Irmãos Campana ao alcance do Olho

Irmãos Campana, exposição no MON

Como se fosse um livro a ser adentrado, o visitante experimenta 130 resultados da genialidade de 30 anos de design dos icônicos Irmãos Campana em um ambiente criado por eles no Museu Oscar Niemeyer (MON) em Curitiba.

Essa aula de criatividade está aberta até 20 de agosto no Olho e foi batizada simplesmente de “Irmãos Campana”, como todo mundo se refere à dupla Fernando e Humberto Campana, com a curadoria de Consuelo Cornelsen.

Irmãos Campana, exposição no MON
Ela focou seu trabalho na diversidade de materiais convertidos em peças de design pelos criativos que são muito sensíveis ao que diz a eles cada material, o ponto de partida de  cada trabalho. Cenografia e iluminação dramáticas na ambientação da dupla em 1,5 mil metros quadrados exibe de peças icônicas a outras menos pop.
Irmãos Campana, exposição no MON
Sinta o clima da mostra. É como entrar no cenário de um espetáculo

Humberto Campana diz que conceberam a cenografia “para dialogar com a arquitetura do Niemeyer. Ele foi uma das pessoas que exerceu grande influência no nosso trabalho”.

MON à noite
MON à noite

Irmãos Campana, exposição no MON

Linhas estiradas formam raios que focam em peças específicas e, ao mesmo tempo que chamam atenção para uma peça, a cercam de mistério.

exposição Irmãos Campana no MON Vermelhos e verdes temperam o clima aplicado no fundo preto de peças dispostas no chão ou suspensas. É uma viagem estética pontuada por felizes reencontros e descobertas.

Irmãos Campana, exposição no MON

Além das peças mais difundidas no Brasil, a mostra exibe edições especiais representadas por galerias internacionais, como Friedman Benda Gallery, e Firma Casa. Também há obras licenciadas por empresas internacionais e nacionais, como A Lot of Brasil, Alessi, Edra, Grendene, Lacoste, Lasvit, Louis Vuitton e Skitsch.

Irmãos Campana, exposição no MON

Irmãos Campana, exposição no MON

 Serviço
O que – Irmãos Campana
Onde – Museu Oscar Niemeyer (MON), Rua Marechal Hermes, 999, em Curitiba, 41 3350 4400
Quando – até o dia 20 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 18h
Quanto – ingressos custam R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Nas quartas-feiras, a entrada é franca. E maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita todos os dias.
Dias e horários especiais
Toda quarta gratuita com programação especial: 10h às 18h
Primeira quinta do mês: horário estendido até 20h, gratuito após as 18h.
Programação especial todos os domingos
Irmãos Campana
Irmãos Campana
Fundado em 1983, em São Paulo, pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, o Estúdio Campana se tornou famoso pelo design de mobiliário, por criações de peças intrigantes e, também, por ter crescido nas áreas de Design de Interiores, Arquitetura, Paisagismo, Cenografia, Moda, entre outras. O trabalho dos Campana incorpora a ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção em massa, tornando preciosos os materiais do dia a dia, que carregam não só a criatividade em seu design, mas também características bem brasileiras – as cores, as misturas, o caos criativo e o triunfo de soluções simples.
Empresas como A Lot of Brasil, Alessi, Alpi, Artecnica, Baccarat, BD Barcelona Design, Bernardaud, Camper, Cosentino, Corsi Design, Edra, Fendi, Ghidini1961, Grendene, H. Stern, Lacoste, Lasvit, Louis Vuitton, Moleskine, Nodus, Skitch, Trousseau, Venini, entre outros, produzem as ideias materializadas pela equipe do Estudio, que também assina sua própria linha de edições limitadas, numeradas e de peças únicas criadas, muitas vezes, em parceria com comunidades e ONGs.
As peças Campana fazem parte de coleções permanentes de renomadas instituições culturais como MoMa, em Nova York; Centre Georges Pompidou, em Paris; Vitra Design Museum, em Weil am Rhein; Museu de Arte Moderna de São Paulo e, também, Musée Les Arts Décoratifs, em Paris. (estudiocampana.com.br) (texto do MON)
 
Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Você é o que você expressa

A Expresso do Oriente está a mil: como se não bastasse estar...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *