Dormitório contemporâneo para menino na CasaCor RS

Quarto personalizado com design (Fotos Cristiano Bauce, divulgação)
Suíte personalizada com design, materiais aparentes e toques de cor (Fotos Cristiano Bauce, divulgação)

Abriu nesta tarde de sábado a CasaCor RS em Porto Alegre em seis casas na Rua Carlos Huber, do número 222 ao 147, que vai se estender até o dia 16 de setembro. Pedacinho azul do papel é o nome dado ao ambiente do Lineastudio Arquiteturas , empresa com escritório em Santa Maria e Porto Alegre, em sua segunda participação na Casa Cor Rio Grande do Sul. O nome poético foi inspirado na música Aquarela, de Toquinho, por remeter a imaginação e traduzir o conceito pensado para o “dormitório de um menino de 10 anos”, temática proposta pela mostra.

Dormitório-menino-casacorrs-lienastudio-eleone-prestes-2
Uso do espaço setorizado pela arquitetura

O espaço de 30 metros quadrados é composto pela suíte com mezanino e sacada, e surge sob uma atmosfera lúdica, projetado para despertar a criatividade do menino, em meio ao design, a soluções com materiais aparentes, toques de cor e luminotécnica diferenciada. E tem flexibilidade de uso, quesito importante em um espaço de descanso, estudos e convívio para um menino.

Dormitório-menino-casacorrs-lienastudio-eleone-prestes-3

MOBILIÁRIO

O desenho do mobiliário segue a linguagem conceitual, pensado para gerar um ambiente descontraído, confortável e aconchegante. Os elementos em estrutura metálica fazem alusão a brinquedos infantis; a escada que sobe ao mezanino tem degraus alternados, estimulando as atividades motoras (uma releitura da escada Santos Dumont); os pufes, em diferentes alturas e cores, podem ser encaixados entre si de diversas formas; na sacada, destaque para um pequeno jardim vertical e um balanço.

Dormitório-menino-casacorrs-lienastudio-eleone-prestes-7

O destaque em item de mobiliário fica por conta da Cadeira Tajá, na cor laranja (localizada no mezanino do ambiente, veja abaixo), de Sérgio Rodrigues, designer brasileiro consagrado, que faz parte da paleta de tons terrosos anunciados como tons da estação pela semana do design de Milão.

Cadeira com design de Sergio Rodrigues
Cadeira com design do icônico designer brasileiro Sérgio Rodrigues

PAPEL DE PAREDE

Impossível não perceber o papel de parede também de design, ponto marcante do projeto, o papel de parede “MacchineVolanti”, da Cole&Son, inspirado nas obras de Fornasetti, mescla desenhos navais com aviação e evoca a fantasia e as aventuras da infância com inúmeras possibilidades de associações às mentes criativas. Essa estampa, associada à música que deu nome ao espaço, são chaves para a identificação do ambiente.

Veja ao fundo o papel do designer famoso, Piero Fornasetti
Veja ao fundo o papel com o DNA do designer famoso Piero Fornasetti

Observe no projeto do ambiente as características próprias dos materiais, como o compensado naval. As cores entram como forma de deixar lúdico e infantil o mobiliário, além de dar hierarquia ao móvel: são em tons de azul as partes que  móveis e podem ser retiradas do conjunto.

Dormitório-menino-casacorrs-lienastudio-eleone-prestes-6

Há forte presença de elementos metálicos na composição, que é uma grande característica do design de interiores contemporâneo.

Banheiro da suíte do menino
Banheiro da suíte do menino

Materiais

Foi usado piso monolítico da marca Mapei, em acabamento branco fosco, ou seja, o piso monolítico, ou autonivelante, é um piso sem emendas. Entre as vantagens do piso monolítico, estão a facilidade na limpeza, a resistência mecânica, a rapidez na aplicação, o excelente acabamento estético e ainda o fato de não ser poluente. O material também pode ser aplicado sobre o piso anterior, diminuindo o tempo da obra e acúmulo de resíduos.

Solução luminotécnica

E a luminária Tensoflex, que é uma tela tensionada com exposição homogênea de luz difusa em planos de grandes dimensões dá a sensação de luminosidade natural atrás da cama do menino e no fundo de todo mezanino. É característica da arquitetura contemporânea que as fontes de luz fiquem discretas: há luz e conforto visual, mas não se vê as fontes luminosas.

Lineastudio Arquiteturas

Porto Alegre – 51.99138.3330 | Santa Maria – 55.3225.0000

Site: lineastudio.com.br

Facebook: lineastudioarquiteturas

Instagram: @lineastudio

Arquitetos e Urbanistas

Zé Barbosa

Roberta Noal

Luzia Olivier Brand

Paola Borges

Luara Mayer

Lísian Ceolin

Ronald Jung

Giana Sperotto

Raphael Ribeiro

Gabriela Brambatti

Isadora Daltrozo

Laís Martini

Eng. Agrônoma Verônica Viero

Serviço

O que: CasaCor RS

Quando: de 28 de julho a 16 de setembro,

Terça a Sexta-feira – 15h as 20h30

Sábados e domingos – 12:00 as 20h30

Onde: Rua Carlos Huber, 222 a 147, Bairro Três Figueiras, Porto Alegre, RS

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

CASACOR RS lança o livro A Grande Beleza 3 na GOBBI NOVELLE

               A GRANDE BELEZA 3, obra de autoria de PEDRO ARIEL SANTANA,...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *