Reforma: cores e funções alinhadas em apartamento paulistano

Área social de apartamento reformado em São Paulo
Área social de apartamento reformado em São Paulo (fotos Henry Lopes, Divulgação)

Reforma resolve questões funcionais, como a ampliação da cozinha, mas tem o mérito de comprovar a beleza do uso de cores no projeto de interiores. Este apartamento pertence ao sócio do escritório Batistelli Arquitetura e Design, de São Paulo, arquiteto Eduardo Batistelli, que mora no apartamento de 100 metros quadrados há 20 anos. O imóvel localiza-se no primeiro andar de edifício no bairro do Paraíso construído na década de 1960. Fica mais fácil de entender as escolhas do projeto quando se sabe que a família, que queria um apartamento amplo, alegre e muito funcional, é formada por um casal que se conheceu na prática de corridas – ela, com dois filhos já adultos do primeiro casamento – e o arquiteto Eduardo é especializado também em Design de Mobiliário. Esses dados já dão pistas do estilo e do lifestyle marcado pela paixão do casal que nas horas vagas treina para provas de aventura.

Estar projetado por Batistelli
Parede azul com obra de arte e tapete são alguns elementos que contribuem para a paleta cromática marcante no estar projetado por Batistelli Arquitetura e Design (Fotos Henry Lopes, divulgação)

Esta foi a segunda reforma pela qual o imóvel passou. Na primeira intervenção, há 20 anos, o imóvel, ainda na planta original, tinha dois quartos e um banheiro, o qual foi dividido ao meio, criando uma suíte mais um banheiro social.

Dormitório do casal ganhou novo décor
Dormitório do casal ganhou novo décor
O banheiro da suíte criado na reforma anterior
O banheiro da suíte (à D na foto) foi criado na reforma anterior
Banheiro da suíte
Banheiro da suíte

– Há dois anos, a esposa de Eduardo, que gosta muito de cozinhar, sentiu a necessidade de mais espaço de bancada de preparo e maior integração com a sala – conta a arquiteta Márcia Batistelli, sócia do escritório, que explica as novas intervenções:  eliminação do banheiro de serviço para ampliar a lavanderia e a cozinha, criação de uma bancada em U, que serve tanto para elaborar pratos como para servir. Para propiciar o uso confortável, há “quatro banquetas do lado da sala e duas do lado da cozinha e é um dos lugares mais usados em pequenas reuniões, proporcionando total interação dos convidados”.

Bancada do lado da cozinha
Bancada em U do lado da cozinha
Living integrado
Living integrado

A nova disposição do living e jantar permitiu o uso de uma bicicleta adaptada, fazendo as vezes de uma ergométrica, para os dias de chuva não impedirem os treinos, ainda possibilita assistir à TV ou conversar com quem está no comando da cozinha.

Observe a bicicleta junto ao estar
Observe a bicicleta junto ao estar (à D na foto)

A área de serviço ficou mais ampla, deu espaço a um armário multiuso, que também ajuda a armazenar utensílios da cozinha, uma parede livre para pendurar duas bikes (foto abaixo). Com as mudanças, o desejo de uma cozinha mais funcional e charmosa foi atendido. A bancada de trabalho ganhou quartzo branco, mais resistente, enquanto que os frontões e o balcão receberam mármore branco Piguês, ressaltando os veios naturais.

Bicicletas penduradas ao fundo
Bicicletas penduradas ao fundo
Cozinha deu o tom
Cozinha além de confortável contribuiu com a paleta de cores
Ladrilhos hidráulicos
Ladrilhos hidráulicos e o tom da marcenaria dão ar retrô

Paleta de cores

Como para os arquitetos, na maioria dos projetos, convencer o cliente a usar cores fortes e vibrantes é muito difícil, então a reforma do seu próprio apartamento era a melhor oportunidade para ousar e experimentar. Márcia Batistelli conta que o ponto de partida foi a cozinha, onde o tom azul da fórmica escolhida para a marcenaria (abaixo)  também serviu de referência para as paredes da sala que foram pintadas na cor Escrita Antiga da Coral, ressaltando assim a integração destes dois ambientes.

Azul também na cozinha daz conexão com a área social
Azul também na cozinha daz conexão com a área social
Azul profundo marca o living
Azul profundo marca o living

Para o dormitório não seria diferente, com a ajuda da esposa escolheram uma cor vibrante para as paredes e marcenaria (feita há 20 anos e originalmente branca) “Pitanga Gelada” da Coral: ” com a demolição do antigo forro de gesso, acrescentamos uma segunda moldura sobre a existente, valorizando o pé-direito de 2,75m e, para as molduras, usamos um tom de verde claro suavizando o contraste  entre as paredes e o teto branco – a opção do branco foi para um melhor rebatimento de luz com um único plafon no centro da laje.

Proposta bicolor
Proposta de cores inclui o verde claro nas molduras do teto
Parquê contracena com as cores do quarto
Parquê contracena com as cores do quarto. A mesa de cabeceira é desenho do arquiteto Eduardo Batistelli

O piso de tacos de madeira original, que há 20 anos passou por restauro e clareamento, foi raspado, calafetado e recebeu resina.

Piso de ladrilhos hidráulicos na cozinha e na lavanderia

Piso de ladrilhos hidráulicos na cozinha e na lavanderiaA cerâmica existente na cozinha e lavanderia precisou ser substituída: “Optamos pelo ladrílho hidráulico, cujo desenho e as cores foram escolhidos a dedo proporcionando um acabamento personalizado e exclusivo”. As esquadrias haviam sido substituídas na reforma anterior, há duas décadas, e, como o apartamento é bem ventilado, não houve necessidade de climatização.

Detalhes determinantes

Márcia ressalta que “trata-se de um projeto com design moderno, mas que buscou elementos da época da construção do prédio, a exemplo do ladrilho, dos metais em tom de bronze, o restauro dos tacos originais, mármore branco nos tampos da cozinha, eliminação dos forros de gesso, valorizando o pé-direito e o uso de molduras mais elaboradas que também remetem ao passado”.

Amarelo na parede e no estofamento dos bancos
Cada detalhe foi escolhido reforçando a identidade

– Nossa identidade pode ser notada nas soluções de aproveitamento de espaço, detalhes de marcenaria e mobiliário. Procuramos direcionar os clientes sempre respeitando seus gostos, suas memórias e desejos. Esse projeto por ser o apartamento de um dos sócios, expressa bem os nossos valores e anseios: funcionalidade e qualidade dos materiais – confirma Márcia.

Móveis e acessórios compõem a proposta de identidade dos ambientes
Móveis e acessórios compõem a proposta de identidade dos ambientes

Todo o projeto foi elaborado pelo escritório, incluindo gesso, luminotécnico, paginações e marcenaria. A mesa de jantar com base metálica e o tampo composto por quatro tipos de mármores diferentes, a cadeira Orca, assim como as mesas laterais da cama, foram desenhadas pelo arquiteto Eduardo, especializado também em design de mobiliário. Para isso, Márcia ressalta a importância da equipe: ” Nossos prestadores de serviços, pedreiros, gesseiros, eletricistas, pintores, marceneiros estão conosco há muitos anos, o que nos dá muita confiança em assumir obras e realizar trabalhos com qualidade”.

Observe o tampo da mesa, com vários tipos de pedras
Observe o tampo da mesa, com quatro tipos de mármores, design do arquiteto e proprietário do imóvel, Eduardo Batistelli, assim como a cadeira Orca. Na parede azul, a impactante pintura com spray sobre tela São Jorge, do artista Rogério Pedro

Arte, design e plantas se unem na composição dos ambientes, marcados pelo uso de cores com personalidade.

– Nesse projeto, mantivemos a palmeira ráfia que acompanha os moradores há 20 anos, incluímos a Ficus-lirata, que é a nova queridinha dos ambientes internos. Nos cachepôs, fizemos a composição com as plantas existentes, cactus mandacaru, maranta e flor-do-deserto – diz a arquiteta. (Veja foto bem abaixo).

Design e artesanato conferem identidade à área social do apartamento, refletindo o estilo do casal de proprietários

Design e artesanato conferem identidade à área social do apartamento, refletindo o estilo do casal de proprietários

Móveis com design assinado
Móveis com design assinado por Fernando Jaeger

Conferem toques de identidade a tela de fundo da sala de jantar e a pintura São Jorge, obras do artista plástico Rogério Pedro e várias gravuras e fotos, além de  objetos de artesãos brasileiros. São design de Fernando Jaeger o aparador Dama, a mesa de centro e a tora na lateral do sofá.

Detalhes no living
Detalhes no living: peças de design, plantas, artesanato e arte

 

BATISTELLI Arquitetura e Design

(11) 38042325

www.batistelli.com.br

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Natureza no décor: talk desta terça na Casa Cor RS

Biofilia é o conceito que trata da adoção da natureza/humanidade nos espaços...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *