Exposição “Museu”, do artista carioca Daniel Senise, está em cartaz até 13 de julho

Conjunto de nove obras recentes – sendo seis pinturas de grandes formatos e três trabalhos em papel – criadas entre 2017 e 2019 compõem a exposição “Museu”, do artista carioca Daniel Senise, que está em cartaz em Porto Alegre, no Instituto Ling, até 13 de julho.

As criações de Senise são monotipias que retratam salões de importantes museus ao redor do mundo, como a National Gallery (Londres), a Frick Collection (Nova Iorque), o Rijksmuseum (Amsterdã) e o Museu Nacional de Belas Artes (RJ) , e aquarelas que reproduzem a padronagem dos pisos de madeira de instituições culturais, como o Museu de Arte Antiga de Lisboa.

Ao longo dos seus mais de 30 anos de atividade trabalhando nos limites da figuração na pintura, Daniel Senise é considerado um dos maiores expoentes da chamada “Geração 80” e se afirma como um nome importante na cena internacional contemporânea. Para a curadora Daniela Name, nessa exposição Senise reinveste na questão fundamental de sua obra: a ênfase no ausente.

As telas representam os espaços vazios dos museus, vestígios e fragmentos que evocam a memória desses locais. “O conjunto de obras reunidas evidencia como a imagem latente, ela que não está, atinge uma força radical ao ser sequestrada dos espaços arquitetônicos e simbólicos que foram concebidos para guardá-las. Ela é talvez mais presente em sua ausência do que seria em sua representação”, afirma Daniela, no texto curatorial.

Sobre o artista

Daniel Senise nasceu em 1955, no Rio de Janeiro. Em 1980, se formou em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo ingressado na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no ano seguinte, onde participou de cursos livres até 1983. Foi professor na mesma escola de 1985 a 1996. Desde os anos oitenta, o artista vem participando de mostras coletivas, como a Bienal de São Paulo, a Bienal de La Habana, a Bienal de Veneza, a Bienal de Liverpool, a Bienal de Cuenca e a Trienal de Nova Delhi, entre outras. Atualmente, vive e trabalha no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Tags da matéria
, , ,
Mais de Equipe eleoneprestes.com

Loft ocupa porão de palacete na Mostra Glass Home em Novo Hamburgo

O porão do icônico palacete localizado no número 1.437 da Rua Joaquim...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *