Cozinha em detalhes: propostas Tramontina

Ambiente de cozinha integrada à área social, projeto de Marília Zimmermann (fotos Divulgação)
Cozinha integrada à área social, projeto de Marília Zimmermann (fotos Divulgação)

A cozinha é feita de grandes e pequenos equipamentos que fazem a diferença na forma de cozinhar, conviver no ambiente e higienizar alimentos e louças, entre os quais coifa, calha úmida e lixeira. Esses três produtos integram as inovações que a Tramontina lançou recentemente como soluções para cozinha: uma coifa ainda mais silenciosa, por ter o motor deslocado do corpo do equipamento, uma calha úmida que funciona como um escorredor na pia da cozinha e pode ser embutida no móvel e uma lixeira quadrada de cinco litros para alimentos orgânicos (antes só havia modelo redondo).

Coifa

Com o motor instalado a uma distância de até seis metros do corpo da coifa Dritta 90 Split e Isla 90 Split, o novo sistema proporciona uma redução sonora de até 71% em comparação com o modelo anterior, que já era considerado silencioso. Essa distância pode ser aumentada, por meio da Assistência Técnica da marca a até 12 metros de distância da coifa. O diretor comercial da Tramontina TEEC (unidade da marca que produz coifas, pias, cubas, tanques, lixeiras e acessórios em aço inox, além dos eletrodomésticos), Felipe Lazzari , diz que essa cuba “é um marco entre os modelos disponíveis no país e permite atender a demanda recorrente de consumidores”.

Essa coifa tem modelos para instalação em ilha e na parede. Ambos devem ser instalados no modo exaustor, com saída externa para os vapores resultantes do cozimento, e o motor tem que ser instalado em ambiente fechado (forro, laje, lavanderia).

Calha úmida

Embutido na bancada, o acessório chamado calha úmida substitui o escorredor de louça. Comporta pratos, talheres, copos e até o cultivo de mini-horta. Conhecida como canal organizador ou calha gourmet, é dotada de caimento interno para que a água escoe para a saída de esgoto da cozinha. Podem ser combinados à calha úmida acessórios como escorredor de copos, porta-pratos ou talheres, todos de aço inox, e ainda incluir um vaso de plantas em algum espaço para que os temperos estejam sempre à mão na hora de cozinhar.

Lixeira quadrada

Criação da MM Design para a Tramontina, a lixeira Sofie é produzida em aço inox com acabamento scotch brite e detalhes em plástico, linhas retas e em cinco cores: azul, laranja, vermelho, verde e preto. Trata-se da primeira no mercado brasileiro com sistema de abertura da tampa em que todo o cilindro interno se abaixa ao pressionar o pedal.

Cuba Smooth da Tramontina na proposta da arquiteta Marília
Cuba Smooth da Tramontina na proposta da arquiteta Marília

Esses produtos foram apresentados durante o talk Soluções para a Cozinha para arquitetos e imprensa no lindo prédio do Centro Educacional Ivo Tramontina (CEIT), em Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul, com a participação da arquiteta Marília Zimmermann e do diretor comercial da Tramontina TEEC, Felipe Lazzari, que mediou o bate-papo e deu detalhes sobre os lançamentos da marca. Além dos três produtos high lights mencionados acima, o cooktop por indução, que precisa apenas de um ponto elétrico e a premiada linha de cubas Smooth, com cinco modelos, lançada na Revestir 2019, estiveram entre os mencionados na apresentação que a arquiteta e influenciadora digital, radicada há cinco anos no Rio Grande do Sul,  enriqueceu com a inclusão dos produtos em projetos que facilitam a compreensão da funcionalidade e da estética dos equipamentos aplicados em cozinhas.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Prêmio Salão Design na High Design em agosto

Quem quiser ver produtos do Prêmio Salão Design pode curtir uma mostra...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *