Preto azulado é um tom que vai bombar em 2018

PPG15704-eleone-prestes-cor-2018

Nesta época começam as apostas de cores para o próximo ano. No mesmo dia, recebi o anúncio de Tintas Renner (PPG) e sugestões de produtos com a cor (azul) da Pantone. Para Tintas Renner, é a sua Black Flame, um preto que pode ser visto como um azul profundo, desses que temos visto nos últimos anos em mais de uma cartela. São lindos. Influenciam as propostas de design de interiores e quem sabe até o design de superfície, as estampas, e os produtos.

“A Black Flame funciona como uma cortina preta, permitindo que os outros elementos da decoração sejam o centro das atenções”, diz Dee Schlotter, gerente sênior de marketing de cores da PPG: “A cor é uma mistura fantástica de preto e índigo, duas nuances clássicas. O preto cria o silêncio pelo qual ansiamos em um mundo carregado de informações, enquanto o índigo oferece possibilidades e uma profunda esperança”.

Black Flame - Living Room - eleone-prestes
Cor do ano 2018 para Tintas Renner (Fotos Divulgação PPG)

Estilistas de cores escolheram o preto

A cor foi escolhida por unanimidade pelos mais de 20 estilistas de cores da PPG em todo o mundo. Eles são especialistas das indústrias arquitetônica, automotiva, de eletrônicos, aeroespacial e muitas outras. Os profissionais estudam insights de consumidores, tendências do setor de materiais de construção e da decoração, entre outros fatores, para selecionar a cor que provavelmente será a preferida do público.

“O anseio da sociedade por privacidade é catalisado pelo monitoramento resultante da tecnologia, o excesso de trabalho e a pressão para compartilhar cada detalhe na mídia social. A pesquisa da PPG mostrou que alguns consumidores querem equilibrar essa obrigação social ocultando partes de sua vida pessoal dos olhos do público, o que se reflete na decoração de casa e em suas preferências ao escolher as cores de tinta”, ressalta Schlotter.

Veja a sustentação da escolha de Tintas Renner:

Com a sociedade enfrentando uma sobrecarga de estímulos e precisando de um refúgio, a Cor do Ano 2018, Black Flame, oferece um abrigo confortante e a chance de um novo começo. Ela é a cor âncora nas paletas de Tendências Globais de Cores da PPG em 2018, divididas em quatro temas que conectam e ecoam a mentalidade atual do consumidor:

THE RETREATER – tema que vai ao encontro da necessidade crescente dos consumidores de buscar um distanciamento das pressões, caos e sobrecarga de estímulos enquanto buscam pelo que é confortável e aconchegante. Ele ressalta a prática do bem viver, de encontrar um momento de silêncio, de abrir espaço para si e criar oportunidades de calma, equilíbrio e paz. Os tons claros e delicados da paleta da PPG trazem uma sugestão sutil de cor e podem ser considerados neutros, como o Warmstone, um rosado extremamente sutil, o Suntan – o nude perfeito, o Flagstone, um cinza frio e o Cuppa Coffee, um tom quente e amadeirado. Essas tonalidades oferecem um escape bem-vindo de um mundo caótico.

THE DREAM WEAVER – essa coleção de cores reflete consumidores que personificam uma capacidade perene de brilhar, ter um estilo de vida livre e encontrar criatividade em qualquer circunstância. São os sonhadores que agarram a luz enquanto outros optam por recolher-se, pelo escuro; isso é evidenciado por suas escolhas de cores impossíveis de ignorar. Cores radiantes, mas envelhecidas e etéreas, completam essa coleção da PPG Paints, entre as quais se destacam a Lovely Lilac, um lilás onírico que remete à flor de pervinca, o Summer Sunset, um coral quente, o Brandy Snaps, um malva envelhecido e o Secret Safari, um verde terroso.

THE COMMONER – essa paleta de cores combina com consumidores que se sentem atraídos pelos populares designs minimalistas de inspiração nórdica que enfatizam o retorno ao básico. Os consumidores que têm mais afinidade com essa paleta querem acumular menos coisas e viver mais experiências, sendo guardiões do meio ambiente com um espírito nômade. A paleta oferece cores primárias singelas, como a Mountain Lake, um azul-marinho clássico; a Red Gumball, um vermelho profundo; e a Grassroots, um amarelado-esverdeado orgânico.

THE BRAVE – reflete uma nova mentalidade de design que imita o crescente anseio dos consumidores por proteção, força e estabilidade para sentirem-se seguros em tempos de incerteza. A paleta evoca sentimentos de elegância e grandiosidade, que desvia do sentimento de inferioridade e exclusão, à luz dos atuais cenários sociais. As cores profundas e ricas que compõem essa paleta substancial certamente chamarão atenção em qualquer espaço, como a Charcoal Smoke, um verde floresta rico, a Pinot Noir, um roxo opulento, e a Black Elegance, um preto com uma leve sugestão de cinza.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Esculturas com história: Vila dos Olhos Fechados de Rogério Pessôa

Gramado recebe nesta sexta-feira, 5 de agosto, a mostra de 30 esculturas...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *