Reforma em casa de praia: quando os revestimentos são protagonistas

Banheiro com parede revestida com cerâmica inspirada em Athos Bulcão
Banheiro com parede revestida com produto inspirado em Athos Bulcão (fotos arquivo pessoal)

Neste mês de comemoração do que seriam os 102 anos de Athos Bulcão, é oportuno mostrar a reforma de uma morada de lazer que tem nos revestimentos um grande trunfo de personalização. Destaco um ambiente marcado pelo uso de um produto inspirado nas estampas que marcam importantes espaços de Brasília. Trata-se da Linha Athos Bulcão da Portobello que o arquiteto José Paulo Tesche especificou para um banheiro na reforma concluída em 2019 no litoral norte gaúcho, a meia quadra do mar.

Em toda a residência de Xangri-lá, os tons de areia e cimento predominam, em contraponto a outros, mais escuros, além do protagonismo pontual da estampa. Como o banheiro da suíte de hóspedes da casa praiana de lazer não tem janela, o arquiteto criou um grande painel de fundo com o revestimento do artista reconhecido por murais cerâmicos que estampam Brasíliahttp://eleoneprestes.com/2020/07/athos-bulcao-mes-de-comemorar-102-anos/

– Procuramos um revestimento marcante para animar e “iluminar” – diz Tesche, comprovando a força de um revestimento criativo aplicado de forma a valorizar o seu design de superfície.

Cores de Athos Bulcão fazem toda a diferença no espaço
Cores de Athos Bulcão fazem toda a diferença no espaço

O arquiteto usou neste banheiro a estampa em contraponto ao branco das louças e o tom claro das demais paredes, resultando em um espaço na combinação cromática icônica de Athos Bulcão.

Área de convívio foi privilegiada, conectada com o espaço externo
Área de convívio foi privilegiada, conectada com o espaço externo

Nesta residência, de um casal com filhos jovens, avó e empregada, dentro de um condomínio de casas geminadas, em terreno voltado para a avenida principal, tem outros destaques como uma escada escultural com as paredes da área social revestidas em grande parte de porcelanato em composição com a marcenaria. No pavimento térreo desta morada com amplos espaços para receber, são 103 metros quadrados e 24 metros quadrados de pergolado. No pavimento superior, a área é de 73 metros quadrados.

Escada escultural
Escada escultural no centro da casa
Pérgola para curtir a natureza
Pergolado de ipê cumaru para curtir a natureza
Área social
Ambiente de estar na varanda

Os revestimentos, porcelanato ou marcenaria, houve uma busca por equilíbrio inclusive na melhor relação custo-benefício. Vale ressaltar o uso do porcelanato da área social e escada também na parede da cozinha, como recurso “para dar efeito de amplitude e integração”, conforme Tesche. O piso é todo escuro, para valorizar o mobiliário em todo o pavimento térreo, incluindo pergolado, acrescenta o arquiteto. Ao contrário do banheiro de hóspedes, claro para compensar a falta de janela. Nesta construção, a “reforma radical” preservou 30% da casa antiga apenas.

Área social integrada
O forro de marcenaria para trazer aconchego, em contraponto com o piso escuro
Outro lado da cozinha
Cozinha com o mesmo revestimento dos ambientes de estar, jantar e escada

Cozinha com o mesmo revestimento dos ambientes de estar, jantar e escada

Contato José Paulo Tesche:

josepaulo@canariotesche.com.br

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Jóia Bergamo assina o Living da Artefacto D&D

Como é tradição, a Artefacto promove mostras anuais em todas as suas...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *