do ABIMAD Export, projeto de fomento à exportação, junto com o programa ‘Quality for Export’ de capacitação das empresas parceiras para o mercado internacional, além do début da Revista Hall, publicação exclusiva para associados, lojistas e profissionais do setor de decoração e design.

Com participações em eventos de renome mundo afora, como o tradicional Salone del Mobile Milano – encontros de negócios entre compradores estrangeiros e expositores certificados pelo QE, num salto temporal repleto de novidades, chegamos a 2008, que contou não só com o evento original como marcou a estreia do que seria a hoje também consagrada edição de inverno da Feira ABIMAD, que acontece anualmente no segundo semestre.

A partir daí, todo o esforço para colocar em evidência os fabricantes e talentos brasileiros para o país e o mundo ganhava ainda mais fôlego e a ABIMAD mostrava a excelência em ser a maior feira do segmento de mobiliário e acessórios de alta decoração da América Latina.

Sobre a ABIMAD
Fundada em maio de 2003 por um grupo de empresários do setor moveleiro, a ABIMAD (Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração) é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo criar oportunidades de negócios para os seus associados através da Feira ABIMAD que, com quase 20 anos de história, tornou-se a principal feira de móveis e acessórios de alta decoração da América Latina e a única do setor focada em negócios. Com duas edições anuais, que trazem o melhor do design brasileiro e as principais tendências internacionais, a ABIMAD conta ainda com três importantes programas: ABIMAD Export, ABIMAD VIPs e Revista Hall. Atualmente, são 166 marcas de móveis e acessórios de decoração associadas, provenientes de todo o Brasil.

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Patrício Farias no Instituto Ling

Até 18 de novembro, Explosão Fixa, com 19 obras dos 40 anos de carreira do pernambucano José...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *