Roger Scruton no Fronteiras do Pensamento

Filósofo e escritor Roger Scruton
Filósofo e escritor britânico Roger Scruton (foto Pete Helme, divulgação)

Roger Scruton faz conferência no Fronteiras do Pensamento segunda-feira, dia 1º de julho. O filósofo e escritor britânico é um intelectual que analisa as grandes correntes do pensamento ocidental. Um de seus livros é Estética da arquitetura. Este ano, o tema central do Fronteiras do Pensamento é Sentidos da Vida. A conferência de Scruton terá início às 19h45min, no Salão da Atos da UFRGS, Avenida Paulo Gama, 110, em Porto Alegre. (Os passaportes para a temporada 2019 estão esgotados.).

O britânico é autor, além de Estética da arquiteturaA alma do mundoO rosto de Deus e As vantagens do pessimismo. Seu livro mais recente é Conservadorismo – Um convite à grande tradição, que será lançado no Brasil no dia 1º de julho e apresenta a história e a evolução do movimento conservador ao longo dos séculos.

Além de seus livros e produções acadêmicas, produziu para a BBC o documentário Por que a beleza importa?. Segundo Roger Scruton, a beleza está desaparecendo do mundo porque vivemos como se ela não importasse.

Scruton é autor de obras sobre filosofia, política e estética. Professor na Inglaterra e nos Estados Unidos, é um dos expoentes do pensamento conservador contemporâneo e grande polemista. Considerado um dos mais importantes filósofos da atualidade, lecionou na Universidade de Londres e, atualmente, é professor na Universidade de Buckingham. É membro da British Academy, do Centro de Ética e Política Pública em Washington e da Sociedade Real de Literatura. Integra também o Future Symphony Institute, dedicado a popularizar a música clássica.

Fronteiras do Pensamento Porto Alegre é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre e Hospital Moinhos de Vento, parceria cultural PUCRS, e empresas parceiras Unicred e CMPC. Universidade parceira UFRGS e promoção Grupo RBS.

A temporada 2019 do Fronteiras do Pensamento traz a Porto Alegre oito pensadores reconhecidos internacionalmente. As primeiras conferências foram de Graça Machel e Paul Auster. Também irão passar pela capital do Rio Grande do Sul, até novembro, Contardo Calligaris, Denis Mukwege, Janna Levin, Luc Ferry e Werner Herzog.

SAIBA MAIS SOBRE OS CONFERENCISTAS

13 DE MAIO | GRAÇA MACHEL (Moçambique, 1945)

Política e ativista pelos direitos humanos moçambicana

Em territórios pobres e carentes de investimentos e de direitos humanos, Graça Machel defende ações pela educação das crianças e pelo empreendedorismo de mulheres. Viúva de Nelson Mandela, Machel se espelha na própria trajetória para mudar outras vidas no continente africano.

17 DE JUNHO | PAUL AUSTER (Estados Unidos, 1947)

Escritor norte-americano

Nova York é o cenário dos livros de Paul Auster. A grande metrópole, com seus habitantes e dramas, está nos romances que trazem reflexões existenciais, paradoxos e coincidências. Best-seller e consagrado ficcionista norte-americano, Auster é um escritor para ser lido e celebrado.

1 DE JULHO | ROGER SCRUTON (Reino Unido, 1944)

Filósofo britânico

Intelectual que analisa as grandes correntes do pensamento ocidental, Roger Scruton é autor de obras sobre filosofia, política e estética. Professor na Inglaterra e nos Estados Unidos, Scruton é um dos expoentes do pensamento conservador contemporâneo e grande polemista.

19 DE AGOSTO | DENIS MUKWEGE (Congo, 1955)

Médico congolês

No Congo, país marcado por conflitos e desigualdade, o médico Denis Mukwege criou o Hospital de Panzi e passou a atuar em nome da saúde e da dignidade de mulheres vítimas de violência sexual. Prêmio Nobel da Paz de 2018, Mukwege tem uma trajetória que emociona e inspira.

2 DE SETEMBRO | JANNA LEVIN (Estados Unidos, 1967)

Física teórica e astrônoma norte-americana

Com os olhos voltados para o vasto espaço acima de nós, o trabalho de Janna Levin busca compreender os buracos negros e as ondas gravitacionais no espaço-tempo. Professora de física e astronomia, Levin escreve sobre a obstinação do homem em desvendar os mistérios do universo.

23 DE SETEMBRO | WERNER HERZOG (Alemanha, 1942)

Cineasta alemão

Um dos principais nomes do movimento cinematográfico na Alemanha do pós-guerra, o cineasta Werner Herzog tem uma obra densa e controversa. Com filmes e documentários, como AguirreFitzcarraldoNosferatu e O homem-urso, Herzog é um diretor que retrata o misticismo, o desconhecido e a tragédia no mundo.

21 DE OUTUBRO | CONTARDO CALLIGARIS (Milão, 1948)

Psicanalista e escritor italiano

A trajetória de Contardo Calligaris é marcada pela reflexão sobre a existência humana. No consultório de psicanálise ou em seus textos e livros, Calligaris aborda as questões da adolescência e as angústias provocadas pelos desafios contemporâneos.

11 DE NOVEMBRO | LUC FERRY (França, 1951)

Filósofo francês

Na Europa das migrações e do multiculturalismo, Luc Ferry é um defensor do humanismo secular e da espiritualidade laica. Escritor, professor e ex-ministro da Educação na França, Ferry trouxe a filosofia de volta ao cotidiano, com linguagem e abordagem mais acessíveis.

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO PORTO ALEGRE – TEMPORADA 2019

DATAS E HORÁRIO: São oito encontros ao longo do ano – 13/5, 17/6, 1/7, 19/8, 2/9, 23/9, 21/10 e 11/11, sempre às segundas-feiras, às 19h45min.

LOCAL: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110). A conferência do dia 21/10 acontecerá no Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681 – Prédio 4).

INGRESSOS: os passaportes 2019 estão esgotados.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Intervenções Bradesco ArtRio subirão o Morro da Urca

Lembra do projeto INTERVENÇÕES Bradesco ArtRio, exposição de arte com obras de...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *