Kobra cria primeira obra em Porto Alegre: homenagem a Mario Quintana

Mural é uma homenagem ao poeta Mario Quintana (Foto: Colégio Farroupinha, Divulgação)

Mural do artista Kobra foi concluído nesta semana em uma das fachadas do novo prédio do Colégio Farroupilha, em Porto Alegre, a tempo de marcar a volta às aulas com a grife de street art, em 18 de fevereiro. Esta é a primeira intervenção do artista paulistano Eduardo Kobra na capital do Rio Gande do Sul e homenageia o poeta gaúcho Mario Quintana em uma área de 14m x 14m para o mural que levou seis dias para ser concluído. A obra está no prédio projetado pela arquiteta Samantha Diefenbach, na frente do campo de futebol, e pode ser vista da Rua Luiz Voelcker. É interessante a proposta do tradicional Farroupilha por ser uma iniciativa privada a abraçar uma criação do renomado artista, eleito uma das personalidades de 2018 pelo guia cultural americano Time Out, e que costumamos ver em grandes pontos de metrópoles como Rio de Janeiro, São Paulo e Nova York.

Mas seus traços conhecidos estão ainda em outro endereço no Rio Grande do Sul: Kobra esteve em 2010 em Santa Maria, onde pintou o Muro da Memória nos fundos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. E outro retrato policromático de Kobra foi inaugurado em 2013 na fachada de um edifício na Avenida Paulista, com retrato de Oscar Niemeyer, e que pode ser visto da entrada da Japan House, sem falar no Mural Etnias chamado Todos Somos Um, ponto de selfies na área portuária revitalizada do Rio de Janeiro, feito para os Jogos Olímpicos de 2016, na vizinhança do Museu do Amanhã, do arquiteto Santiago Calatrava.

Eduardo Kobra já projetou 500 murais ao redor do mundo, retratando diferentes personalidades. Apenas em Nova York, o muralista tem 19 paineis, entre os quais um trabalho de cinco andares de Michael Jackson, na lateral de um edifício localizado na esquina da East 11th Street com a First Avenue.

Tags da matéria
,
Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Pub inspirado na Bélgica em Caxias do Sul

Origem de cervejas famosas, a Bélgica contribuiu com paleta cromática e estilo...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *