Abup: artesanato e design aliados à indústria

Cesto Trama estará na feira Abup, em agosto
Cesto Trama, do Projeto Célula, estará na feira Abup, em agosto

O Projeto Célula promete chamar a atenção na próxima Abup, de 15 a 19 de agosto, em São Paulo. O feito à mão conviverá com o industrializado nacional e importado na feira que terá artesanato e design com curadoria. Os trabalhos coordenados por Jacqueline Chiabay trazem o Ateliê Couro e Tramas e o Projeto Novas Marias, ambos emocionantes.

O Ateliê é formado somente por mulheres, artesãs, donas de casa e agricultoras, nas cercanias rurais de Guarapari, Marataizes, Anchieta e Viana, no Espírito Santo. Esse trabalho é coordenado então por Jacqueline que é artesã, designer e consultora especializada em projetos e design no artesanato. A matéria prima principal utilizada é o resíduo de couro de cabra, proveniente e comprada de indústrias brasileiras de vestuário que trabalham com o material. Sua inspiração da criação vem da matéria prima e do fazer artesanal tradicional, onde as técnicas utilizadas são o crochê, tricô, macramê, tresse, bordados, entre outras tramas criadas, valorizando as manualidades de inúmeras mulheres e pessoas.  São tiras e pedaços de couro cortadas manualmente e trabalhadas com o design. Essas técnicas se transformam em objetos artesanais contemporâneos para o segmento de moda e decoração.

Banqueta Novelo
Banqueta Novelo

Já o Novas Marias envolve a inclusão de mulheres encarceradas com oportunidade de trabalho e renda com o artesanato,  dentro do sistema prisional Capixaba, atualmente na  Casa de Detenção Provisória Feminina de Viana, Espírito Santo. Elas reutilizam resíduo de couro da produção do Atelie Couro e Tramas e trabalham o material com lantejoulas de couro bordadas com miçangas, fiapos e lascas fiadas.

Capa franjada de 50cmx50cm
Capa franjada de 50cmx50cm

Esta é a primeira amostra do que será a feira realizada no PRO MAGNO Centro de Eventos. Outro dia conto e mostro mais. Veja abaixo o serviço.

O que – ABUP HOME & GIFT | 15 A 19 DE AGOSTO com decoração, utilidades domésticas, mesa posta e projetos especiais. Tudo voltado para lojistas, atacadistas, importadores, exportadores, representantes, hotéis, restaurantes e profissionais do setor. Serão cerca de 150 expositores em 21.000 metros quadrados de área de mostra

Quando – de 15 a 18  de agosto , das 10h às 19h; Dia 19, domingo, das 10h às 17h. (o credenciamento inicia-se às 9h e encerra-se uma hora antes do término do evento).

Onde – PRO MAGNO Centro de Eventos, Av. Profª Ida Kolb, 513 – Casa Verde  / São Paulo – SP

Tags da matéria
, ,
Escrito por
Mais de Eleone Prestes

YOO Moinhos: Porto Alegre no mapa dos empreendimentos internacionais

Pelo nome, YOO Moinhos, é possível perceber que este negócio tem participação de...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *