MCB: Prêmio Design, painel Pioneiros do Design Brasileiro e livro José Zanine Caldas

Cartaz do MCB

No dia 23 de novembro, sábado, das 10h às 20h, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugura simultaneamente a exposição do 33º Prêmio Design MCB e o painel Pioneiros do Design Brasileiro – José Zanine Caldas. Na data, também serão lançados o livro que celebra o centenário do designer (José Zanine Caldas, Editora Olhares) e a revista ArqXP, que encarta o catálogo da mostra do prêmio. A visitação da mostra se estende até 8 de março de 2020.

Capa do livro José Zanine Caldas, com um móvel de madeira assinado por ele
Representando essa 33ª edição do Prêmio, estarão expostos 91 projetos entre as categorias de Produtos e Trabalhos Escritos. As categorias de Produtos trazem 64 peças, sendo 29 premiadas (1º, 2º, 3º e Menções Honrosas) e outras 35 selecionadas pelo júri para integrarem a exibição. Em Trabalhos Escritos poderão ser vistos 27 trabalhos entre premiados e selecionados, nas modalidades Publicados e Não Publicados.

A mostra Concurso do Cartaz, que divulga a peça vencedora e outros 45 trabalhos selecionados, possibilita aos visitantes elegerem seu cartaz favorito por meio de votação popular. O resultado dessa escolha será divulgado em março de 2020.

“O Prêmio Design MCB, o mais tradicional do segmento no país revela talentos e consagra profissionais e empresas, reforçando a missão do museu de promover o debate e a reflexão sobre a produção contemporânea, tanto acadêmica como comercial, no campo do design”, comenta Miriam Lerner, diretora geral do Museu da Casa Brasileira.

Este ano, a premiação recebeu 559 trabalhos que foram julgados por duas comissões independentes. Levi Girardi, designer formado pela FAAP-SP e sócio fundador do estúdio de design e inovação Questtonó, coordenou a comissão avaliadora nas categorias de produtos. Já Trabalhos Escritos foi coordenada por Teresa Riccetti, docente e pesquisadora no curso de design da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Junto às atividades paralelas à abertura da exposição, acontecerá a 24a edição da feira Mercado das Madalenas, com uma variedade de peças exclusivas, feitas artesanalmente por aproximadamente 120 expositores oriundos de várias cidades do país.

Programação de abertura da exposição:
10h às 20h – Visitação à exposição 33º Prêmio Design MCB, mostra Concurso do Cartaz e Painel Pioneiros do Design Brasileiro
Estarão na exposição os 91 produtos e trabalhos escritos, divididos entre 1º, 2º, 3º lugares, menções honrosas e peças selecionadas pelas comissões julgadoras. A mostra do Concurso do Cartaz contará com a peça vencedora e outros 43 trabalhos selecionados, e o Painel Pioneiros do Design Brasileiro apresentará a trajetória do designer José Zanine Caldas.

11h – Encontro com o júri
Roda de conversa no espaço expositivo com jurados, participantes e público geral sobre a escolha dos trabalhos.

14h às 15h30 – Lançamento do livro ‘José Zanine Caldas’, textos de Amanda Beatriz Palma de Carvalho, Lauro Cavalcanti e Maria Cecilia Loschiavo – Editora Olhares
Na ocasião haverá uma mesa de debate com Amanda Beatriz Palma de Carvalho, Maria Cecilia Loschiavo dos Santos e Alexandre Penedo. A mediação será de Otavio Nazareth, sócio e editor da Olhares.

17h às 18h30 – Lançamento da Revista ArqXP e catálogo da 33a edição do Prêmio Design MCB
No lançamento da revista ArqXP que encarta o catálogo desta edição da premiação, o tema ‘Design de embalagens, transporte e distribuição de mercadorias nas cidades’ será debatido com os convidados Patrícia Acioli, Relações Corporativas da Scania Latin America; Vinícius Picanço, professor e pesquisador do Insper. O debate terá como mediador Gustavo Curcio, criador e diretor da startup ArqXP.

10h às 20h – Mercado das Madalenas
Mais de 120 expositores, praça de alimentação e atividades gratuitas para crianças e adultos.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

CASACOR São Paulo: Praça Paulista Augusta dos paisagistas Catê Poli e João Jadão

Integrar o frescor da natureza com a arquitetura moderna do Conjunto Nacional...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *