Roger Scruton no Fronteiras do Pensamento

Filósofo e escritor Roger Scruton
Filósofo e escritor britânico Roger Scruton (foto Pete Helme, divulgação)

Roger Scruton faz conferência no Fronteiras do Pensamento segunda-feira, dia 1º de julho. O filósofo e escritor britânico é um intelectual que analisa as grandes correntes do pensamento ocidental. Um de seus livros é Estética da arquitetura. Este ano, o tema central do Fronteiras do Pensamento é Sentidos da Vida. A conferência de Scruton terá início às 19h45min, no Salão da Atos da UFRGS, Avenida Paulo Gama, 110, em Porto Alegre. (Os passaportes para a temporada 2019 estão esgotados.).

O britânico é autor, além de Estética da arquiteturaA alma do mundoO rosto de Deus e As vantagens do pessimismo. Seu livro mais recente é Conservadorismo – Um convite à grande tradição, que será lançado no Brasil no dia 1º de julho e apresenta a história e a evolução do movimento conservador ao longo dos séculos.

Além de seus livros e produções acadêmicas, produziu para a BBC o documentário Por que a beleza importa?. Segundo Roger Scruton, a beleza está desaparecendo do mundo porque vivemos como se ela não importasse.

Scruton é autor de obras sobre filosofia, política e estética. Professor na Inglaterra e nos Estados Unidos, é um dos expoentes do pensamento conservador contemporâneo e grande polemista. Considerado um dos mais importantes filósofos da atualidade, lecionou na Universidade de Londres e, atualmente, é professor na Universidade de Buckingham. É membro da British Academy, do Centro de Ética e Política Pública em Washington e da Sociedade Real de Literatura. Integra também o Future Symphony Institute, dedicado a popularizar a música clássica.

Fronteiras do Pensamento Porto Alegre é apresentado por Braskem, com patrocínio Unimed Porto Alegre e Hospital Moinhos de Vento, parceria cultural PUCRS, e empresas parceiras Unicred e CMPC. Universidade parceira UFRGS e promoção Grupo RBS.

A temporada 2019 do Fronteiras do Pensamento traz a Porto Alegre oito pensadores reconhecidos internacionalmente. As primeiras conferências foram de Graça Machel e Paul Auster. Também irão passar pela capital do Rio Grande do Sul, até novembro, Contardo Calligaris, Denis Mukwege, Janna Levin, Luc Ferry e Werner Herzog.

SAIBA MAIS SOBRE OS CONFERENCISTAS

13 DE MAIO | GRAÇA MACHEL (Moçambique, 1945)

Política e ativista pelos direitos humanos moçambicana

Em territórios pobres e carentes de investimentos e de direitos humanos, Graça Machel defende ações pela educação das crianças e pelo empreendedorismo de mulheres. Viúva de Nelson Mandela, Machel se espelha na própria trajetória para mudar outras vidas no continente africano.

17 DE JUNHO | PAUL AUSTER (Estados Unidos, 1947)

Escritor norte-americano

Nova York é o cenário dos livros de Paul Auster. A grande metrópole, com seus habitantes e dramas, está nos romances que trazem reflexões existenciais, paradoxos e coincidências. Best-seller e consagrado ficcionista norte-americano, Auster é um escritor para ser lido e celebrado.

1 DE JULHO | ROGER SCRUTON (Reino Unido, 1944)

Filósofo britânico

Intelectual que analisa as grandes correntes do pensamento ocidental, Roger Scruton é autor de obras sobre filosofia, política e estética. Professor na Inglaterra e nos Estados Unidos, Scruton é um dos expoentes do pensamento conservador contemporâneo e grande polemista.

19 DE AGOSTO | DENIS MUKWEGE (Congo, 1955)

Médico congolês

No Congo, país marcado por conflitos e desigualdade, o médico Denis Mukwege criou o Hospital de Panzi e passou a atuar em nome da saúde e da dignidade de mulheres vítimas de violência sexual. Prêmio Nobel da Paz de 2018, Mukwege tem uma trajetória que emociona e inspira.

2 DE SETEMBRO | JANNA LEVIN (Estados Unidos, 1967)

Física teórica e astrônoma norte-americana

Com os olhos voltados para o vasto espaço acima de nós, o trabalho de Janna Levin busca compreender os buracos negros e as ondas gravitacionais no espaço-tempo. Professora de física e astronomia, Levin escreve sobre a obstinação do homem em desvendar os mistérios do universo.

23 DE SETEMBRO | WERNER HERZOG (Alemanha, 1942)

Cineasta alemão

Um dos principais nomes do movimento cinematográfico na Alemanha do pós-guerra, o cineasta Werner Herzog tem uma obra densa e controversa. Com filmes e documentários, como AguirreFitzcarraldoNosferatu e O homem-urso, Herzog é um diretor que retrata o misticismo, o desconhecido e a tragédia no mundo.

21 DE OUTUBRO | CONTARDO CALLIGARIS (Milão, 1948)

Psicanalista e escritor italiano

A trajetória de Contardo Calligaris é marcada pela reflexão sobre a existência humana. No consultório de psicanálise ou em seus textos e livros, Calligaris aborda as questões da adolescência e as angústias provocadas pelos desafios contemporâneos.

11 DE NOVEMBRO | LUC FERRY (França, 1951)

Filósofo francês

Na Europa das migrações e do multiculturalismo, Luc Ferry é um defensor do humanismo secular e da espiritualidade laica. Escritor, professor e ex-ministro da Educação na França, Ferry trouxe a filosofia de volta ao cotidiano, com linguagem e abordagem mais acessíveis.

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO PORTO ALEGRE – TEMPORADA 2019

DATAS E HORÁRIO: São oito encontros ao longo do ano – 13/5, 17/6, 1/7, 19/8, 2/9, 23/9, 21/10 e 11/11, sempre às segundas-feiras, às 19h45min.

LOCAL: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110). A conferência do dia 21/10 acontecerá no Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681 – Prédio 4).

INGRESSOS: os passaportes 2019 estão esgotados.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Fotografia de Tonico Alvares mostra abstrações da natureza

Exposição Maraú, Brasil, de Tonico Alvares, abre sábado, dia 30 de novembro,...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *