No dia 23 de novembro, sábado, das 10h às 20h, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugura simultaneamente a exposição do 33º Prêmio Design MCB e o painel Pioneiros do Design Brasileiro – José Zanine Caldas. Na data, também serão lançados o livro que celebra o centenário do designer (José Zanine Caldas, Editora Olhares) e a revista ArqXP, que encarta o catálogo da mostra do prêmio. A visitação da mostra se estende até 8 de março de 2020.
A mostra Concurso do Cartaz, que divulga a peça vencedora e outros 45 trabalhos selecionados, possibilita aos visitantes elegerem seu cartaz favorito por meio de votação popular. O resultado dessa escolha será divulgado em março de 2020.
“O Prêmio Design MCB, o mais tradicional do segmento no país revela talentos e consagra profissionais e empresas, reforçando a missão do museu de promover o debate e a reflexão sobre a produção contemporânea, tanto acadêmica como comercial, no campo do design”, comenta Miriam Lerner, diretora geral do Museu da Casa Brasileira.
Este ano, a premiação recebeu 559 trabalhos que foram julgados por duas comissões independentes. Levi Girardi, designer formado pela FAAP-SP e sócio fundador do estúdio de design e inovação Questtonó, coordenou a comissão avaliadora nas categorias de produtos. Já Trabalhos Escritos foi coordenada por Teresa Riccetti, docente e pesquisadora no curso de design da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Junto às atividades paralelas à abertura da exposição, acontecerá a 24a edição da feira Mercado das Madalenas, com uma variedade de peças exclusivas, feitas artesanalmente por aproximadamente 120 expositores oriundos de várias cidades do país.
Programação de abertura da exposição:
10h às 20h – Visitação à exposição 33º Prêmio Design MCB, mostra Concurso do Cartaz e Painel Pioneiros do Design Brasileiro
Estarão na exposição os 91 produtos e trabalhos escritos, divididos entre 1º, 2º, 3º lugares, menções honrosas e peças selecionadas pelas comissões julgadoras. A mostra do Concurso do Cartaz contará com a peça vencedora e outros 43 trabalhos selecionados, e o Painel Pioneiros do Design Brasileiro apresentará a trajetória do designer José Zanine Caldas.
11h – Encontro com o júri
Roda de conversa no espaço expositivo com jurados, participantes e público geral sobre a escolha dos trabalhos.
14h às 15h30 – Lançamento do livro ‘José Zanine Caldas’, textos de Amanda Beatriz Palma de Carvalho, Lauro Cavalcanti e Maria Cecilia Loschiavo – Editora Olhares
Na ocasião haverá uma mesa de debate com Amanda Beatriz Palma de Carvalho, Maria Cecilia Loschiavo dos Santos e Alexandre Penedo. A mediação será de Otavio Nazareth, sócio e editor da Olhares.
17h às 18h30 – Lançamento da Revista ArqXP e catálogo da 33a edição do Prêmio Design MCB
No lançamento da revista ArqXP que encarta o catálogo desta edição da premiação, o tema ‘Design de embalagens, transporte e distribuição de mercadorias nas cidades’ será debatido com os convidados Patrícia Acioli, Relações Corporativas da Scania Latin America; Vinícius Picanço, professor e pesquisador do Insper. O debate terá como mediador Gustavo Curcio, criador e diretor da startup ArqXP.
10h às 20h – Mercado das Madalenas
Mais de 120 expositores, praça de alimentação e atividades gratuitas para crianças e adultos.
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.