Portobello: Archtrends Summit traz conteúdo em evento paralelo à Expo Revestir

Antonio Bernardo (foto divulgação)
Desta vez, Antonio Bernardo participa do Archtrends Summit da Portobello em São Paulo nesta semana (foto divulgação)

A terceira e maior edição do Archtrends Summit em São Paulo será um dos principais eventos paralelos à Expo Revestir, com um fórum de conteúdo que trará grandes nomes nacionais e internacionais para discutir o design e a arquitetura. A Portobello, líder no varejo de revestimentos cerâmicos, promove por meio de sua plataforma de tendências e referências, o Archtrends, o evento nos dias 9 e 10 de março. O Um Rooftop, novo espaço de eventos em São Paulo assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake, autor de produtos da Portobello e da Officina Portobello, será o palco desses dois dias de palestras e mesas-redondas com nomes do Brasil e do Exterior com a expectativa de trazerem muito conteúdo de inovação e arquitetura.

Ruy Ohtake (foto divulgação)
Ruy Ohtake, autor do projeto de arquitetura do UM Rofftop também é parceiro da Portobello (foto divulgação)

O Archtrends Summit foi aberto ao público, com vagas limitadas, sendo esperadas mais de 3 mil pessoas. Anteriormente, o evento era realizado em um dia e fechado para os franqueados e profissionais de arquitetura e design do programa de relacionamento da Portobello Shop. No local, o público também vai poder conhecer de perto o conceito lastras Portobello, a maior novidade do ano da marca.

Paulo Mendes Da Rocha
Paulo Mendes da Rocha (foto divulgação)
Nana Mendes da Rocha
Naná Mendes da Rocha

Na programação, estão previstas mesas-redondas com o arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha e sua filha Naná Mendes da Rocha sobre “Arquitetura e Design – uma simbiose de gerações”.

Jader Almeida
Jader Almeida (foto divulgação)

Com Jader Almeida e Antonio Bernardo sobre “Personalização, processo criativo e valor do design”.

Marcelo Rosenbaum
Marcelo Rosenbaum (foto divulgação)
Rodrigo Ambrósio (foto Felipe Brasil, divulgação)
Rodrigo Ambrósio (foto Felipe Brasil, divulgação)

Com Marcelo Rosenbaum, Itamácio dos Santos e Rodrigo Ambrosio sobre “Design como Ferramenta de Transformação Social”, todas com a mediação da diretora de redação da Casa Vogue, Taissa Buescu.

Taissa Buescu (foto divulgação)
Taissa Buescu (foto divulgação)

Terão ainda palestras do arquiteto Ruy Ohtake, do designer Guilherme Wentz, do fundador e diretor de criação e estilo da Osklen, Oskar Metsavaht, do jornalista e apresentador Pedro Andrade, da Nina Almeida Braga, diretora do Instituto-e e da arquiteta e influenciadora Patricia Pomerantzeff do perfil do Instagram Doma Arquitetura.

Guilherme Wentz (foto divulgação)

Guilherme Wentz (foto divulgação)

Oskar Metsavaht (foto divulgação)
Oskar Metsavaht (foto divulgação)
Pedro Andrade (foto divulgação)
Pedro Andrade (foto divulgação)
Nina Almeida Braga (foto divulgação)
Nina Almeida Braga (foto divulgação)
Patricia Pomerantzeff (foto divulgação)
Patricia Pomerantzeff (foto divulgação)

Confira os nomes confirmados para cada dia de evento:

Dia 9/3
13h30 às 18h15
Nomes confirmados: Paulo Mendes da Rocha, Naná Mendes da Rocha, Alexandre
Allard, Ruy Ohtake, Jader Almeida e Antonio Bernardo

Dia 10/3
9h às 12h
Nomes confirmados: Pedro Andrade, Guilherme Wentz, Patricia Pomerantzeff (Doma Arquitetura) e Carlos Ferreirinha

Christiane Ferreira (foto divulgação)
Christiane Ferreira (foto divulgação)

13h30 às 18h15
Nomes confirmados: Marcelo Rosenbaum, Itamácio dos Santos, Rodrigo Ambrosio,
Christiane Ferreira, Nina Almeida Braga (Instituto-e), Oskar Metsavaht e Pedro Andrade

Sobre os palestrantes:
Pedro Andrade
Jornalista e apresentador de TV carioca que faz do interesse por pessoas e culturas a matéria-prima para o seu trabalho. Como Editor do Archtrends Portobello, ele usa toda a sua habilidade de se comunicar de maneira descomplicada com os mais variados públicos.

Oskar Metsavaht
Fundador e diretor de criação e estilo da Osklen, diretor criativo da OM.art, estúdio para projetos de arte, idealizador e presidente do Instituto-e, ONG que realiza projetos socioambientais, e embaixador da Boa Vontade da UNESCO para Cultura de Paz e Sustentabilidade.

Jader Almeida
Formado em arquitetura, com peças premiadas nos principais concursos nacionais e internacionais de design, o profissional conquista cada vez mais destaque e segue aprimorando seu trabalho com a participação em feiras, exposições, visitas técnicas e cursos em diversos países.

Antonio Bernardo
Designer autodidata, misto de artista, técnico e empreendedor, se dedicou à pesquisa da ourivesaria e do design de joias. Após uma fase de trabalho em seu ateliê residencial, criou marca de design de joias com nome próprio, em que explicita a joia de autor em
abrangência nacional.

Marcelo Rosenbaum
Brasileiro, Professor Honoris Causa de Arquitetura e à frente da Rosenbaum Arquitetura e Design por mais de 20 anos. Fundador do Instituto A Gente Transforma, que desenvolveu o Design Essencial com a finalidade de conectar arquitetura e design a outras ferramentas de transformação social.

Ruy Ohtake
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, já concluiu centenas de projetos que ganharam prêmios internacionais e são verdadeiros cartões postais. Segundo o próprio profissional, gosta de fazer espaços que tornem a cidade
cada vez mais contemporânea e compartilhada.

Taissa Buescu
Formada em Direito, decidiu ir para a Itália, em 2003, realizar sua paixão: trabalhar no campo do design. Além de atuar como jornalista freelancer em diversas revistas do setor, fez curadoria de exposições pela Europa. Desde 2010, está de volta ao Brasil no
cargo de Diretora de Conteúdo da Casa Vogue.

Christiane Ferreira
Formada em Arquitetura e Urbanismo e Mestrado em Administração de Empresas, começou na Portobello como estagiária de marketing e hoje é Diretora de Branding & Inovação de todo o Grupo. Com mais de 20 anos de empresa, atualmente, está focada
em criar a forma mais eficiente de como a marca se expressa em todas as suas manifestações.

Paulo Mendes da Rocha
Considerado um dos maiores arquitetos brasileiros, o capixaba foi o primeiro do país a receber o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, em 2016, pelo conjunto de sua obra. Com projetos caracterizados pelo uso da técnica, o profissional defende que a questão fundamental da arquitetura é resolver problemas.

Naná Mendes da Rocha
Nadezhda Mendes da Rocha é designer, arquiteta e urbanista. Além de já ter trabalhado com projetos expográficos, também foi sócia-fundadora do Garupa Estúdio, em que desenvolveu projetos de arquitetura e design. Desde 2018, coordena o estúdio de design Satélite e ainda trabalha de maneira autoral.

Alexandre Allard (foto divulgação)
Alexandre Allard (foto divulgação)

Alexandre Allard
Francês, nascido nos EUA, redescobriu a energia criativa dos lugares históricos. Na liderança do Groupe Allard, foi responsável por diversos projetos de sucesso na renovação e restauro de edifícios antigos. Há mais de 10 anos, ele se dedica à revitalização do Cidade Matarazzo.

Nina Almeida Braga
Diretora do Instituto-e, que desenvolve projetos em conjunto com a Osklen, a Ethical Fashion Initiative e o Ministério do Meio Ambiente da Itália, entre outros parceiros relevantes. Mestre em Ciências da Saúde e Pós-graduada em Antropologia Social.

Guilherme Wentz
Designer de produtos nascido no Rio Grande do Sul, recebeu o prêmio IDEA Brasil por seu primeiro produto no mercado. Em 2016, foi nomeado “Rising Talent” pela Maison&Objet Americas e, três anos depois, a marca WENTZ é estabelecida para produção e distribuição de coleções independentes.

Patricia Pomerantzeff
Arquiteta, artista plástica, casada e mãe de dois filhos, a profissional comanda o Doma Arquitetura, o maior canal de arquitetura do Brasil no YouTube. Enquanto visita suas obras em São Paulo, ela registra cada detalhe para passar dicas imperdíveis para o
público.

Carlos Ferreirinha (foto divulgação)
Carlos Ferreirinha (foto divulgação)

Carlos Ferreirinha
É o principal formador de opinião no segmento de luxo e premium na América Latina. Há mais de 24 anos nas operações de mercado, desenvolvimento de negócios e marketing, desempenhou funções como executivo sênior da EDS e Louis Vouitton – Grupo LVMH – onde foi CEO do Brasil e diretor sênior da América Latina.

Itamácio dos Santos
Artesão de 42 anos, nascido em Maceió, capital das Alagoas, lidera o projeto Cobogó de Sururu. Desde os 18 anos trabalha com modelagem de peças tridimensionais. Em carreira solo, empreendeu informalmente na produção de pudins e, em seguida, nas
caqueiras de cimento, desenvolvendo uma técnica própria. Trabalha nos produtos de sururu treinando e capacitando pessoas da comunidade do Vergel, com o intuito de desenvolver o negócio social em parceria com as organizações envolvidas no projeto
Maceió Inclusiva. Na produção do primeiro lote junto à Portobello, empregou 5 moradores da comunidade.

Itamacio dos Santos (foto divulgação)
Itamacio dos Santos (foto divulgação)

Rodrigo Ambrosio
Designer, pesquisador e autor do livro Alagoas Feita à Mão. Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal de Alagoas, já foi professor de Design do Objeto na mesma instituição. Talento Revelação da Semana de Design de São Paulo, seu trabalho consta em coleções como Museu da Casa Brasileira, MAM São Paulo e Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio.

Serviço
O que: Archtrends Summit 2020
Quando: 9 e 10 de fevereiro, das 13h30 às 18h15 + turma extra dia 10/3, das 9h às 12h
Onde: Um Rooftop, Avenida Morumbi, 01 – Jardim Guedala, São Paulo – SP
https://www.portobello.com.br/archtrends-summit
Programação gratuita para os inscritos

SOBRE A PORTOBELLO – Marca líder em varejo no segmento, com 140 lojas Portobello Shop que oferecem uma solução completa em revestimentos e complementos, atuação nos principais Home Centers nacionais e atendimento a projetos e grandes obras, além
de exportação para mais de 60 países. O modelo de varejo integrado orienta a estratégia da empresa e é exercitado plenamente na rede Portobello Shop através de uma experiência de compra diferenciada, tanto nas lojas quanto nos ambientes digitais, com foco nos profissionais de arquitetura, sistema logístico único que proporciona melhor qualidade na entrega diretamente ao consumidor final e produtos e sistemas inovadores com o design contemporâneo da marca. Seu posicionamento de design e inovação potencializa-se por meio da Officina Portobello, que oferece mobiliário em porcelanato para todos os ambientes da casa, e do pioneirismo na produção e comercialização de lastras em porcelanato. Já a estratégia de democratização do design é exercida através da marca Pointer, distribuída inicialmente no Nordeste do país e, atualmente, em processo de expansão nacional. Duas unidades produtivas, uma fábrica instalada em Tijucas (SC), com o estado da arte em tecnologia de produção, e uma fábrica em Marechal Deodoro (AL), com produção via seca projetada para potencializar a sustentabilidade nos processos, garantem a produção de cerca de 40 milhões de metros por ano ao grupo. O outsourcing complementa o mix de produtos oferecido pela marca.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Anuário Visual & Design será lançado dia 17 em Porto Alegre

Esta será a 13ª edição do Anuário Visual & Design, com laçamento...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *