Exposição “Museu”, do artista carioca Daniel Senise, entra em cartaz em Porto Alegre

A exposição “Museu”, do artista carioca Daniel Senise, entrou em cartaz neste mês em Porto Alegre, no Instituto Ling, onde ficará até 13 de julho. A mostra reúne um conjunto de nove obras recentes, sendo seis pinturas em grandes formatos e três trabalhos em papel, criadas entre 2017 e 2019.

São monotipias que retratam salões de importantes museus ao redor do mundo, como a National Gallery (Londres), a Frick Collection (Nova Iorque), o Rijksmuseum (Amsterdã) e o Museu Nacional de Belas Artes (RJ) , e aquarelas que reproduzem a padronagem dos pisos de madeira de instituições culturais, como o Museu de Arte Antiga de Lisboa.

Ao longo dos seus mais de 30 anos de atividade trabalhando nos limites da figuração na pintura, Daniel Senise é considerado um dos maiores expoentes da chamada “Geração 80” e se afirma como um nome importante na cena internacional contemporânea. Para a curadora Daniela Name, nessa exposição Senise reinveste na questão fundamental de sua obra: a ênfase no ausente.

As telas representam os espaços vazios dos museus, vestígios e fragmentos que evocam a memória desses locais. “O conjunto de obras reunidas evidencia como a imagem latente, ela que não está, atinge uma força radical ao ser sequestrada dos espaços arquitetônicos e simbólicos que foram concebidos para guardá-las. Ela é talvez mais presente em sua ausência do que seria em sua representação”, afirma Daniela, no texto curatorial.

Sobre o artista

Daniel Senise nasceu em 1955, no Rio de Janeiro. Em 1980, se formou em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo ingressado na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no ano seguinte, onde participou de cursos livres até 1983. Foi professor na mesma escola de 1985 a 1996. Desde os anos oitenta, o artista vem participando de mostras coletivas, como a Bienal de São Paulo, a Bienal de La Habana, a Bienal de Veneza, a Bienal de Liverpool, a Bienal de Cuenca e a Trienal de Nova Delhi, entre outras. Atualmente, vive e trabalha no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Tags da matéria
, , ,
Mais de Equipe eleoneprestes.com

No Dia Mundial da Dança, conheça o projeto de uma escola inspirado em uma partitura

Comemorado neste 29 de abril, o Dia Internacional da Dança foi criado...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *