Patrício Farias no Instituto Ling

Foto de Patrício Farias

Até 18 de novembro, Explosão Fixa, com 19 obras dos 40 anos de carreira do pernambucano José Patrício, mostra no Instituto Ling, em Porto Alegre, reúne telas e instalações empregando materiais diversos e banais como tachas, botões, fios elétricos, dados e quebra-cabeças e ainda um conjunto de fotografias inéditas do artista (acima). A exposição (abaixo) tem a curadoria de Eder Chiodetto.

Exposição de José Patrício no Instituto Ling
Exposição de José Patrício no Instituto Ling

A obra

Conhecido por suas instalações de chão da série Ars combinatoria (1999), composta por milhares de peças de jogo de dominó, José Patrício é influenciado pelos movimentos artísticos geométrico e concreto brasileiros. O artista fundamenta seus trabalhos em combinações numéricas lógicas, sugerindo que mesmo a mais rígida das fórmulas matemáticas tem o potencial de conter sua própria expressividade. Dessa forma, sua obra enfatiza a relação frágil entre ordem e sua possível dissolução. Para Chiodetto, Patrício “cria um lugar original no campo da arte, na fronteira entre a pintura, o desenho e a assemblage” e realiza “um exercício libertário, uma nova e inspiradora forma de ser e estar no mundo”.

Patrício Farias

Quanto ao conjunto de fotografias inéditas, o curador sinaliza uma nova postura do artista: “Ao sair do ateliê, onde trabalha incessantemente na construção de suas obras, para percorrer o mundo como um andarilho errante que porta uma máquina fotográfica, seu olhar se volta para a cultura popular, as vitrines e momentos de tensão entre forma, luz e arroubos cromáticos”. Acesse aqui o texto curatorial completo: https://goo.gl/L9rJsm

A exposição Explosão Fixa tem entrada franca e fica em cartaz na Galeria do Instituto Ling até o dia 18 de novembrode 2017, com patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço

O queexposição Explosão Fixa, de José Patricio

Onde: Galeria do Instituto Ling, em Porto Alegre, Rua João Caetano, 440, Bairro Três Figueiras

Quando: até 18 de novembro de 2017, de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h

Quanto: entrada francas 

Agendamento grupos e escolas: solicitações pelo email educativo@institutoling.org.br ou pelo fone (51) 3533-5700

http://www.institutoling.org.br/index.php/exposicoes.html

e-mail: instituto.ling@institutoling.org.br

Sobre o artista

José Patrício nasceu em 1960 e vive e trabalha no Recife. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco em 1982 e é Mestre em Artes Visuais pela mesma universidade, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (2016).  Ao longo de sua carreira, participou de diversas exposições no Brasil e no exterior, dentre as quais a XXII Bienal de São Paulo, a 8ª Bienal de Havana e a III Bienal do Mercosul. Sua obra foi analisada por críticos de arte como Paulo Herkenhoff, Paulo Sérgio Duarte, Fernando Cocchiarale, Gerardo Mosquera, dentre outros. Possui obras no acervo da Fondation Cartier, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, da Pinacoteca de São Paulo e do Museu de Arte do Rio e é representado pela Galeria Nara Roesler desde 1999.

Patrício Farias no Ling

Sobre o curador

Eder Chiodetto [São Paulo, SP, 1965] é mestre em Comunicação pela ECA/USP. Atuou como repórter fotográfico, editor e crítico de fotografia na Folha de São Paulo entre 1991 e 2004. Hoje atua como editor, professor e curador, tendo realizado mais de 90 exposições dentro e fora do Brasil. Chiodetto é curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006. Fundou o centro de estudos Ateliê Fotô, em São Paulo, em 2011, e a Fotô Editorial em 2016.

Ficha técnica

Produção Executiva: Instituto Ling

Fotos: Fabio Del Re / VivaFoto

Realização: Instituto Ling

Financiamento: Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Fitesa

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Hybrid: coleção de mesa conecta África, América Central e sul da Ásia

A SELETTI lança com CTRLZAK a evolução da linha Hybrid para a...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *