Tal como o nome da obra, dia 13 será lançado o livro Treze, no local do Bar 13, o Moinho da Estação, em Caxias do Sul, para falar de boemia, arquitetura, história e arte da cidade serrana. A arquiteta caxiense Jéssica De Carli, a idealizadora da obra, em parceria com mais oito amigos e profissionais, reuniu no livro Treze memórias, pesquisas, depoimentos, fotografias e imagens que retratam a ideia de uma cidade mais humana. Neta de Sady De Carli (in memoriam), fundador do tradicional Bar 13, Jéssica escolheu o local, que completa 50 anos, para ser o protagonista da obra. Para ela, o cenário é capaz de contar sobre a estrutura social e política de Caxias do Sul.
Treze foi financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com 313 exemplares de 172 páginas. Uma segunda tiragem, de 200 livros, será realizada por Jéssica De Carli e estará a venda na noite do lançamento. A renda será revertida para o projeto Ciranda de Rua, em parceria com o Instituto Sérgio Lovato.
O livro
Treze traz relatos da arquiteta Jéssica De Carli, organizadora da obra, que descreve a trajetória de sua família, origens e mistura de influências. Já o historiador Luiz Carlos Ponzi, no ano em que o Bar completa 50 anos revive o legado iniciado por Sady De Carli em fevereiro de 1967, no capítulo “Mágicas no Bar 13”. O jornalista e escritor Rodrigo Lopes dedica o “Vizinhos, lembranças e outros petiscos” para contar, por meio de imagens e pesquisas, as peculiaridades e a radiografia da década de 1960, em Caxias do Sul. Detalhes e curiosidades sobre a arquitetura de prédios, lojas, cinemas, padarias e boates integram a paisagem e a memória do município.
Para o designer gráfico Marco Verdi em “Cinquenta vezes treze” o foco é a análise de identidades de marcas cinquentenárias da cidade. No capítulo, Verdi procura trazer a essência da marca 13 e sua simbologia envolvida. Em “Um século em uma praça de amor”, o empresário Pedro Horn Sehbe valoriza o ponto central da cidade, a Praça Dante Alighieri. O caxiense relembra momentos que transcorrem décadas e desenham um local repleto de significados.
Em “Relatos de uma estrangeira”, a porto-alegrense Giulia Sant’Anna traz a tona à essência da cidade, a vitalidade urbana, a simpática Avenida Júlio de Castilhos e o clima caxiense aos olhos de uma forasteira. No capítulo “Palpites sobre São Pelegrino”, o arquiteto Matheus Chemello recebeu o convite para escrever sobre um dos mais tradicionais bairros de Caxias, o São Pelegrino.
O astrólogo e jornalista Nivaldo Pereira, em “Sintonias Astrais” analisa as principais características por meio do mapa astral do protagonista do Treze, o Bar 13. Mara De Carli dos Santos, mãe de Jéssica, dedica “A mesa da família”, para experiências gastronômicas, receitas e lembranças que marcaram sua vida. Nas páginas finais, Jéssica De Carli dedica “Um avô e um amigo” aos personagens principais da narrativa, Sady De Carli e Walmor Berzaghi, conhecido carinhosamente como, o Cabeça.
Serviço
O que: lançamento e sessão de autógrafos do livro Treze, organizado por Jéssica De Carli, Luiz Carlos Ponzi, Rodrigo Lopes, Marco Verdi, Pedro Horn Sehbe, Giulia Sant’Anna, Matheus Chemello, Nivaldo Pereira e Mara De Carli dos Santos. Editora Lorigraf
Quando: 13 de setembro de 2017, às 19h30min
Onde: Moinho da Estação – Rua Dr. Augusto Pestana, 54, Caxias do Sul, RS
Quanto: no dia do lançamento, o livro custará R$ 50
Jéssica De Carli Arquitetos
Moinho da Estação – Rua Coronel Flores 810, sala 104. Bairro São Pelegrino – Caxias do Sul – RS
(54) 3025-1101 / 99909-9810