ABIMAD de 18 a 21 de julho terá A ALMA BRASILEIRA

Poltrona Sueto, obra do Estúdio Dentro, será lançada na ABIMAD (Divulgação)
Poltrona Sueto, obra do Estúdio Dentro, será lançada na ABIMAD (Divulgação)

Idealizado por Cris Rosenbaum, curadora de design, arte e artesanato, o projeto “A Alma Brasileira” estreia na 36ª FEIRA ABIMAD – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração, de 18 e 21 de julho no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes s/n, em São Paulo, SP), no estande D20 da Rua 600 da feira.

Vaso criado pelo Atelier Le Motif
Vaso criado pelo Atelier Le Motif se confunde com as próprias flores em sua proposta
Peças do Atelier Le Motif que estarão este mês na ABIMAD
Peças do Atelier Le Motif que estarão este mês na ABIMAD têm também proposta dramática

Em sua estreia na Abimad, a curadora Cris Rosenbaum selecionou 14 marcas criativas, com identidades distintas e marcantes, originárias de vários estados do Brasil, que apresentarão trabalhos autorais que refletem o melhor do design brasileiro, com produtos de alta qualidade estética, originalidade, inovação e atributos de sustentabilidade. A curadoria reuniu trabalhos com diferentes composições, técnicas e suportes, como madeira, porcelana, vidro, concreto, mármores, papel, resinas e metais.

Bar Frisson, criação de Gabriel Freitas (Fernando Pastorelli)
Bar Frisson, criação de Gabriel Freitas (Fernando Pastorelli)

As  marcas desenvolveram produtos que serão lançados durante a edição, como a ergonômica e leve Poltrona Sueto, assinada pela dupla mineira formada por Marllon Morais e Rodrigo Queiroz, do Estúdio Dentro. O designer Gabriel Freitas lança o Bar Frisson, um móvel desmontável circular com rodízios,  produzido em aço carbono. O Atelier Le Motif apresentará várias coleções inéditas em objetos decorativos feitos em porcelana.

Atelier Le Motif, Vaso Ondulações (Divulgação)
Atelier Le Motif, Vaso Ondulações, na onda dos orgânicos (Divulgação)

Como protagonista plural na diversidade artística, Cris Rosenbaum lidera o projeto “A Alma Brasileira”, inspirado no desenvolvimento criativo brasileiro e nas novas coordenadas estéticas de brasilidade. Visionária em promover e fomentar negócios entre artistas e artesãos brasileiros, Cris Rosenbaum comanda as edições da Feira na Rosenbaum há 11 anos.

Ao promover o design brasileiro na 36ª FEIRA ABIMAD, direcionada a lojistas e compradores do Brasil e do exterior, o projeto “A Alma Brasileira” oferece uma valiosa plataforma com oportunidades de negócios. A participação permite uma maior visibilidade, reconhecimento e expansão de mercado para os designers e os artistas convidados.

Coleção Beira, Estúdio Dentro (Divulgação)

No portfólio da seleção de criativos, o projeto “A Alma Brasileira” apresenta importantes nomes do universo de design e arte, com histórico e atuações consistentes, dentro e fora do país. O lindo conjunto de objetos da Coleção Beira, obra do Estúdio Dentro (acima),  foi premiado pelo ELLE EDIDA BRASIL 2023.

Entre os vários talentos, destaques para Suka Braga que atua como designer há vinte anos, participou de diversas exposições e mostras na América do Sul, Europa e América do Norte. Seu trabalho foi contemplado com os prêmios, Prêmio IBGM de design de jóias/2000, Prêmio IBGM de design de jóias/2008, Prêmio Internacional Jewelry Design Excellence Award/2009, coleção vencedora Audittions Brasil 2010.

Com Mestrado em Desenho Industrial pela Central Saint Martins, consagrada universidade londrina de artes,  o designer e artista Paulo Goldstein desenvolveu os projetos “Repair is Beautiful”, e “Scarcity Project”, participando ainda de diversas exposições, incluindo “Collect 2013”  na Saatchi Gallery e “What is Luxury” (2015) no Victoria & Albert Museum, ambas em Londres, no Reino Unido.

Formado em Arquitetura e Urbanismo, o designer mineiro André Ferri acumula uma sequência de importantes prêmios de design em mobiliário e iluminação (Prêmio Salão Design 2013, 2016, 2018), bem como o artista Chico Margarita que foi contemplado pelo Prêmio Design MCB – Museu da Casa Brasileira, Museu A Casa do Objeto Brasileiro e o internacional A’ Design Award.

Com peças únicas feitas a mão, utilizando árvores caídas e madeiras reaproveitadas, a marca criativa Toko Design Utilitário recebeu o Prêmio do Objeto Brasileiro pelo Museu A Casa do Objeto Brasileiro, na categoria de Produção Autoral.

A exposição “A Alma Brasileira” será no estande D20, localizado na RUA 600, entre as RUAS D e E.

Cadeira Amor, design de Gabriel Freitas (Divulgação)
Cadeira Amor, design de Gabriel Freitas (Divulgação)

EXPOSITORES A ALMA BRASLEIRA | 36ª ABIMAD

ALVA DESIGN @alva_design

ANDRE FERRI ATELIER @andreferriatelier

BM ESTÚDIO @bm_estudio

CHICO MARGARITA @chicomargarita_

ESTÚDIO CRUZETA @estudiocruzeta

ESTUDIO DENTRO @estudiodentro

GABRIEL FREITAS @gabrielfreitas.design

NAO YUASA @yuasa_nao

PAULO GOLDSTEIN @paulogoldstein

REGINA MEDEIROS @reginamedeirosvidros

RISO TROPICAL @risotropical

SUKA BRAGA @sukabraga

TED BENVENUTI @tedbenvenuti

TOKO DESIGN UTILITÁRIO @tokodesignulitário

 

Serviço

O PROJETO A ALMA BRASILEIRA ESTREIA NA 36ª FEIRA ABIMAD | ESTANDE D20

FEIRA BRASILEIRA DE MÓVEIS E ACESSÓRIOS DE ALTA DECORAÇÃO

Data: de 18 a 21 de julho de 2023

Horário: de terça a quinta-feira, das 10h às 19h; e sexta-feira das 10h às 17h. (Último dia: credenciamento até às 12h)

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rod. dos Imigrantes, s/n – Vila Água Funda, São Paulo/SP

Entrada: Gratuita, limitada a lojistas de móveis e objetos de decoração, arquitetos, designers, decoradores e imprensa (todos devidamente credenciados)

Informações: www.abimad.com.br

Sobre a ABIMAD

Fundada em maio de 2003 por um grupo de empresários do setor moveleiro, a ABIMAD (Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração) é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo criar oportunidades de negócios para os seus associados através da Feira ABIMAD que, com quase 20 anos de história, tornou-se a principal feira de móveis e acessórios de alta decoração da América Latina e a única do setor focada em negócios. Com duas edições anuais, que trazem o melhor do design brasileiro e as principais tendências internacionais, a ABIMAD conta ainda com três importantes programas: ABIMAD Export, ABIMAD VIPs e Revista Hall. Atualmente, são 170 marcas de móveis e acessórios de decoração associadas, provenientes de todo o Brasil.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Conversa com designer I – Nicole Tomazi: “O design para mim é muito mais imaterial”

Cabelos curtos, pele clara limpa de subterfúgios, sorriso sincero, roupa ampla, convidativos...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *