Renata Rubim: pequenos grandes tapetes

Tapete de Renata Rubim na Espaço do Piso

Módulos de 50cm x 50cm de 7 desenhos principais com várias possibilidades de cores que se compõem na construção de tapetes com o talento de mestre de design de superfície de Renata Rubim foram lançados neste mês de julho na loja Espaço do Piso, Rua Coronel Bordini, 1.606, em Porto Alegre. Trata-se da Coleção Conceito Múltiplos. (Na foto ao alto, o tapete Vila formatado com 1,50m x 2m em uma das opções de cores da cartela)Tapete de Renata Rubim

– Pode-se pedir um modelo a partir de um módulo, por exemplo, de 2m x 3m, numa variação de cores ou fazer um patchwork – explica Renata Rubim.

Renata Rubim
Renata Rubim e suas criações de tapetes, produto que desde a infância ela começou a pensar

Há opções de módulos muito coloridos, outros neutros ou rústicos. Quem produz é uma tecelagem de Minas Gerais, parceira da Espaço do Piso, que a representa. Assim, podemos imaginar o resultado, um design 100% nacional.

A inspiração veio da própria obra de Renata Rubim que expllica: “Eu me baseei principalmente nos meus vários projetos de pisos e revestimentos (Solarium e Hungria e outros cases menores)”.

Módulo de tapete de Renata Rubim
Módulo de tapete de Renata Rubim  (fotos André Bastian)

Como prometi, fui lá conferir. Ao vivo são ainda mais lindos. Até mudei a foto de abertura desta matéria, clicada nesta segunda-feira.

Mostro aqui mais novas fotos e conto o que a empresária Fernanda Maitelli Brandão disse: estes tapetes são artesanais, produzidos em Minhas Gerais, mas também terão uma variação produzida por uma unidade especial da fábrica Santa Mônica.

Renata, entusiasmada com o resultado da coleção, confirma que a ideia de fazer essas estampas baseadas em seus pisos, que vêm sendo criados há anos, e ainda em escala modular, surgiu na época de uma mostra em São Paulo, durante uma DW! É interessante encontrar a identidade de Renata Rubim em cada módulo e proposta. Traços retos e curvos sempre encontram a essência da autora.

A mestre ainda curte a troca que ocorre entre a designer e os arquitetos porque ela modestamente ouve cada ideia exposta pelos profissionais que fazem ambientes e atende os seus desejos e as suas necessidades – um desafio criativo para ela. Essa é Renata Rubim. Ela mal podia esperar o momento de retornar ao seu ateliê para colocar em prática mais uma ideia. Acho que esta coleção não está fechada. Ou já está surgindo outra. Será?

Renata Rubim
Renata Rubim acima e, abaixo, os módulos e, no centro, os biscoitinhos que foram dados como lembrança no lançamento dos tapetes na loja (Fotos Studio Prestes)

Tapetes de Renata Rubim

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

MADE: lugar de design colecionável é na Bienal

A 5ª edição da MADE (Mercado.Arte.Design) será realizada este ano no pavilhão da...
Leia Mais

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *