Pedro Franco e Portinari mostrarão em Milão coleção de porcelanato

Pedro Franco assina porcelanatos com a Portinari (Rafael Renzo)
Pedro Franco assina porcelanatos com a Portinari (Rafael Renzo)

A Coleção Tempo é uma collab entre o designer Pedro Franco e a Portinari. Trata-se de uma linha de porcelanatos com três produtos no formato 60×120 que teve sua pré-estreia na Expo Revestir 2022. No  Salone del Mobile Milano 2022, a maior plataforma de lançamentos do setor de design, que será realizada entre os dias 7 e 12 de junho, na Itália, será a apresentação oficial. O empresário Pedro Franco, criador da marca A Lot Of, a primeira brasileia a expor no Salone, começou a sua carreira de designer no Salone Satellite e tem vivido entre Milão e São Paulo desde então.

Superfície com história na Coleção Tempo
Superfície com história na Coleção Tempo

As peças da Coleção Tempo serão lançadas em preto, branco e tons de grãos integrais. Como o nome leva a pensar, os revestimentos são inspiradas na valorização das imperfeições criadas com o passar do tempo. Ao invés de esconder as cicatrizes das peças, esses impactos são expostos, revelando uma nova beleza que as tornam únicas. Os produtos evidenciam as marcas do tempo com fios de dourados, prata e bronze. Com linhas finas e fluídas, sua volumetria é perceptível ao olhar e quase imperceptível ao toque.

A história da coleção de revestimentos, como da carreira de designer do empreendedor Pedro Franco, é linda. Ele explica que o conceito dessa criação visa a reconstrução da sociedade embasada em novos valores. Tal pensamento é expresso pela união das partes. Inspirada na terra rachada, assim como na técnica do Kintsugi, que na cultura japonesa é usada para reparar peças de cerâmica usando uma laca especial misturada com ouro, prata ou platina. A estética da terra rachada, mesclada com a junção das partes do Kintsugi, traz a utopia da construção de sociedade que se reconstrói baseada em sua história. 

Pedro Franco é brasileiro, especialista em alto design, com vivência internacional. Expõe seus trabalhos desde 2000 no mercado mundial de design, especialmente no Salão de Milão. Franco criou peças icônicas, sofisticadas e inovadoras como a “cadeira esqueleto”, que hoje faz parte do Vitra Design Museum (Alemanha), e a “poltrona underconstruction”, eleita pelo jornal The New York Times como uma das tendências da feira de Milão em 2017.

No quarto ano de collab com a Portinari, agora do grupo Dexco, o designer e a marca apostam na força do conceito para criar um estado sereno, soluções que tragam alívio e bem-estar, equilíbrio e harmonia para dentro dos lares, em tempos de ressignificação do viver e do morar.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Coletivo singular: NOS Furniture

NOS Furniture, empresa de design do Paraná, tem à frente a empreendedora...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *