Composição perfeita: volumetria e verde abundante

casa projetada por Tania Bertolucci - site eleone prestes

Além do casal sem filhos, nos 450 metros quadrados desta ampla casa vivem Olivia, uma yorkshire, a atenta Mauzi, ambas nas fotos, e quatro gatos, visitantes que acabaram se tornando moradores fixos e hoje fazem parte da família. Localizada em um condomínio fechado em meio a uma reserva de mata nativa no bairro Agronomia, em Porto Alegre, tem seus projetos arquitetônico e de interiores assinados por Tania Bertolucci de Souza Arquitetos Associados. Tania conta que foi um trabalho emblemático para ela, realizado no momento em que comemorava 35 anos de escritório. Há dez, ela havia projetado dois ambientes para o cliente em seu apartamento antigo.

Projeto arquitetônico de Tania Bertolucci e paisagismo de Fernando Tuhn
Projeto arquitetônico de Tania Bertolucci e paisagismo de Fernando Tuhn (fotos Eduardo Liotti)

Neste projeto, o envolvimento das arquitetas Tania Bertolucci e Carolina Nuernberg, com a colaboração da também arquiteta Caroline Cancaro, se estendeu por mais de um ano. Elas contam que os principais pedidos do casal, cujo objetivo era erguer a casa de seus sonhos, sua residência definitiva, foram um jardim protegido para permitir a livre circulação dos pets, cujo bem-estar era uma de suas prioridades, materiais práticos para garantir fácil manutenção, e espaços integrados.

Projeto arquitetônico de Tania Bertolucci e paisagismo de Fernando Tuhn

Linhas retas e muito vidro

O projeto arquitetônico seguiu orientações bem contemporâneas, dominantes no condomínio, segundo Tania. “Queríamos uma composição volumétrica limpa, deixando o impacto para o imponente acesso à casa e para o volume da caixa d’água”, diz. As linhas retas predominam, e ganham evidência com o contraste do revestimento de pedra Miracema com corte especial em algumas áreas e com as grandes superfícies de vidro. “A casa foi toda trabalhada com relevos que marcam as esquadrias, formando volumes salientes ou reentrantes, em reboco pintado em dois tons de cinza”, complementa.

Projeto arquitetônico de Tania Bertolucci e paisagismo de Fernando Tuhn

 

Projeto arquitetônico de Tania Bertolucci e paisagismo de Fernando Tuhn

Cada detalhe da arquitetura está plenamente integrado ao importante paisagismo, projetado pelo arquiteto Fernando Thunm, também responsável pelo projeto luminotécnico. Para atender a dona da casa, que queria principalmente tons de azul e branco marcando a vegetação, foram acertadamente eleitos perfumados jasmins, plumbagos e lavandas.

Projeto arquitetônico de Tania Bertolucci e paisagismo de Fernando Tuhn

Tania participou na escolha das luminárias do jardim e na definição da iluminação voltada à casa. “Para ressaltar a volumetria construída, usei lâmpadas de foco fechado, iluminação tangente, no solo, voltada para a parede de pedras da casa, e outras de foco mais aberto, para a vegetação”. Cada palmeira recebeu um foco de solo, produzindo um complexo efeito cênico.  O acesso à casa mereceu uma cortina com luminárias AR 111 colocadas na laje de cobertura e os degraus, como na piscina, têm fita LED balizando-os.

Projeto arquitetônico de Tania Bertolucci e paisagismo de Fernando Tuhn

Geometria orgânica

No agradável espaço dedicado ao laser e ao relax, os deques da piscina e do spa são em lambri maciço de ipê, usado sem qualquer acabamento para chegar a um efeito envelhecido, bem acinzentado. Com isso, fica ainda mais surpreendente a presença da pantera (acima) do artista plástico Marcos Vaandrade, da série Geometria Orgânica, em fibra, própria para uso em exteriores e bem contemporânea. A majestosa coluna redonda é de concreto aparente, sem acabamento, o que lhe dá especial feição, principalmente com as pequenas luminárias embutidas no piso ao seu redor.

Projeto arquitetônico de Tania Bertolucci e paisagismo de Fernando Tuhn

A mesa de madeira de demolição escurecida foi harmonicamente acompanhada por cadeiras de fibra sintética e alumínio anodizado, e a mesa baixa, em couro sintético trançado em vários tons de marrom, se presta a vários usos.  Do mesmo couro, mas branco, as almofadas e o prático sofá de três lugares com base em alumínio anodizado, colocado próximo à piscina, formam um agradável lounge.  Leve, o móvel pode tomar outras posições, de acordo com a necessidade. Ao lado dele, a mesinha é também de alumínio anodizado, material que se repete, mais uma vez, no par de espreguiçadeiras de linhas simples, revestidas com fibra sintética trançada. Posicionadas na “prainha da piscina”, que é como a arquiteta descreve o recanto, são um quase irresistível convite a deixar-se levar pelo dolce far niente. Entre as duas, o garden seat em laca preta dá uma pitada a mais de elegância à área. Na lateral, um caminho montado com basalto serrado e pedrisco permite acessar a área dos fundos sem ter que entrar na casa.

Projeto arquitetônico de Tania Bertolucci e paisagismo de Fernando Tuhn

Dois pisos = jardim maior

A importância da área externa no projeto pode ser mensurada pelo fato de até mesmo a opção por dois pavimentos ter tido como motivação principal favorecê-la. O andar superior foi reservado ao setor íntimo, com grande atenção à suíte do casal, de cuja sacada se avista, além do próprio jardim, a entrada da casa, a piscina e a área verde preservada.

casa projetada por Tania Bertoucci - site eleone prestes

A porta que liga o ambiente externo da piscina e do spa ao living, no interior da casa, corre em um trilho triplo e permite abrir dois terços do vão de seis metros de largura. Tão superlativa quanto é a porta de acesso social, pivotante, que foi executada especialmente para o projeto, da mesma forma que seu puxador, que tem quase dois metros de altura.

 

Tania Bertolucci de Souza – Arquitetos Associados
O escritório Tania Bertolucci de Souza completou 37 anos em 2017, atuando em arquitetura de interiores comercial, corporativa e residencial e em projetos arquitetônicos. Várias vezes premiado, em sua apresentação, o escritório caracteriza assim sua postura: “coerência técnica, financeira e estética”. financeira e estética.

Av. Taquara, 586 conj. 602 – Petrópolis

Porto Alegre, Rio Grande do Sul

51) 3333-3061 – tania@tania.arq.br

site tania.arq.br

(Texto Marjori Michelin)

casa projetada por Tania Bertoucci - site eleone prestes

 

Mais de Equipe eleoneprestes.com

Mármores com tons de branco e cinza serão tendência em 2019

Usados amplamente na arquitetura, os mármores brasileiros podem ser aplicados em diversos...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *