Porcelanato translúcido tira partido da luz

Portinari-porcelanato-translúcido-eleone-prestes
Observe o diálogo entre o balcão retroiluminado e as luminárias pendentes (foto Portinari, divulgação)

Backstage Luminous tem o mistério de um elemento retroiluminado que pode ser aplicado em diferentes propostas e escalas do décor. A sacada é da Portinari, autora de um porcelanato translúcido que mostra o seu design de superfície apenas quando ocorre a passagem de luz. Sem a luminosidade, trata-se de um porcelanato branco. Mas iluminado, ah, aí o material muda o ambiente com um foco de luz difusa, porém pontual, se considerarmos que fica contida na área do elemento a ser destacado.

E isso é regulado ao sabor do projeto dos arquitetos, designers de interiores e até de produto e luminotécnicos, que podem usar o recurso da luz em uma bancada ou móvel, tal como uma escultura luminosa ou uma luminária fora de seu hábitat convencional. Tudo depende da criatividade na aplicação, como a do balcão da recepção acima, mas o material poderia ter sido usado restrito a um painel, ampliado para toda a parede de fundo ou com uma sutil moldura do ambiente. Isso porque o Backstage Luminous (60cm x 1m20cm) é produzido com massa de porcelana homogênea, sem o aplique de esmalte, o que reduz o risco de desgaste com o tempo, e o torna uma solução resistente e versátil.

– Quando falamos em produtos translúcidos, há hoje no mercado pedras naturais, como a ônix, porém, para a produção com esses tipos de materiais, existe a dificuldade de encontrar, por ser um recurso natural, encontrar mão-de-obra especializada, além de ter um custo elevado. A nossa proposta de produto não existe na natureza e nunca foi comercializada, é de alta resistência e toda “grafia” só é vista com a passagem da luz. Quanto maior a intensidade, mais detalhes podem ser vistos – diz Paulo Roberto Gava Niehues, gerente de desenvolvimento de produtos da Portinari.

 

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Paredes entrelaçadas pela arte de Magna Sperb

Tramas ora mais uniformes, ora errantes, como gavinhas em pleno crescimento – e...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *