Com experiência e bom gosto, a fundadora do escritório Lívia Bortoncello Arquitetos Associados estabelece uma sintonia fina entre os anseios do cliente e a sua identidade profissional ao detalhar cada elemento desta cobertura horizontal de 380 metros quadrados em Porto Alegre. A arquiteta ainda harmoniza as propostas dos demais profissionais e escritórios envolvidos no projeto – Susana Nedel Arquitetura de Jardins e Cristina Maluf Arquitetura de Iluminação.
Especificando tudo e personalizando a proposta desde a adequação da planta do apartamento até cada escolha ou desenho de móvel, Lívia Marcantonio Bortoncello orquestra o projeto que tem na área social, além do estar confortável e do jantar elegante, uma churrasqueira e mesa de jogos.
A churrasqueira com chopeira na bancada conta com sistema de fechamento que a torna discreta e inodora no espaço. O volume está disposto na vizinhança da mesa de jogos e próxima à saída para a área externa, mais uma proposta de ambiente de convívio para estender momentos descontraídos.
O lifestyle e o gosto dos proprietários marca as escolhas da arquiteta para o projeto de interiores, como é o caso da cozinha, ambiente mantido independente do living com a funcionalidade preservada, mas com estilo marcante.
Do mesmo modo que apreciam assistir TV em todos os ambientes de convívio, os donos da casa vivenciam muito o espaço de preparo dos alimentos e queriam uma cozinha inspirada nas italianas. Assim, para facilitar o uso, a arquiteta projetou duas cubas: uma, para higienizar, e a outra, para servir de apoio na hora de cozinhar.
– O casal valoriza a cozinha – ressalta a arquiteta, que destaca a “arquitetura limpa, aconchegante e agradável” do ambiente, com a maioria dos equipamentos embutidos.
No jantar com adega predomina o uso de painéis de madeira nas paredes – como os móveis sob medida, de lâmina de ipê lustrado natural. Já no piso a mesma madeira surge mais clara. Paira sobre a mesa retangular uma luminária de Rita Valladares que acompanha o sentido do móvel.
Tons neutros e suaves foram escolhas feitas em conjunto com a cliente. Cores ousadas são atributos dispensados a objetos de decoração e obras de arte. No gabinete, o papel de parede da ML Tecidos da grife britânica Designers Guild exibe uma explosão floral em traço característico da marca. Sobre ele, foram acomodados os retratos dos três bichon frisé da família, encomendados a Paula Brenner Arte pelo engenheiro do projeto e presenteados ao casal. O gosto por verde surge pontualmente, aplicado em estofado de couro e no balanço verde-abacate do terraço conectado à suíte do casal.
Verde natural dentro de casa tem na “árvore da felicidade” uma companhia de anos do casal. Do mesmo modo, as luminárias no estar faziam parte do acervo da família, entre as quais há uma pintura acrílica de Britto Velho, com suas características cores fortes. A outra obra de arte também é assinada por Juliano Lopes, disposta no estar (foto bem ao alto).
No fechamento da área social, tela solar e cortinas de tecido fazem uma dupla perfeita porque o pano permite escurecer o ambiente para oferecer o conforto ideal na hora de curtir a TV ou o telão. Assim como na iluminação, a automatização das persianas facilita o uso em áreas mais extensas. Aliás, a persiana tem um uso inusitado, para esconder o equipamento de televisão no dormitório.
Entre os revestimentos, madeira, tijoleta cerâmica, porcelanato Portobello, mármore, granito e Dekton. No estar íntimo, a opção foi abrir mão de tapete e deixar todo o piso à mostra em função da permanência dos cães no espaço, companheiros de seus donos. Central de dutos com grelhas acomoda o sistema de climatização em rebaixamento do teto de linhas limpas que serve também para a iluminação embutida.
Na área íntima, o uso de tecidos aquece o ambiente e colore os espaços internos e externo.
Suíte do casal é marcada pelas composições de tecidos novamente da grife Designers Guild
Lívia Bortoncello Arquitetos Associados
Avenida Carlos Gomes, 700, sala 1014, Porto Alegre,
fone (51) 3325-3257