Boas-vindas com estilo

Entrada do apartamento com o lavabo colorido ao fundo
Lavabo, um dos três ambientes na entrada de apartamento projetado por Karen Bammann e Bruno Giugliani, Built Arquitetura (fotos Marcelo Donadussi, divulgação)

– A ideia era sair do lugar comum e, para isso, buscou-se trabalhar com revestimentos diferenciados, paginações bem desenhadas e peças conceito – ressalta Karen Bammann, arquiteta que assina o projeto deste apartamento em Porto Alegre com os primeiros ambientes tratados com o mesmo primor de um living junto com o arquiteto Bruno Giugliani. O casal é a dupla responsável pela Built Arquitetura.

Karen refere-se à execução do projeto no imóvel de 328 metros quadrados como um “retrofit”, apesar de o imóvel ser novo, pelo trabalho realizado, com “intervenções pontuais e marcantes” nos ambientes, entregues aos proprietários com revestimentos padrão do empreendimento.

– Uma das intervenções mais impactantes certamente foi na entrada do apartamento, incluindo hall de elevadores, hall social e lavabo – diz a arquiteta.

Hall dos elevadores
Obra de Inês Schertel protagoniza hall dos elevadores junto com os revestimentos. Todos valorizados pela iluminação que remete à zenital
Hall com obra de Inês Schertel
Hall com obra de parede de Inês Schertel que quase toca no porcelanato Oro Bianco da Portobello

Detalhes protagonistas

Neste momento de pandemia, a entrada das casas tornou-se ainda mais importante e, no caso do projeto da Built Arquitetura, além do aspecto funcional, o impacto estético está garantido na área de chegada. O acesso, a partir do hall dos elevadores, tem “desenho mínimo com forro branco, uma grande luminária em tensoflex fazendo vezes de zenital, paredes painelizadas em lâmina de carvalho natural, uma porta pivotante de grandes dimensões com puxador sob medida revestido em couro natural”. Esse ambiente evolui para a sequência de hall social e lavabo com proposta marcante monocromática na base de toda essa área. A superfície de 16 metros quadrados surge revestida com porcelanato (Portobello Oro Bianco no formato 120×120) com detalhes em perfil metálico dourado fosco. No elenco de escolhas, a base no porcelanato que remete ao mármore contracena, no hall dos elevadores, com a sutileza de uma escultura em lã de Inês Schertel sobre a parede de lâmina de carvalho.

– Peça nos mesmos tons do ambiente, mas cheia de textura e leveza, quebra a rigidez do espaço, sutil e marcante – analisa Karen.

Detalhe da obra em lã de Inês Schertel
Detalhe da obra em lã da gaúcha internacional Inês Schertel
Enorme porta pivotante dá acesso ao hall social
Porta pivotante que dá acesso ao hall social tem puxador sob medida revestido de couro natural. Observe a escala de todos os elementos que dão imponência ao ambiente

Geometria 3D foi o recurso para marcar, no hall interno, a superfície oposta ao piso de porcelanato no forro do ambiente que dá acesso ao lavabo. A porta mimetizada esconde a surpresa da cor contrastante das paredes que destaca elementos funcionais de formas geométricas e a elegância do piso, outra proposta de efeito no uso do porcelanato.

Elementos mimetizados e elegantes
Elementos mimetizados e elegantes
Imponência prossegue no hall interno
Imponência prossegue no hall interno
Discrição nos elementos decorativos
Discrição nos elementos decorativos
Atrás da porta, o lavabo
Atrás da porta, o lavabo

Neste lavabo, a cuba e a torneira são de piso e o rodapé, o espelho e a barra para acessórios em serralheria foram desenhados e fabricados sob medida para o espaço.

Lavabo tem proposta quente
Lavabo tem proposta quente
Projeto minucioso em todos os espaços
Projeto minucioso em todos os espaços
Reflexos de elegância
Reflexos de elegância

Built Arquitetura – Karen Bammann e Bruno Giugliani

+ 55 51 30842637

estudio@built.arq.br

www.built.arq.br

@estudio_built

Fotos Marcelo
Donadussi, divulgação

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Bienal vai além do Mercosul

De 6 de abril a 3 de junho estará aberta à visitação...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *