Emiliano Ponzi e seus icônicos cartazes do Salone del Mobile.Milano

Cartaz de Emiliano Ponzi para a 60a. edição do Salone del Mobile
Cartaz de Emiliano Ponzi para a 60a. edição do Salone del Mobile em homenagem ao La Scala

O premiado ilustrador italiano deu vida ao Salone del Mobile dos anos 90, prestando homenagem ao La Scala, templo da ópera e um lugar simbólico em Milão, após os cartazes dedicados aos anos 60, 70 e 80. O Salone del Mobile. Milano e Emiliano Ponzi revelaram então a quarta ilustração, dedicada aos anos 90 (alto). Foi uma década em que a feira, já bem implantada, continuou a crescer entre os muros dos pavilhões do recinto de feiras, ao mesmo tempo que ostentava um programa inspirado e cuidadosamente pensado de eventos colaterais na cidade. Foi realizada a primeira de uma sucessão de exposições em homenagem aos grandes mestres do design, juntamente com novos e originais eventos transversais que combinam design, arte, moda e gastronomia.

Outra obra de Ponzi
Outra ilustração de Ponzi. Adorei esta proposta misturando interiores, design e arquitetura. É a minha preferida

Em 1994, Massimo Vignelli desenhou o manual para a imagem coordenada do Salone del Mobile, pela qual ganhou o Prêmio Compasso d’Oro 1998. Nesse mesmo ano, surgiu o SaloneSatellite, concebido e com curadoria de Marva Griffin Wilshire, responsável pela estreia e lançamento bem-sucedido de vários jovens talentos do design italiano e internacional. SaloneSatellite é tanto um “launchpad” para recém-formados e profissionais com menos de 35 anos, dando-lhes a oportunidade de expor seus projetos, e um ponto de referência para empresas à procura de futuros talentos, uma chance de ver novas ideias e abordagens originais de design para eles mesmos.

O foco do quarto cartaz de Emiliano Ponzi é o La Scala (foto alto), um templo da ópera e um dos lugares mais simbólicos de Milão, escolhido para ecoar a riqueza de produções culturais citadinas promovidas pelo Salone del Mobile, no espírito de grande abertura ao intercâmbio e circulação de ideias e criatividade. O projeto apresenta a ornamentação nas laterais do palco, retratadas em claro-escuro nítido, a cortina é simplificada para deixar espaço para o cenário, pintado com uma paisagem natural, e o holofote que emoldura a bailarina que, dançando, pulando e pairando , transporta-nos do mundo real para um espaço de sonho. O número 60, que simboliza o aniversário do Salone, funde-se com o logotipo do Teatro. O vermelho é a cor predominante, deixando apenas um único espaço em branco: a luz refletida no tutu da bailarina. Há um elemento disruptivo neste cartaz também. Ao contrário das campanhas publicitárias tradicionais, a imagem também aproveita a realidade aumentada. A digitalização do código QR na imagem permite que ela ganhe vida, não mais estática e bidimensional, mas realmente em movimento. Com um salto, a bailarina se transforma magicamente em um cisne elegante e gracioso, antes de bater as asas e sair de cena, criando um elemento de surpresa e poesia. A parte digital da imagem foi novamente criada pela Alkanoids, um estúdio criativo milanês especializado em motion graphics, animação 2D/3D e cinema

Pôster assinado por Ponzi
Pôster assinado por Ponzi integra a cidade ao Salone
Criação de Ponzi para o Salone
Criação de Ponzi para o Salone
Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Apartamento pequeno mas com estilo em 40m2

Reforma viabiliza um segundo dormitório em apartamento de 40 metros quadrados, com...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *