Tiffany: arquitetura para o futuro

Fachada da Tiffany, em Nova York: Projeto de reforma com fachada de vidro
Projeto para a reforma da Tiffany: obra fica pronta em 2022

Com projeto do estúdio de arquitetura e design OMA , a icônica Tiffany da Quinta Avenida, em Nova York, está passando por uma atualização, a primeira grande reforma nos 80 anos da edificação, que conta com uma parte da fachada de vidro. A renovação da loja flagship da Tiffany & Co promete ser holística, indo além do prédio, para reinventar e transformar a experiência de varejo de luxo, mas preservará, claro, a identidade histórica do prédio. A construção está em andamento e deve ser concluída na primavera de 2022.  O projeto foi projetado pelo Shohei Shigematsu, socio da OMA, em colaboração com Jake Forster e o time do OMA Nova York.

Esquina da 5th Avenue com 57th Sreet
Flagship fica na esquina da 5th Avenue com 57th Street

O OMA colaborou com a Tiffany & Co., em aspectos específicos da transformação – incluindo a adição da brilhante fachada de vidro. Nos andares superiores (andares 8 a 10) do ícone arquitetônico de 10 andares o espaço envidraçado será usado para exposições, eventos e para atender às necessidades crescentes de programação da marca.

Vista da esquina
Vista da esquina da Quinta Avenida

O projeto

Tudo começou com um olhar atento às condições existentes da boutique para conceber um plano de intervenções específicas – da preservação à reprogramação, renovação do piso térreo e reimaginar a forma como a cobertura do edifício se expressa.  A ambição para o novo elemento de vidro na cobertura do prédio é estender a continuidade vertical da estrutura existente para uma transição suave entre as duas estruturas.

– A nossa loja flagship da Quinta Avenida é indiscutivelmente um dos espaços de varejo de luxo mais amados e conhecidos do mundo. É um lugar onde muitas pessoas guardam memórias de momentos importantes de suas vidas, cheias de emoção e antecipação do extraordinário –  diz Reed Krakoff, Diretor Artístico da Tiffany & Co, que ressalta acreditar que a transformação da loja flagship da Tiffany vai refletir o futuro da marca, ao mesmo tempo que homenageia o legado de 183 anos.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Salone del Mobile confirmado para 5 a 10 de setembro em Milão

O Salone del Mobile Milano 2021 terá curadoria, exxposições temáticas e plataforma...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *