Arquitetando Ideias: apartamento moderno é pontuado pelo design

Apartamento projetado pela Arquitetando Ideias

O apartamento novo, de 165 metros quadrados, na área central da cidade de Dois Irmãos (RS), deveria ser moderno, mas atemporal, com ambientes integrados, desde que bem divididos em suas respectivas funções, e, acima de tudo, prático, porque o jovem casal acabava de ter seu primeiro filho. De resto, carta branca para as arquitetas Luana Fernandes e Carla Tortelli, do escritório Arquitetando Ideias.

Apartamento da Arquitetando Ideias
(Fotos Marcelo Donadussi)

O piso em porcelanato cimentício em toda a área social definiu uma base bem contemporânea para o projeto, pontuado por detalhes marcantes, como o rasgo criado no gesso acartonado, iluminado por fita de LED. Ele se inicia na entrada do apartamento, atravessa o forro em todo o comprimento do living, desce na parede oposta e termina atrás do estofado do estar. “Rebaixamos o forro e aumentamos a espessura de algumas paredes para criar essas reentrâncias iluminadas”, explica a arquiteta.

Apartamento projetado pela Arquitetando Ideias
Entrada do apartamento

Abaixo do rasgo iluminado, logo na entrada, a marcenaria em L, em MDF melamínico, tem dupla função, servindo como apoio e também como prático armário para guardar objetos. Na parede ao lado da porta, o espelho tem moldura em couro, e o tonel preto, uma irreverência com a icônica marca Chanel, ganha ainda mais sentido com o quadro vermelho que lança uma mensagem encorajadora.

Circulação garantida

Estar e jantar integrados formam um ambiente amplo, com uma circulação folgada e prática, ainda mais para quem terá que fazer o vai-e-vem com o carrinho do bebê por um período considerável. O tapete em patchwork reloaded em tons de roxo faz um ousado contraste com a mesa de centro laranja, toda em ferro, e o estofado escuro, da linha Tetris. As duas cadeiras Antony Chair, de Jean Prouvé, tem estrutura em metal e concha em madeira, elegância em estado puro. Nas paredes, a pintura na cor prata envelhecida segue a linha neutra do piso e ajuda a destacar o quadro preto que convida a formular um desejo.

Apartamento projetado pela Arquitetando Ideias
Jantar black

No jantar, mesa e cadeiras pretas têm nome e sobrenome. A primeira, laqueada, é assinada por Guilherme Torres e se chama JET, referência confessa a Os Jetsons, clássico futurista dos desenhos animados dos anos 1970. As cadeiras Allegra Masters, em polipropileno, são de Philippe Starck. O conjunto fica completo com as três grandes luminárias pendentes, também pretas. Da parede, quem observa tudo é o rinoceronte em MDF.

Apartamento projetado pela Arquitetando Ideias
Toque de cor e aplicação incomum do revestimento cerâmico na parede da cozinha

Contígua, a sala da TV tem marcenaria revestida em espelho fumê com detalhes em laca preta, material que se repete nos nichos suspensos, tudo desenho do escritório. No meio, está a prática porta de correr que leva à cozinha, onde a cor cinza predomina na marcenaria em laca. O revestimento cerâmico da linha Chez Moi, usado em três tons de cinza, cobre parcialmente uma das paredes do ambiente, criando um efeito decorativo além do esperado. As banquetas laranja quebram a monocromia e trazem alegria para a cozinha, juntamente com a bancada em Silestone no mesmo tom. O relógio George Nelson Multi Color Sunburst garante outro ponto de cor ao ambiente.

Apartamento projetado pela Arquitetando Ideias
Lavabo com estilo

O lavabo integralmente preto, impacta pela monocromia incomum. As louças têm acabamento ébano fosco e as paredes são em porcelanato, remetendo a placas em metal. O painel decorativo em MDF é revestido com resina PET, e abriga os pôsteres iluminados por spots em metal, que reproduzem obras do artista plástico supercool Thiago Verdeee. Mais um toque de modernidade: o grande espelho está apenas escorado no piso.

Do preto ao nude

Se os tons escuros predominam até aqui, tudo muda no dormitório do casal. A começar pelo piso vinílico na cor amêndoa e pela cama nude, em laca fosca, desenhada pela arquiteta, com cabeceira em tecido inspirado na estilista Zuzu Angel, no qual a frase “Chega de Saudade” se repete indefinidamente. Na parede de fundo, o revestimento cerâmico da linha Trèsor com suave acabamento metalizado ratifica o conceito moderno do projeto e faz lembrar a composição semelhante da cozinha. A mesa de cabeceira é um prolongamento da cama, finalizada por um cubo em acrílico, sobre o qual a luminária em alumínio está a postos.

Apartamento projetado pela Arquitetando Ideias
Arte no dormitório

Na parede lateral do dormitório, a pintura em tinta acrílica sobre canvas foi encomendada ao artista plástico Duda Lanna para compor o projeto. As cores são marcantes, mas nada que possa macular a atmosfera suave do ambiente. No banho do casal, novamente nude, com uma licença: a bancada preta.

Apartamento projetado pela Arquitetando Ideias
Nude no banheiro

 

Arquitetando Ideias – Arquitetas Carla Tortelli e Luana Fernandes

Criativa e determinada. É assim que a arquiteta Luana Fernandes se apresenta no site de seu escritório, Arquitetando Ideias. Pós-graduada em Arquitetura de Interiores, Luana Fernandes classifica seu trabalho como “arquitetura moderna”, com a convicção de que os ambientes devem ser “obras de arte com funcionalidade”. Já Carla Tortelli se define como autêntica e antenada. Colegas desde a universidade, ambas são formadas pela Unisinos desde 2007.

arquitetandoideias.com.br

Rua Coronel Lucas de Oliveira, 505/1103 – Porto Alegre, RS

(51) 3276-0010

(Texto Marjori Michelin)

 

 

 

 

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Suíte de hóspedes sustentável é a proposta de Adriana Tiezzi para a CASACOR Santa Catarina

A designer de interiores Adriana Tiezzi projetou uma suíte de hóspedes moderna, acolhedora, sustentável...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *