Manter paredes? Sim, para acomodar obras de arte

No entorno da arte, design e décor no projeto de RAP Arquitetura e Interiores -site eleone prestes
No entorno da arte, design e décor no projeto de RAP Arquitetura e Interiores (Fotos MCA Estúdio)

Colecionadores de Abraham Palatnik e Gonçalo Ivo. Só essa informação, que já indica o perfil dos donos deste apartamento nos Jardins, em São Paulo, me encantou. Percorri uma exposição da obra de Gonçalo Ivo no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, e fiquei impactada. Agora encontro este projeto executado em imóvel com 320 metros quadrados formatado para receber obras de arte. Segundo momento de sentir encantamento.

Branco e transparência, a companhia ideal para a arte
Branco e transparência, a companhia ideal para a arte e o design

Quando todos priorizam a integração de ambientes, neste projeto da RAP Arquitetura e Interiores, da arquiteta Alê Riera e da designer de interiores Ana Veirano, o foco é acomodar os quadros nas paredes. Claro que a metragem ajuda a não existir nem sombra de sensação de confinamento em época de derrubada de paredes. E, mais claro ainda, o projeto de arquitetura de interiores foi determinante para solucionar todas as necessidades e o desejo por mais paredes (!) de forma a reunir todas as vantagens do lifestyle contemporâneo com arte. Perfeito: espaços para viver no entorno da arte.

Simetria na proposta
Simetria na proposta
Design e arte por todos os espaços
Design e arte por todos os espaços

Marcenaria bem planejadas, paleta que cores claras que não “briga” com as obras são recursos para garantir a sensação de amplitude na casa habitada por um casal com dois filhos e uma coleção de arte brasileira. Foram mantidas as quatro suítes da planta original do apartamento, mas uma delas foi integrada ao ambiente de estar e transformada em sala de TV e/ou quarto de hóspedes.

Conexão com o estar
Conexão com o estar

RAP arq. - Apto. RV - Baixa - Fotos MCA Estúdio (11)

Ambiente curinga criado no quarto dormitório conectado com a sala
Ambiente curinga criado no quarto dormitório conectado com a sala. Observe como arte e design convivem neste ambiente em que até o tapete dialoga com as obras

Estofados, mesas, estantes e aparadores de linhas retas e tons claros faz o pano de fundo para obras de arte e livros. Os móveis de de designers brasileiros têm a liberdade para passearem por linhas orgânicas, em contraponto com as demais.  No ambiente de estar, a leve mesa de vidro central tem no entorno os estofados brancos discretamente delineados pela base preta e pufes de madeira natural.

Espaço monocromático em paredes e estofados para ressaltar a arte e o design
Espaço monocromático em paredes e estofados para ressaltar a arte e o design

A marcenaria sob medida permite organização e leveza para destacar o que deve ser evidenciado e guardar cada item em seu devido lugar. Observe a proposta do móvel da sala de jantar, que cumpre seu papel funcional e não interfere na proposta de uma galeria de arte em casa. A estrutura acomoda armário de louças e um nicho com base que funciona como um aparador.

O jantar contribui para a base diáfana para a arte
O jantar contribui para a base diáfana para a arte

RAP arq. - Apto. RV - Baixa - Fotos MCA Estúdio (18)

RAP arq. - Apto. RV - Baixa - Fotos MCA Estúdio (21)

A área de copa e cozinha foi desenhada para permitir sua interligação no dia-a-dia e total isolamento em momentos desejados. A utilização de ladrilhos hidráulicos e de móveis antigos repaginados no tom azulado dos ladrilhos permitiu a sensação de aconchego e trouxe a recordação de antigas referências familiares.

A suíte do casal tem uma área em que ambos pudessem trabalhar isolada ou conjuntamente a qualquer hora. Para tanto, uma das dependências de funcionários foi integrada à suíte. A marcenaria foi detalhada de forma a acomodar com conforto e praticidade ambos os moradores.

Suíte do casal acompanha a paleta cromática suave da área social
Suíte do casal acompanha a paleta cromática suave da área social

 

RAP Arquitetura e Interiores
Alê Riera, arquiteta, e Ana Veirano, designer de interiores
http://www.raparquitetura.com.br
rap@raparquitetura.com.br
(11) 2308-3988
(11) 2308-2988
(21) 2240-7938

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1685
cj 2D – Jd. Paulistano
São Paulo – SP – 01452-001

Av. Marechal Câmara, 160
sala 1811 – Centro
Rio de Janeiro RJ – 20020-907

escritório em casa
Escritório em casa
Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Décor e moda: tema de papo na Casa Cor RS

Nesta terça, dia 15 de agosto, às 18h, eu vou mediar um...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *