Vida nova para o Hotel Laje de Pedra

Hotel Laje de Pedra em Canela (fotos divulgação)
Hotel Laje de Pedra em Canela (fotos divulgação)

Perkins&Will assina o projeto de renovação e expansão do tradicional Hotel Laje de Pedra, voltado para o Vale do Quilombo, em Canela (RS). Projetado pelo arquiteto gaúcho Edgar Albuquerque Graeff e inaugurado em 1978, agora o estúdio global, por meio do arquiteto Douglas Tolaine, diretor de Design do estúdio da Perkins&Will em São Paulo, líder do projeto, vai atualizar essa referência da Serra Gaúcha.

Como é bom compartilhar notícias positivas como esta, para falar da fase 2 do hotel comprado pela LPD Canela Empreendimentos e Participações S.A, localizado em uma área incrível, de 28.000m² repleta de verde, com a promessa de um projeto que homenageia a natureza, a cultura e a história da região.

– Nossa proposta é proporcionar uma experiência local aos hóspedes e visitantes, modernizando os espaços e valorizando a identidade histórica do hotel e as linhas mestras do design original – explica o arquiteto Douglas Tolaine.

Projeto pronto, agora voltamos o interesse para o prazo de execução do projeto, previsto para 2022, quando deve ocorrer a reabertura.

– O principal desafio do projeto foi equilibrar uma visão para o futuro com a história e tradição do Laje de Pedra. Não é simplesmente um projeto de hotel, mas o resgate de um destino com profundo impacto urbanístico e cultural – diz Fernando Vidal, arquiteto e diretor do estúdio paulistano da Perkins&Will.

Hotel Laje de Pedra
Vista infinita: spoiler para vermos como ficará uma fração do Hotel Laje de Pedra, da LPD Canela Empreendimentos e Participações S.A,  após a revitalização com projeto arquitetônico de Perkins&Will

Entre as novidades estarão um novo teatro com 350 lugares – que também funcionará como cinema, e um centro de convenções de 2.500m². O complexo também contará com 366 apartamentos, com metragens entre 46 e 108m². O novo Hotel Laje de Pedra ainda terá uma praça coberta para atividades de entretenimento, quatro restaurantes, cinco bares, spa completo com piscina de raia coberta, piscina de borda infinita sobre a laje de pedra, espaço Kids Club e um exclusivo Rooftop Bar com uma estonteante vista para o Vale do Quilombo.

A renovação vai preparar o Laje de Pedra para integrar uma rede internacional de hotéis 6 estrelas e colocará Canela no roteiro internacional de turismo de alto padrão.

– Acompanhei o Laje de Pedra na infância e juventude. É um espetáculo de hotel, que projetou a Serra Gaúcha, até então um destino muito regional, para o resto do Brasil. Vamos transformá-lo no melhor hotel de lazer do país, luxuoso, mas com personalidade e identidade. Queremos promover uma experiência imersiva na cultura, arte, decoração e arquitetura gaúcha – conta o empresário José Paim, sócio da LPD Canela.

O hotel foi um dos grandes responsáveis pela consolidação do setor turístico na cidade, tornando-se ícone da hotelaria e palco para eventos históricos, como a assinatura do Tratado do Mercosul, em 1992. O Laje de Pedra fechou as portas em 2020 devido à pandemia do COVID-19 e foi comprado pela empresa LPD Canela Empreendimentos e Participações S.A, que deve investir R$ 500 milhões na revitalização do complexo hoteleiro, gerando 500 novas vagas de emprego direto.

Sobre a Perkins&Will

Estúdio multidisciplinar de arquitetura e design baseado em pesquisas, a Perkins&Will foi fundada em 1935 sob a crença no poder do design de transformar vidas. Guiados pelos valores de excelência em design, diversidade e inclusão, pesquisa, resiliência, propósito social, sustentabilidade e bem-estar, somos comprometidos com a missão de projetar um mundo melhor e mais bonito.

A Perkins&Will foi eleita pela revista norte-americana Fast Company uma das Mais Inovadoras Empresas de Arquitetura e figura entre os principais rankings globais dos líderes no setor. Com uma equipe global de mais de 2.300 colaboradores, a Perkins&Will tem 26 estúdios pelo mundo para oferecer serviços de arquitetura, design de interiores, ambientes de marca, design urbanístico e paisagismo.

Estabelecido em 2012, o estúdio São Paulo da Perkins&Will conta com 80 colaboradores multidisciplinares e desenvolveu projetos para nomes como Hospital Israelita Albert Einstein, Rede D’Or, Prevent Senior, Grupo Fleury, Bank Of America, C6 Bank, Tozzini Freire Advogados, Machado Meyer Advogados, Insper, Escola Bilíngue Pueri Domus, Grupo SEB, Trisul S.A, SDI Incorporadora, Vitacon, Bolsa de Imóveis, You.Inc, Lúcio Engenharia e MPD Engenharia.

Entre os parceiros estão o estúdio dinamarquês Schmidt Hammer Lassen; a consultoria de design e estratégia de varejo Portland; a consultoria de planejamento de transporte sustentável Nelson\Nygaard e a empresa de design de hotelaria de luxo Pierre-Yves Rochon (PYR). Site www.perkinswill.com.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Natuzzi Italia lança Paola Navone, Michele Menescardi, Nika Zupanc, Marcel Wanders e Sopa Studio

A Natuzzi Italia, com sede em Puglia, apresenta nesta primavera-verão europeia vários...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *