Manter paredes? Sim, para acomodar obras de arte

No entorno da arte, design e décor no projeto de RAP Arquitetura e Interiores -site eleone prestes
No entorno da arte, design e décor no projeto de RAP Arquitetura e Interiores (Fotos MCA Estúdio)

Colecionadores de Abraham Palatnik e Gonçalo Ivo. Só essa informação, que já indica o perfil dos donos deste apartamento nos Jardins, em São Paulo, me encantou. Percorri uma exposição da obra de Gonçalo Ivo no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, e fiquei impactada. Agora encontro este projeto executado em imóvel com 320 metros quadrados formatado para receber obras de arte. Segundo momento de sentir encantamento.

Branco e transparência, a companhia ideal para a arte
Branco e transparência, a companhia ideal para a arte e o design

Quando todos priorizam a integração de ambientes, neste projeto da RAP Arquitetura e Interiores, da arquiteta Alê Riera e da designer de interiores Ana Veirano, o foco é acomodar os quadros nas paredes. Claro que a metragem ajuda a não existir nem sombra de sensação de confinamento em época de derrubada de paredes. E, mais claro ainda, o projeto de arquitetura de interiores foi determinante para solucionar todas as necessidades e o desejo por mais paredes (!) de forma a reunir todas as vantagens do lifestyle contemporâneo com arte. Perfeito: espaços para viver no entorno da arte.

Simetria na proposta
Simetria na proposta
Design e arte por todos os espaços
Design e arte por todos os espaços

Marcenaria bem planejadas, paleta que cores claras que não “briga” com as obras são recursos para garantir a sensação de amplitude na casa habitada por um casal com dois filhos e uma coleção de arte brasileira. Foram mantidas as quatro suítes da planta original do apartamento, mas uma delas foi integrada ao ambiente de estar e transformada em sala de TV e/ou quarto de hóspedes.

Conexão com o estar
Conexão com o estar

RAP arq. - Apto. RV - Baixa - Fotos MCA Estúdio (11)

Ambiente curinga criado no quarto dormitório conectado com a sala
Ambiente curinga criado no quarto dormitório conectado com a sala. Observe como arte e design convivem neste ambiente em que até o tapete dialoga com as obras

Estofados, mesas, estantes e aparadores de linhas retas e tons claros faz o pano de fundo para obras de arte e livros. Os móveis de de designers brasileiros têm a liberdade para passearem por linhas orgânicas, em contraponto com as demais.  No ambiente de estar, a leve mesa de vidro central tem no entorno os estofados brancos discretamente delineados pela base preta e pufes de madeira natural.

Espaço monocromático em paredes e estofados para ressaltar a arte e o design
Espaço monocromático em paredes e estofados para ressaltar a arte e o design

A marcenaria sob medida permite organização e leveza para destacar o que deve ser evidenciado e guardar cada item em seu devido lugar. Observe a proposta do móvel da sala de jantar, que cumpre seu papel funcional e não interfere na proposta de uma galeria de arte em casa. A estrutura acomoda armário de louças e um nicho com base que funciona como um aparador.

O jantar contribui para a base diáfana para a arte
O jantar contribui para a base diáfana para a arte

RAP arq. - Apto. RV - Baixa - Fotos MCA Estúdio (18)

RAP arq. - Apto. RV - Baixa - Fotos MCA Estúdio (21)

A área de copa e cozinha foi desenhada para permitir sua interligação no dia-a-dia e total isolamento em momentos desejados. A utilização de ladrilhos hidráulicos e de móveis antigos repaginados no tom azulado dos ladrilhos permitiu a sensação de aconchego e trouxe a recordação de antigas referências familiares.

A suíte do casal tem uma área em que ambos pudessem trabalhar isolada ou conjuntamente a qualquer hora. Para tanto, uma das dependências de funcionários foi integrada à suíte. A marcenaria foi detalhada de forma a acomodar com conforto e praticidade ambos os moradores.

Suíte do casal acompanha a paleta cromática suave da área social
Suíte do casal acompanha a paleta cromática suave da área social

 

RAP Arquitetura e Interiores
Alê Riera, arquiteta, e Ana Veirano, designer de interiores
http://www.raparquitetura.com.br
rap@raparquitetura.com.br
(11) 2308-3988
(11) 2308-2988
(21) 2240-7938

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1685
cj 2D – Jd. Paulistano
São Paulo – SP – 01452-001

Av. Marechal Câmara, 160
sala 1811 – Centro
Rio de Janeiro RJ – 20020-907

escritório em casa
Escritório em casa
Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Contrapontos marcam reforma de apartamento inspirado em lofts

Loft lembra integração de ambientes, materiais inpirados em propostas industriais e gosto...
Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *