Interiores: o poder do décor para o convívio

Living de casa no condomínio Terra Ville projetado pelo Estúdio R de Rafael G. Fernandes
Interior e exterior conectados pelo living (Fotos Artur Pretto Junqueira, divulgação)

Living agora faz jus ao nome do ambiente e resume o universo de convívio das famílias desde o início da pandemia. Esta área social, ambiente principal de uma casa de 300 metros quadrados, localizada no condomínio Terra Ville, na zona sul de Porto Alegre, teve o seu layout e estilo definidos pelo Estúdio R Arquitetura, de Lajeado.

Ambientes para bater-papo, fazer refeições e jogar sinuca
Ambientes para bater-papo, ver TV, fazer refeições e jogar sinuca, com a mesa disposta perto da saída para os recantos externos da casa em condomínio fechado de Porto Alegre

– Buscamos valorizar o pé-direito duplo que, além dos painéis ripados, ganhou destaque com as luminárias pendentes sobre a mesa de jantar e sinuca. Na bancada do bar da churrasqueira, usamos luminárias tubulares em alturas variadas para equilibrar e diferenciar – diz o “R” que deu nome ao escritório, Rafael Gallarreta Fernandes, arquiteto urbanista com especialização em iluminação e design de interiores.

Composição de tons e texturas
Composição de tons e texturas no living do Estúdio R Arquitetura com recantos para curtir vários momentos em casa

Entre as vantagens funcionais do pé-direito alto e das grandes janelas da casa é a existência de ventilação cruzada, o que gera troca de temperatura que resulta em maior conforto térmico natural para o living.

Pé-direito duplo tem vantagens estéticas e funcionaiss
Pé-direito duplo tem vantagens estéticas e funcionaiss

Para contemplar com prazer, o profissional explica ainda que “não quis, ao completar com móveis soltos, encher a casa, para manter a permeabilidade visual dos grandes planos de vidro”, além de preservar a circulação entre os recantos.

Entre as propostas de convívio, o estar com TV
Entre as propostas de convívio em área integrada, a mesa de sinuca, o bar e o estar com TV e lareira
Visão total do hall à piscina
Visão total do hall à piscina proporcionada pelas amplas aberturas e pelo pé-direito duplo
Piscina integrada visualmente com o living
Piscina integrada visualmente com o living e com ambientes de estar no entorno

– Quando se entra na casa, o visual vai até a piscina, passando pela varanda de maneira muito limpa – ressalta.

Como quando a residência ficou pronta, em novembro/dezembro de 2018, já existia o bar na sala, o sofá e os painéis ripados, o projeto do Estúdio R partiu dessas estruturas preexistentes e das suas paletas de cores para determinar a composição dos móveis, acessórios e até elementos de paisagismo interno.

– Mantive a cor base nos tons cinzas e neutros com pitadas de cor: o rosé nas poltronas e no quadro em grande formando do recanto e trouxe também o verde-musgo para as poltronas e o tapete de jantar, uma maneira de trazer o externo para dentro da casa – conta Rafael.

Palheta cromática
Palheta cromática
Tons neutros não significam monotonia
Tons do exterior invadem o projeto de interiores
Tons do exterior invadem o projeto de interiores

Tudo sobre piso de porcelanato em tom cinza, mesma cor de algumas paredes combinadas a outras com aplicação de papel de parede com estampa geométrica, como é o caso do hall. Quadros e esculturas dialogam com as demais escolhas, ao mesmo tempo em que se encarregam de personalizar o espaço e agregar informação.

A base destaca o mobiliário
A base destaca o mobiliário
Papel de parede geométrico
Papel de parede geométrico

– A gente sempre busca a “cara” do cliente, buscamos definir o perfil e gostos pessoais, fazemos para ele, queremos que ele se sinta bem, acolhido e, como sempre, damos nossa pitada de gosto pessoal: misturamos texturas e materiais, por exemplo, ao mesmo tempo em que temos uma mesa de jantar em pedra, há um tapete de pele tingida. Vamos buscando essa conversa entre elementos e texturas – relata Rafael.

Tapete de pelo tingido
Tapete de pelo tingido

Com atuação em projetos residenciais e comercias e de interiores para todo o país, o escritório, Estúdio R Arquitetura, com 13 anos recém completados – foi criado por Rafael em março de 2008 – partiu da sede em Lajeado (RS) e hoje tem projeto a ser executado no Piauí. Observe neste projeto como a proposta liga o interior da casa ao entorno da piscina, no exterior.

Casa no Terra Ville em Porto Alegre

Balanço no living do projeto do Estúdio R
Detalhe de mobiliário: balanço no living do projeto de interiores do Estúdio R para um momento de descontração dentro de casa
Rafael Galarreta Fernandes
Arquiteto Rafael Galarreta Fernandes: A gente sempre busca a “cara” do cliente

Fotos: Artur Pretto Junqueira, divulgação

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Morar Mais Porto Alegre abrirá em maio com o tema Pedras Brasileiras

De 5 de maio a 21 de junho será realizada a segunda...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *