Arquiteto Pietro Terlizzi transforma casa em café, coworking e galeria de arte em Araraquara

Uma casa bem característica do interior paulista, em Araraquara, ganhou vida nova como um espaço multifuncional: o Soul Café + Coworking, que abriga uma cafeteria, espaços de trabalho compartilhados e galeria de arte. O arquiteto Pietro Terlizzi, que comanda o escritório Pietro Terlizzi Arquitetura, em São Paulo, assina o projeto de reforma que transformou a antiga residência, lar de uma família por muitos anos, em um espaço gastronômico, corporativo e artístico, que também possui estrutura para eventos.

“O conceito do Soul Café + Coworking é criar um ambiente com várias funções, aberto a diversos tipos de eventos e, principalmente, um local onde as pessoas possam trocar informações, seja as que estão lá para aproveitar a infraestrutura gastronômica, para trabalhar ou até mesmo para conferir os quadros da galeria”, conta Pietro.

O ponto principal do projeto foi preservar a maior parte possível da edificação e acrescentar elementos para o novo uso que se diferenciassem dos materiais originais. “Seguimos o conceito de restauro, onde quem vê a obra finalizada consegue distinguir o que é antigo e o que foi feito recentemente”, explica o arquiteto.

Para isso, foram adicionados móveis metálicos ou com cores e tecidos modernos, peles de vidro e diversos tons de cinza, em contraste com os tijolos aparentes e o piso em pedra Goiás. As esquadrias e o forro do telhado, em madeira, são materiais originais da construção. Para a conservação das paredes, toda a parte de elétrica e iluminação foi trabalhada com condutores aparentes.

A edificação original tem uma boa quantidade de janelas e aberturas, o que torna os ambientes bem iluminados e frescos por conta da ventilação cruzada – aspectos muito importantes para uma cidade com altas temperaturas. Os beirais generosos do telhado também ajudam a bloquear a incidência direta do sol nos horários em que ele está mais baixo.

O térreo é destinado à cafeteria e oferece mesas com tomadas, iluminação e wifi – atributos que permitem usar o espaço também para trabalhar. Ainda nesse andar, encontra-se uma sala para reuniões mais informais ou, até mesmo, para almoços e eventos em grupo. O balcão da cafeteria, um dos principais elementos do projeto, tem tampo em madeira de demolição de peroba rosa, revestimento estilo subway tiles em branco e rodapé de inox.

O primeiro andar abriga o coworking. As estações de trabalho contam com janelas amplas, mobiliário corporativo e iluminação direcionada com pendentes e spots. Na parede mais extensa da edificação, localizada na entrada, fica a galeria com obras de arte urbana. O intuito é fomentar a cena artística da cidade e região. Na área externa arborizada, onde os clientes da cafeteria podem aproveitar o verde, também é possível realizar eventos e palestras.

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Apartamento: Compacto, dramático e azul, da cor do céu

Blue is the new black, sentencia o arquiteto Daniel Wilges apresentando este...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *