Itália regressa após 36 anos como Convidada de Honra da Feira do Livro de Frankfurt, importante evento do mundo editorial, capaz de atrair 300 mil visitantes e que este ano se realizará de 16 a 20 de outubro de 2024. Para esta edição , o estúdio Stefano Boeri Interiors foi contratado pelo Comissário Extraordinário Mauro Mazza para projetar o layout do pavilhão dedicado ao patrimônio cultural e editorial italiano.
Em linha com o tema “Raízes no futuro”, o design do estúdio Stefano Boeri Interiors inspirou-se na ideia da praça como motor da cidade italiana, convidando os visitantes do evento a descobrir as últimas novidades editoriais e literárias. notícias enquanto se desloca entre as mesas, os pórticos e os halls de entrada de uma praça.
O pavilhão, que surgiu de uma ideia partilhada com o historiador da arte Giovanni Agosti, será de fato estruturado em torno de uma genuína praça central, coroada por uma série de elementos arquitectônicos como os pórticos que delimitam o seu perímetro, um conjunto de colunas, algumas das que são decoradas com detalhes histórico-arquitetônicos e que delineiam o ritmo do pórtico, e finalmente os degraus que circundam o espaço, que também se tornam uma espécie de área de estar informal onde se pode socializar livre e espontaneamente, como acontece nas praças da Itália centros históricos das cidades.
Lugar identificador por excelência, a praça não é simplesmente uma construção urbana, mas sim o espaço arquetípico de encontros e relações informais. A “praça” desenhada para a Feira de Frankfurt por Stefano Boeri Interiors será, portanto, o coração da ampla agenda de compromissos, palestras e reuniões ao longo dos quatro dias do evento, e o local onde se encontrar e reunir para conversar depois de ter visitou os arredores.
Livros combinam com natureza”Interpretamos o tema “Raízes no futuro” optando por recriar uma praça italiana no pavilhão central da Feira do Livro de Frankfurt, completa com colunas, pórticos e degraus onde se pode sentar, assistir a um evento, ler um livro ou simplesmente descansar. Na verdade, não há nada que tenha raízes mais profundas na nossa história e, ao mesmo tempo, uma abertura generosa ao mundo e à imprevisibilidade da vida quotidiana na praça italiana, alma das nossas vilas, cidades e país” afirma o arquitecto Stefano Boeri, fundador da Stefano Boeri Interiores. “Esta instalação oferece uma experiência organizada em torno de uma série de referências, memórias, paixões e formas, bem como de elementos arquitectónicos que servirão de pano de fundo para este encontro entre as diferentes correntes culturais e artísticas que representam a Itália, Convidado de Honra” conclui o arquiteto Giorgio Donà, Sócio e Diretor da Stefano Boeri Interiors.
As salas que circundam o pavilhão italiano, todas abertas para a praça, serão diferenciadas por diferentes funções, cores e características expositivas específicas, que também foram pensadas para orientar os visitantes. Cada um destes ambientes acolherá exposições ou atividades destinadas a aproximar o público internacional de algumas das expressões contemporâneas mais relevantes da cultura italiana. A seleção de conteúdos, criada pelo Comissário Extraordinário Mazza e sua equipe, inclui uma grande variedade de presenças culturais. Duas salas adjacentes apresentarão “Sotto un cielo antico (Sob um céu antigo)”, exposição com curadoria de MiC na qual é possível ver algumas das maiores obras de arte histórica pertencentes a museus nacionais italianos.
Uma sala homenageará Il Principe de Niccolò Machiavelli e uma sala subsequente contará a história de Aldus Manutius, considerado um dos maiores editores de todos os tempos e criador do precursor do moderno livro de bolso. Notável pela preponderância de elementos vegetalistas, a Biblioteca de 600 livros tem esse nome porque reunirá 600 volumes traduzidos do alemão para o italiano, que, como manda a tradição, serão doados ao final do evento ao Convidado de Honra do país . O GO!25 será um ambiente dedicado a celebrar Nova Gorica e Gorizia como Capital Europeia da Cultura 2025, enquanto o Caffè Letterario será um pequeno auditório destinado a conferências e reuniões. Por fim, Ler no Escuro é uma sala que acolherá uma instalação áudio no escuro, concebida tanto para sensibilizar os visitantes sobre a leitura para cegos e questões de acessibilidade para todos, como para aproximar o público da experiência do audiolivro.