Duas funções no espaço curinga

Área social de apartamento reformado por Leburma Arquitetos
Área social de apartamento reformado por Leburma Arquitetura (Fotos Max Fahrer, Divulgação)

Reforma na área social de um apartamento para receber a nova dona e atender suas necessidades – em uma cidade e fase da vida diferentes – foi o desafio enfrentado pelo escritório Leburma Arquitetura. Era preciso acolher a história da cliente, que estava se mudando de uma residência de 2.000 metros quadrados, em Brasília, para um apartamento de 110 metros quadrados, no bairro do Brooklin, em São Paulo, viúva e com a companhia agora apenas do filho caçula porque os dois mais velhos saíram de casa.

O seu principal desejo era contar com uma sala ampla para recepcionar e, ao mesmo tempo, um escritório e quarto extra para poder receber os netos. Pensando nisso, o projeto de 2021 privilegiou um home office integrado com a sala. Para aproveitar o espaço, tanto a escrivaninha quanto a cama de solteiro foram embutidas na marcenaria. Assim, é possível liberar espaço para conviver no ambiente de estar e também usar o espaço como dormitório, fechando os painéis de correr.

Escritório e quarto mimetizados pelos painéis de fechamento do ambiente
Escritório e quarto mimetizados pelos painéis de fechamento do ambiente

A ideia inicial foi criar cenários confortáveis e aconchegantes para que pudesse receber amigos e a família aos finais de semana. Pensando em cada detalhe do projeto, o escritório utilizou diferentes materiais, como madeira natural e mármore travertino romano, além de uma marcenaria personalizada e móveis e luminárias de design assinado. Um dos grandes destaques é a luminária com design de Ingo Maurer no home office. E, na sala de jantar, pendentes  destacam a vista privilegiada do apartamento.

Luminária de Ingo Maurer
Luminária de Ingo Maurer é um dos toques de design do projeto
Pendentes leves não competem com a paisagem do entorno
Pendentes leves não competem com a paisagem do entorno

Marcenaria solucionou a questão da provacidade no ambiente curinga

Marcenaria solucionou a questão da provacidade no ambiente curinga

Quarto fechado
Material empregadao na marcenaria mimetiza a compartimentação

 

Leburma Arquitetura

Leburma é um escritório de arquitetura que oferece soluções completas aos clientes – da inteligência imobiliária à gestão de obras, passando pela arquitetura, é uma marca do segmento de arquitetura que atua prioritariamente com clientes do segmento residencial de alto padrão, mas também em projetos comerciais e de incorporação.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Morre o artista Gelson Radaelli

Gelson Radaelli, nascido em Nova Bréscia em 16 de novembro de 1960,...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *