Sábado e domingo é dia de ir na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Isso significa adentrar a arquitetura em concreto branco de Alvaro Siza e deslizar pelas rampas em busca de arte. Pois o artista Eduardo Haesbaert em dado momento passou a fazer parte da família e a estar presente na vida e obra de Iberê Camargo. Agora apresenta a exposição No Drama.
Essa exposição apresenta uma face pouco conhecida da obra de Iberê Camargo: a sua relação com a dramaturgia. A mostra exibe telas, painéis, fotografias e estudos, e até mesmo um vestido, os quais reverberam o dinamismo de um artista que fazia dos sábados em sua casa, e de suas sessões de pintura, momentos de criação, ilustração e convivência com artistas e intelectuais das mais variadas origens.
Nos estudos de boca de cena e figurinos para o Balé Rudá, peça de Heitor Villa-Lobos jamais executada pelo compositor em vida, Iberê investiga o delírio tropical de uma américa amazônica, donde a força e o fogo da paixão nativa alimentam uma epopeia de cor e fantasia; dentre as fabulosas lendas gauchescas de João Simões Lopes Neto, reiterado objeto de estudo do artista, deparamos nesta exposição com um conjunto de painéis pintados em fórmica, uma técnica pouco conhecida, embora explorada por Iberê em sua versão para a Salamanca do Jarau.
Na sequência do passeio pelo “lado B” de um gênio indomável, encontramos os guaches criados pelo pintor para uma encenação de Luigi Pirandello – O Homem com a Flor na Boca -, cuja atuação de Manoel Aranha, quando já atingido pelo HIV nos anos de 1990, levou o artista à comovente performance em seu estúdio que aqui pode ser vista no filme Presságio, de Renato Falcão; ainda no teatro, As Criadas de Jean Genet ganham uma materialidade própria em guaches pérfidos e misteriosos; e, por fim, pontuando um elenco de notáveis personagens, o curador elegeu duas obras simbólicas da força e da atitude que marcaram a relação de Iberê Camargo com o drama, fosse ele nos palcos, nas telas ou na vida: Retrato Jane e Mariza, uma pintura onde se vê duas mulheres de expressiva fisionomia, como que siamesas em seu comum semblante carregado de horror, e O Delírio, um guache que confronta o público com a face do sonho e do pesadelo que embalam nossas noites, mas também nossas vidas, em suas toadas imprevisíveis e sempre absurdas quando os dias chegam ao fim. (Fotos Nilton Santolin, trecho final do texto da divulgação da mostra)
SERVIÇO
O que: Exposição No Drama
Quando: até 12 de agosto de 2017, aos sábados e domingos, das 14h às 19h
Onde: Fundação Iberê Camargo, Avenida Padre Cacique, 2.000, à beira do pôr do sol do Guaíba, em Porto Alegre
Quanto: entrada franca
Como chegar lá: As linhas regulares de lotação que vão até a zona sul de Porto Alegre param em frente ao prédio, assim como a linha de ônibus Serraria 179. Partem do Centro e passam em frente ao shopping Praia de Belas. O retorno pode ser feito a partir do vizinho BarraShoppingSul, por onde passam diversas linhas de ônibus
Veja o site da FIC: iberecamargo.org.br
Redes sociais:
Facebook fundacaoiberecamargo
Instagram @f_iberecamargo