Com vista perene para o skyline de Novo Hamburgo (RS), o mirante de 300 metros quadrados de área construída arranca tantos aplausos quanto o pôr do sol. Concebida para momentos de lazer, a casa implantada em terreno de 1000 metros quadrados acolhe a família no condomínio fazenda com proposta contemporânea e atemporal em equilíbrio com a natureza.
O projeto do escritório Heck Arquitetura, dos arquitetos Carol Fernandes Heck e Gustavo Heck, foi desenvolvido a partir do aclive do terreno, sendo o volume da piscina voltado para a fachada frontal da residência que, além de estar integrada com a varanda da área social, desfruta da melhor orientação solar e da paisagem. O guarda-corpo da piscina e da varada tem 110cm de altura, para segurança das crianças. Esse mirante para o vale, a cidade e as montanhas começa pela piscina, segue pelo terraço e abrange toda a área social, com esquadrias de 3,25 metros de altura, conforme explica um dos autores de toda a morada.
– Projetar o arquitetônico em conjunto com o projeto de interiores é fantástico, pois os elementos se complementam e justificam, torna-se visível a harmonia entre os projetos, tanto em proporção, quanto em estilo – diz Gustavo.
Inserido na topografia diferenciada do terreno, os materiais foram escolhidos a partir de elementos com relação com a natureza, como o madeira (PVC amadeirado) e a pedra (Miracema filetada). O arquiteto ressalta o conceito moderno e contemporâneo, com o concreto aparente especificado tanto para as fachadas quanto para o interior da residência, também por serem materiais que exigem pouca manutenção.
– A marcenaria foi fundamental para mantermos a linha arquitetônica externa na parte interna da casa. O mobiliário tem linhas reta e é totalmente funcional: na área social, temos duas grandes ilhas que atendem a cozinha e a churrasqueira; nos quartos, projetamos camas com aproveitamento de cama auxiliar na parte inferior e um móvel-cama totalmente especial no quarto kids.
Concebida não apenas para quatro pessoas (o casal e duas filhas), o objetivo da casa era receber o restante da família e os amigos com os aposentos especificados pelos donos. Há três suítes: uma é destinada ao casal, outra, para os hóspedes e uma terceira, a suíte kids especial: com dois beliches e duas camas de casal no mesmo quarto. No quarto do casal, a Poltrona Gisele, obra de Aristeu Pires, dá o toque de design ao projeto.
Gustavo explica que o projeto luminotécnico foi fundamental para valorizar o projeto, tanto na marcação dos acessos como na volumetria da residência. Na parte interna, complementa a iluminação natural, destacando detalhes do projeto, como a parede de concreto aparente do jantar, os balizadores na circulação íntima, as arandelas nas suítes e lavabos, além da composição dos pendentes especiais no pé-direito do estar, dos pendentes da bancada da churrasqueira e “pendente super delicado do jantar”.
Antes de realizar este projeto da casa, o escritório já havia criado o projeto para o primeiro apartamento do casal, além de projetos para os pais e irmãs dos proprietários.
Heck Arquitetura
(51) 98414.7494 – (51) 98402.8266
Avenida Lageado, 1212/403
gugaheck@gmail.com carolheck@gmail.com
heckarquitetura.com.br
Instagram @heckarquitetura
Porto Alegre/RS
(O texto na forma original está publicado no Year Book Visual & Design.)