Claudio Cupertino faz individual no Salão Internacional de Arte de Paris

Exposição de Claudio Cupertino em Paris

Ao cair da noite desta sexta-feira em Paris foi aberta a exposição do artista mineiro radicado em Porto Alegre Claudio Cupertino com lançamento de catálogo trilíngue. As obras, criadas com a técnica da cupergrafia, que parte do processo da litografia, são trabalhadas sobrepondo camadas de tinta acrílica, as mais recentes com acabamento em folhas de ouro nos elementos de destaque. A tonalidade do metal entra em harmonia com a luz outonal que tinge o prédio e a pirâmide do Musée du Louvre ao pôr do sol. Sim, a exposição Claudio Cupertino – Voo Diáfano da Cupergrafia no Louvre fica dentro do complexo do icônico museu na Rue de Rivoli e se estende até domingo. Trata-se do Salon International d’Art Contemporain de Paris que é realizado na área de eventos denominada Salon Art Shopping.

Obra de Claudio Cupertino exposta até este domingo em Paris (Fotos Studio Prestes)
Obra de Claudio Cupertino exposta até este domingo em Paris (Fotos Studio Prestes)

Com curadoria de Cézar Prestes, as obras escolhidas para a mostra que é a primeira individual de um brasileiro nesse espaço evocam as memórias de infância do artista e homenageiam ainda o pai da aviação, Santos Dumont: os elementos figurativos da série Memórias são os aviões de papel, que remetem de uma forma lúdica e poética à infância de Cupertino e, ao mesmo tempo, relacionam-se com os voos de Santos Dumont sobre Paris em 1901, quando o pai da aviação circundou a Torre Eiffel com seu dirigível.

Obra de Claudio Cupertino deslocada da tela (foto Studio Prestes)
Obra de Claudio Cupertino deslocada da tela (foto Studio Prestes)

Cupertino leva uma novidade a Paris: a pintura ganha vida fora da tela. Dispostas de forma diversa, obras são exibidas com a pintura separada do suporte (acima). “Inquieto, Cupertino agora questiona a materialidade da pintura e interage com sua criação, transformando essa pintura eventualmente em performance. (a pintura) Pode ser exibida repousando sobre o suporte ou centímetros à frente dele, revelando dois lados do mesmo fazer artístico – diversos e uníssonos ao mesmo tempo, um conjunto que se funde: matéria + arte, como corpo e espírito”, afirma o curador.

Cupertino em seu ateliê na zona sul de Porto Alegre, cercado de arte e design
Cupertino em seu ateliê na zona sul de Porto Alegre, cercado de arte e design (Foto Jonas Adriano, Divulgação)

No ano que vem, o artista vai ganhar um documentário sobre sua vida e obra, com direção e produção do cineasta Matheus Ruas, co-fundador da produtora StudioFly e documentarista do History Channel, autor do premiado documentário Guerra do Paraguai. As cenas finais do documentário sobre Claudio Cupertino serão gravadas durante a exposição em Paris, pela equipe europeia. O lançamento está previsto para o segundo bimestre de 2018.

Aviões de Papel II - Acrilica e folha de ouro sobre tela - 100 x 100 - foto Felipe Vernes_eleone-prestes
Aviões de Papel II – Acrílica e folha de ouro sobre tela – 100cm x 100cm (foto Felipe Vernes, divulgação)

Serviço

O que – Exposição Vôo Diáfano da Cupergrafia no Louvre, de Claudio Cupertino

Onde – Salon International D’Art Contemporain de Paris – Art Shopping Paris – Carrousel du Louvre – 99, rue Rivoli, 75001 Paris

http://www.artshopping-expo.com/info_artiste/7642/cupertino.html

Quando – de 20 a 22 de outubro de 2017

Abertura para convidados: dia 20, sexta-feira, das 19h às 22h

Quanto – Visitação dia 21 (sábado), das 10h à 20h e dia 22 (domingo), das 10h à 19h

Ingressos: 10€ (inteira) / 7€ (reduzida) / entrada franca para estudantes e menores de 12 anos

Convite exposição Claudio Cupertino no Louvre

 

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Design arte em exposição na Bolsa de Arte de Porto Alegre

Vai até 6 de setembro a exposição “Recorte”, de Zanini de Zanine,...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *