Mariana Prestes e Jacky Cavallari: exposição de marchetaria do cardeal-amarelo

Cardeal-Amarelo marchetado
Casal de cardeal-amarelo marchetado (Foto Studio Prestes)

A aquarela de um casal da espécie do pássaro ameaçado de extinção cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata), origem da coleção de design de Mariana PrestesMariana Prestes Design ) , e as peças em marchetaria que caracterizam o trabalho de Jacky Cavallari (Le faubourg atelier) fundiram-se. Em uma obra circular de 25cm de diâmetro, o artista francês radicado em Porto Alegre interpretou em madeira a imagem eleita pela designer de superfície como o ícone da Coleção Cardeal-Amarelo. Ele confeccionará 25 peças feitas uma a uma, representando os 50 pássaros encontrados no Rio Grande do Sul. Oito dessas obras de marchetaria farão parte da EXPOSIÇÃO CARDEAL-AMARELO que será aberta dia 19 de dezembro de 2017, às 19h, na Galeria 189, em Porto Alegre, e estarão disponíveis para venda em pronta entrega.

Jacky Cavallari representa a leveza da imagem em aquarela com a força da madeira submetida à delicadeza da técnica da marchetaria. Nuances de diversos tipos de madeira colorem a imagem obtida pelo talento do artista. Pesado ou leve, qualquer material vira poesia nas criações do franco-gaúcho. Essa característica também é comum à obra de design de Mariana Prestes que, seja em estampas que remetem à figuração ou não, sempre a poesia da técnica e do tema ficam evidentes.

Cada prato de parede marchetado é peça única, com as variações das madeiras e da confecção uma a uma
Cada prato de parede marchetado por Jacky Cavallari reproduzindo a obra em aquarela de Mariana Prestes é peça única, com as variações das madeiras e da confecção uma a uma
Como foi o passo a passo a criação do cardeal-amarelo marchetado por Jacky Cavallari? A partir da estampa escolhida por Mariana Prestes da Mariana Prestes Design Jacky escolheu as melhores cores de madeira, redesenhou e cortou as lâminas escolhidas. O processo de montagem exige precisão e concentração do artista.
Palestra
Lançamento: cardeal-amarelo marchetado que ocorrerá na Galeria 189 terá a participação especial de pesquisadores do Laboratório de Ornitologia do Museu de Ciências da PUCRS, sendo representado por Christian Beier e Carla Fontana. Terá palestra de Christian Beier às 20hSerá reservada parte dos recursos da comercialização para o Laboratório de Ornitologia do Museu de Ciências da PUCRS, dentro do propósito de Mariana Prestes de chamar a atenção e dar apoio às ações práticas para evitar o desaparecimento do pássaro em ambiente natural, hoje de apenas 50 indivíduos em uma área de savana do Rio Grande do Sul.
Serviço
O que – Lançamento cardeal-amarelo marchetado, por Mariana Prestes e Jacky Cavallari
Quando – Abertura dia 19 de dezembro, às 19h. Às 20h, terá palestra do pesquisador Christian Beier
Onde – Galeria, 189, Av. Bagé 189, bairro Petrópolis, Porto Alegre.
Entrada Franca
Árvore de Natal usando material descartado da marchetaria
Árvore de Natal usando material descartado da marchetaria
 
 
 cardeal-amarelo-jacky-mariana-eleone-prestes-1

 

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Livro A Cidade em Harmonia lançado em 2019: dica de leitura

O futuro da vida urbana preocupa. Pensar as cidades em qualquer escala...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *