Design: O prêmio iF Design Award 2020 tem 7 brasileiros finalistas em mobiliário

Cadeira Etta em composição com mesa de jantar de Jader Almeida (Divulgação)
Cadeira Etta em composição com mesa de jantar de Jader Almeida (Divulgação)

iF Design Award edição 2020 anunciou recentemente os finalistas da primeira fase. Sete brasileiros marcam presença na categoria de mobiliário: Jader Almeida, Roberta Banqueri, Linda Martins, Lia Siqueira, Fun Furniture Design Studio, Azul Arquitetura e Design e Metaltru. Mais de 10 mil inscritos em diversas categorias foram avaliados por um júri composto de 91 especialistas em design de 21 países diferentes do mais conceituado e completo prêmio de design do mundo.

O anúncio com tantos nomes – alguns, figuras frequentes nas grandes premiações e outros menos conhecidos – em uma única edição coloca o design brasileiro em evidência e aproxima os designers do mercado internacional. Para a indústria, cada vez mais o design se afirma como uma ferramenta de relevância para os negócios. Para Juliana Buso, coordenadora de projetos do Centro Brasil Design, instituição que representa o iF DESIGN AWARD no país, “o Brasil tem ganhado muita atenção internacional em termos de design, (…) ganhando espaço entre os melhores do mundo!”.

O maior vencedor brasileiro na categoria de mobiliário, Jader Almeida, concorre este ano com a cadeira Etta. No último mês, o designer também recebeu três premiações no International Design Award 2020 com a cadeira Olive, Para-sol Bird e mesa de Jantar Boule.

A designer catarinense Linda Martins faz sua primeira participação no prêmio e é a única brasileira que concorre com duas peças, a poltrona Cecília e o Fly, um sistema modular, também na categoria mobiliário.

Poltrona Cecília, da designer Linda Martins (Divulgação)
Poltrona Cecília, da designer Linda Martins (Divulgação)

Desde 1953, o iF DESIGN AWARD concede um dos selos de qualidade mais importantes do mundo – a marca iF é reconhecida internacionalmente como um símbolo de excelência em design. Considerado um dos prêmios de design mais importantes do mundo, chancela as conquistas de design em diversas disciplinas: produto, embalagem, comunicação e design de serviço, experiência do usuário (UX) e interface do usuário (UI), arquitetura e design de interiores, bem como conceito profissional.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Passado contemporâneo: proposta para sala de jantar

Design contemporâneo e uso de revestimentos de forma atual marcam projeto de...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *