ArtRio 2020: presencial e digital

ArtRio completa 10 anos com mostra em dose dupla e casa permanente (fotos Bruno Ryfer, divulgação)
ArtRio completa 10 anos com mostra em dose dupla e casa permanente (fotos Bruno Ryfer, divulgação)

A ArtRio apresenta, entre os dias 14 e 18 de outubro deste 2020, dois modelos de evento na mesma edição: a feira presencial na Marina da Glória, em formato reduzido e diferenciado, e a feira virtual online na plataforma Artrio.com . Antes, em setembro, outra novidade: inaugura a Casa ArtRio, no bairro carioca Jardim Botânico, espaço permanente com agenda ao longo de todo o ano. Estas estão entre as melhoras notícias desta quarentena.

Na Marina da Glória, a ArtRio vai ocupar o pavilhão principal, com a presença de aproximadamente 40 galerias. Seguindo todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social, o número de visitantes será limitado e com indicação de horário de entrada e tempo de permanência.
Na Casa ArtRio, serão realizadas palestras, debates, conversas com artistas e curadores, além de exposições especiais. A Casa ArtRio também irá abrigar o MIRA, programa de vídeo arte que ocorre na semana da feira com curadoria de Victor Gorgulho. A ArtRio está realizando chamadas em seu Instagram para o recebimento e apresentação de vídeos. A cada chamada, um artista é selecionado para participar da feira, reforçando a integração entre os ambientes virtual e físico e abrindo novas oportunidades para artistas independentes. A próxima chamada será feita nos dias 29 e 30 de agosto.

ArtRio
Experiência na ArtRio será preservada em 2020 para quem quiser, com todos os protocolos de segurança

Dando continuidade ao trabalho de acessibilidade a arte desenvolvido ao longo dos últimos 10 anos, a ArtRio vai levar para a plataforma digital toda programação realizada na Casa ArtRio.
– Acreditamos que não podemos parar com todo o trabalho que desenvolvemos para a ArtRio, o importante é buscar alternativas e novos formatos. Temos um forte compromisso com toda a cadeia do mercado de arte. Ao mesmo tempo, entendemos que, neste momento, a segurança de todos está em primeiro lugar. Teremos, em 2020, uma edição da ArtRio adequada ao cenário atual, seguindo com seu padrão de excelência e trazendo novas experiências para todos. A edição digital vai possibilitar que este ano a feira quebre barreiras e chegue a um público mais amplo, que pode estar em qualquer lugar do mundo – diz Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Olhar ao vivo ou pela Internet será uma escolha nesta edição da ArtRio
Olhar ao vivo ou pela Internet será uma escolha nesta edição da ArtRio

ArtRio Digital
A ArtRio foi a primeira feira de arte do mundo a lançar, ainda em 2018, um marketplace para venda online. Neste ano, está sendo desenvolvida uma plataforma que irá permitir a sensação de visitação da feira e das galerias presentes, incluindo diversos detalhes sobre as obras, artistas e histórico. Um chat vai permitir a conversa direta com os galeristas, além de canais para a comunicação por vídeo, facilitando a visualização de detalhes das obras e negociações. A edição virtual contará ainda com intensa programação de eventos, como palestras, mesas redondas, performances e visitas guiadas.
De acordo com o relatório “The Art Market 2020 – Art Basel and UBS“, o mercado de arte e de antiguidades online alcançou em 2019 o total de US 5,9 bilhões. Esse montando representa 9% do valor das vendas no mercado de arte global por valor. Entre as vendas on-line em 2019, 57% foram realizadas para novos compradores. Enquanto a maior parte das transações online das galerias (77%) conectam compradores e vendedores com mais de 1.000 km de distância, cerca de 18% estavam dentro de um raio de 500 km, incluindo 11% dos compradores a menos de 50 quilômetros de distância.
Os colecionadores Millenials (em geral nascidos entre 1979 e 1995) foram os usuários mais regulares dos canais online, com 92% comprando neste modelo. 36% desses millenials que compraram online pagaram mais de US$ 50,000 por uma obra de arte, incluindo 9% que gastaram mais de US$ 1 milhão.

Sobre a ArtRio
Mais do que uma feira de arte de reconhecimento internacional, a ArtRio é uma plataforma com um calendário ativo ao logo de todo o ano, realizando diferentes programas sempre com o intuito de aproximar artistas e galerias de seu público, estimular o conhecimento e valorizar a produção de novos artistas, incentivar a criação de novo público para a arte e disseminar o conhecimento da arte em projetos de acessibilidade e educação. Desde o início do distanciamento social, a ArtRio vem realizando de forma digital, em suas redes sociais e na ArtRio.com, conversas com artistas e curadores, mostras de vídeo arte, convocatórias de fotografia, além da atualização da agenda de mostras exposições das principais galerias e instituições culturais do Brasil e do mundo.
A Artrio 2020 tem patrocínio da XP Investimentos, com apoio da Aliansce Sonae e Rio Galeão. O Belmond Copacabana Palace é o hotel oficial do evento.

www.artrio.com
Instagram: @artrio_art
Facebook: @feiraarterio
#artrio2020
#compartilhearte

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Luminárias de cobre e cerâmica made in Brazil fizeram bonito em Paris

São obra do designer Maurício D’Ávila as luminárias da Geo Luz & Cerâmica, de...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *