Banheiros e cozinhas exemplares conquistam Prêmio Deca

Área de cubas em banheiro colorido, de tons suaves
Lavabo Tri Suave, projeto de Marília Zimmermann na CasaCor RS (fotos Divulgação)

O 24º Prêmio Deca é super conceituado e funciona como uma vitrina de tendências em banheiros e cozinhas por mostrar o trabalho de arquitetos e designers de interiores renomados, que apresentam soluções criativas de uso de produtos Deca e também de outros componentes de projetos exemplares, e também dá oportunidade a alunos de todo Brasil mostrarem o seu potencial. Este ano, foi entregue neste mês de novembro no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, em São Paulo.

Vencedores do 24 Prêmio Deca
Vencedores do 24 Prêmio Deca: profissionais e estudantes (foto Rafael Renzo, Divulgação)

Entre os profissionais – Banheiros, Etapa Regional, Categoria Mostra – esteve a arquiteta radicada no Rio Grande do Sul Marília Zimmermann com seu Lavabo Tri Suave (alto) que fez sucesso na CasaCor Rio Grande do Sul, realizada em Porto Alegre até setembro. Era um espaço funcional, onde cabiam lounge, lavatórios, banheiro feminino, masculino e acessível, com base colorida de revestimento que esteve no Salone del Mobile Milano 2019, fazendo fundo para as cubas e os metais sobressaírem. O ambiente estampou uma das capas do Anuário CasaCor RS deste ano.

Área de estar do Lavabo Tri Suave
Área de estar do Lavabo Tri Suave

Leo Romano também foi um dos vencedores do Prêmio Deca, também em Banheiros da etapa Regional, mas na categoria Residencial. Observe a proposta da arquitetura do espaço:

Banheiro criado dentro de área toda envidraçada
Banheiro pode ficar totalmente visível ou com fechamento da área envidraçada concebida por Leo Romano

Banheiro envicraçado fechado, projeto de Leo Romano

A Cozinha de Guilherme Torres, na etapa Nacional, categoria Residencial foi um dos destaques:

Pia de cozinha em projeto de Guilherme Torres com janela para um bosque
A beleza da cozinha contracena com o verde da natureza ao fundo
Cozinha
Linhas se mimetizam no projeto de Guilherme Torres
Júri Profissional
Nessa etapa profissional, os projetos premiados passaram por uma avaliação criteriosa do júri, que reuniu profissionais de diversas áreas como Gianfranco Vannucchi, Allex Colontonio, Raul Juste Lores, Dado Castello Branco, Jader Almeida, Ricardo Bello Dias, Bel Lobo, Tuca Reinés, Lívia Pedreira e Otávio Zarvos. Os trabalhos de alta qualidade apresentados pelos profissionais também passaram pelos critérios de originalidade e criatividade pautados pelos jurados.
Vencedores

Marília Zimmermann
Banheiros, Etapa Regional, categoria mostra.

Aline Pires, Julia Prado e Natália Prates
Banheiros, Etapa Regional, categoria residencial.

Priscila Magno Neves Gabriel
Banheiros, Etapa Regional, categoria mostra.

Leo Romano
Banheiros, Etapa Regional, categoria residencial.

Wedson Piacesi Guerra
Banheiros, Etapa Regional, categoria mostra.

Evandro Melato e Pabrício Amaral de Carvalho
Banheiros, Etapa Regional, categoria residencial.

Marília Pellegrini
Banheiros, Etapa Regional, categoria mostra.

Nildo José e Virgínia Palma Lopes Silva
Banheiros, Etapa Regional, categoria residencial.

Priscila Magno Neves Gabriel
Banheiros, Etapa Nacional, categoria mostra.

Leo Romano
Banheiros, Etapa Nacional, categoria residencial.

Guilherme Torres
Cozinhas, Etapa Nacional, categoria residencial.

Nildo José e Virgínia Palma Lopes Silva
Cozinhas, Etapa Nacional, categoria mostra.

Os vencedores da etapa regional foram premiados com uma bicicleta elétrica e os vencedores da etapa nacional com uma Scooter, além de uma viagem para o Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália, com a oportunidade de vivenciar uma experiência exclusiva oferecida pela Deca e conferir as novidades e tendências do setor no maior evento de arquitetura, decoração e design.

Estudantes

Divido em dois módulos, Design de interiores e Arquitetura, o prêmio dos estudantes teve seis projetos finalistas, três em cada categoria. O desafio do ano para Design de Interiores foi o de projetar ambientes de banheiro e cozinha para uma unidade de moradia compacta, com planta previamente fornecida pela Deca. Para Arquitetura, o objetivo era o de pesquisar novas formas de morar e projetar como seriam banheiro e cozinha nesse novo contexto, com obrigatoriedade de apresentar ideias para os dois ambientes.

O júri responsável pela escolha dos vencedores foi composto por nomes do segmento, como Ana Maria Bogar, Cristina Bava, Mara Chap Chap, Fátima Barnabé, Antonio Ferreira Júnior e Flávio Butti.

A vencedora do módulo Arquitetura, Gabriela Schmidt Pretzel, estudante da Universidade do Vale do Itajaí, projetou a Casa Taipa, uma moradia para idosos, com filosofia voltada para a sustentabilidade e que funciona como um refúgio para a melhor idade. Dentre os destaques está o sistema de coleta de águas pluviais, a sala de banho como espaço de contemplação e relaxamento e a cozinha ampla, com fogão à lenha, criada para momentos de compartilhar. A estudante utilizou produtos como a cuba e misturador Deca Wish e o chuveiro de teto para cromoterapia. Toda a estrutura é de madeira de reflorestamento e a taipa o método construtivo aplicado para não agredir ao meio ambiente.

Vencedora na categoria Design de Interiores, Marina Ruela Cangussu, estudante de design de interiores da Escola de Design – UEMG, criou o projeto para um casal de personalidades diferentes, mas que vivem em equilíbrio, aproveitando o tempo juntos e o espaço onde vivem. A inspiração partiu do ramo de oliveira para a definição da paleta de cores, que exibe tons naturais como o verde oliva e a textura da palhinha, criando a sensação de pertencimento.

A cozinha de Marina, bastante compacta, se destaca pela escolha dos metais, com mescla de acabamentos D.Coat e o banheiro tem como peça central a cuba e o misturador desenhados por Jader Almeida, com exclusividade para a Deca.

Marina Ruela Cangussu levou ainda o grande prêmio da categoria estudantes e irá receber uma bolsa de estudos em um escritório de arquitetura ou design de interiores. O projeto foi escolhido pelo corpo de jurados da categoria profissional.

Sobre a Duratex
A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor e Ceusa, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

Com sede em São Paulo, possui 24 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Encontro da resina com a madeira

Rubens Szpilman domina o uso da resina desde os anos 1980 quando...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *