Quando a arquitetura inspira a arte

Obra da artista Maria Eduarda Comas (Divulgação)
Obra de Maria Eduarda Comas (Divulgação)

Até 29 de julho, Maria Eduarda Comas expõe na Gravura Galeria de Arte, em Porto Alegre. A artista e administradora Maria Eduarda é filha de Carlos Eduardo e Aninha Comas. Ela deve ter muito orgulho de ambos, reconhecidos nas suas áreas de arquitetura e gastronomia respectivamente. Desde 2017, Maria Eduarda deixou vir à tona a sua arte inspirada na arquitetura, em registros feitos ao longo do tempo. A Fundação Iberê Camargo, obra do arquiteto português Álvaro Siza, é uma inspiração que mereceu destaque recentemente em exposição na Gravura Galeria de Arte.

Maria Eduarda Comas e uma obra de sua recente exposição em Porto Alegre (divulgação)
Maria Eduarda Comas e uma obra de sua recente exposição em Porto Alegre (divulgação)

No dia 6 de julho, uma quinta-feira, às 19h, foi aberta a exposição Arquipixels IC/AS, depois de uma palestra inesquecível do Prof. Dr. Arquiteto Carlos Eduardo Comas, em homenagem aos 15 anos da fundação Iberê Camargo que, desde sua criação inspira as obras de diversos fotógrafos, pintores, escultores e designers. O encontro foi promovido em parceria com a Decor+. Na mostra, que está em cartaz na galeria, a artista explora a imagem fotográfica da obra de arquitetura indo além do registro documental e buscando transcender o realismo característico dessa imagem.

Arquitetura na arte
Arquitetura na arte (divulgação)

As inspirações de Maria Eduarda incluem renomados artistas como Piet Mondrian, Andy Warhol e Athos Bulcão, Maria Eduarda utiliza o seu olhar característico ao instrumentalizar a geometria por meio da fotografia, revelando perspectivas inusitadas, tanto no cotidiano, quanto em lugares icônicos ao redor do mundo.

Maria Eduarda foi desde cedo influenciada por seus pais a explorar novas fronteiras em busca de memórias ligadas à arquitetura e arte. Formada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, teve seu lado criativo despertado durante sua experiência em agências de publicidade e propaganda gaúchas. Em 2017, ela decidiu transformar seu hobby fotográfico em profissão.

A exposição pode ser visitada até o dia 29 de julho, de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30 à Rua Coronel Corte Real, 647, telefone (51) 997189258, e-mail gravura@gravuragaleria.com.br

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira

Abriu nesta terça, 15 de agosto, às 19h, no Santander Cultural, em Porto...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *