Designer Mariana Prestes assina coleção de louças Ararinha-Azul

Extinta em 2000, a ave brasileira ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), que vive atualmente apenas em cativeiros, foi a inspiração da designer Mariana Prestes para uma coleção de louças lançadas no mês passado. Desenvolvidas em parceria com o WE Design Studio e com a Casa Tendenza, as peças foram pintadas em aquarela e com a paleta cromática do pássaro.

Batizada de Coleção Ararinha-Azul, conta com modelos de moringas, copos e xícaras. Nos produtos, a ave aparece sutilmente, muitas vezes apenas como um contorno ou uma mancha. “Graficamente, a ave está representada pela sua silhueta, sem grandes definições, e vai recuperando aos poucos suas cores”, explica Mariana.

Nas moringas de porcelana e de vidro, o pássaro é formado por desenhos e linhas. Já no tradicional copo americano, produzido em quatro tamanhos para a coleção, e nas xícaras com pires, a artista criou um conjunto que segue as saliências e reentrâncias dos objetos da Nadir Figueiredo, seja no mesmo sentido ou como fundo da revoada das aves.

Neste ano, uma ação internacional deverá trazer ao Brasil 50 ararinhas-azuis criadas em cativeiro na Europa. A iniciativa de reintrodução da espécie na natureza ocorrerá em Curaçá, na Bahia.

Fotos: Mariana Prestes, Arquivo Pessoal

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Arquiteta brasileira Carla Juaçaba vence prêmio da revista Architectural Review

A arquiteta brasileira Carla Juaçaba foi a vencedora do AR Emerging Architecture...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *