Cozinha em detalhes: propostas Tramontina

Ambiente de cozinha integrada à área social, projeto de Marília Zimmermann (fotos Divulgação)
Cozinha integrada à área social, projeto de Marília Zimmermann (fotos Divulgação)

A cozinha é feita de grandes e pequenos equipamentos que fazem a diferença na forma de cozinhar, conviver no ambiente e higienizar alimentos e louças, entre os quais coifa, calha úmida e lixeira. Esses três produtos integram as inovações que a Tramontina lançou recentemente como soluções para cozinha: uma coifa ainda mais silenciosa, por ter o motor deslocado do corpo do equipamento, uma calha úmida que funciona como um escorredor na pia da cozinha e pode ser embutida no móvel e uma lixeira quadrada de cinco litros para alimentos orgânicos (antes só havia modelo redondo).

Coifa

Com o motor instalado a uma distância de até seis metros do corpo da coifa Dritta 90 Split e Isla 90 Split, o novo sistema proporciona uma redução sonora de até 71% em comparação com o modelo anterior, que já era considerado silencioso. Essa distância pode ser aumentada, por meio da Assistência Técnica da marca a até 12 metros de distância da coifa. O diretor comercial da Tramontina TEEC (unidade da marca que produz coifas, pias, cubas, tanques, lixeiras e acessórios em aço inox, além dos eletrodomésticos), Felipe Lazzari , diz que essa cuba “é um marco entre os modelos disponíveis no país e permite atender a demanda recorrente de consumidores”.

Essa coifa tem modelos para instalação em ilha e na parede. Ambos devem ser instalados no modo exaustor, com saída externa para os vapores resultantes do cozimento, e o motor tem que ser instalado em ambiente fechado (forro, laje, lavanderia).

Calha úmida

Embutido na bancada, o acessório chamado calha úmida substitui o escorredor de louça. Comporta pratos, talheres, copos e até o cultivo de mini-horta. Conhecida como canal organizador ou calha gourmet, é dotada de caimento interno para que a água escoe para a saída de esgoto da cozinha. Podem ser combinados à calha úmida acessórios como escorredor de copos, porta-pratos ou talheres, todos de aço inox, e ainda incluir um vaso de plantas em algum espaço para que os temperos estejam sempre à mão na hora de cozinhar.

Lixeira quadrada

Criação da MM Design para a Tramontina, a lixeira Sofie é produzida em aço inox com acabamento scotch brite e detalhes em plástico, linhas retas e em cinco cores: azul, laranja, vermelho, verde e preto. Trata-se da primeira no mercado brasileiro com sistema de abertura da tampa em que todo o cilindro interno se abaixa ao pressionar o pedal.

Cuba Smooth da Tramontina na proposta da arquiteta Marília
Cuba Smooth da Tramontina na proposta da arquiteta Marília

Esses produtos foram apresentados durante o talk Soluções para a Cozinha para arquitetos e imprensa no lindo prédio do Centro Educacional Ivo Tramontina (CEIT), em Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul, com a participação da arquiteta Marília Zimmermann e do diretor comercial da Tramontina TEEC, Felipe Lazzari, que mediou o bate-papo e deu detalhes sobre os lançamentos da marca. Além dos três produtos high lights mencionados acima, o cooktop por indução, que precisa apenas de um ponto elétrico e a premiada linha de cubas Smooth, com cinco modelos, lançada na Revestir 2019, estiveram entre os mencionados na apresentação que a arquiteta e influenciadora digital, radicada há cinco anos no Rio Grande do Sul,  enriqueceu com a inclusão dos produtos em projetos que facilitam a compreensão da funcionalidade e da estética dos equipamentos aplicados em cozinhas.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Prêmio Salão Design: os 11 vencedores da 25a. edição

Com 35 anos de história, o Prêmio Salão Design conquistou credibilidade internacional na...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *