A CASACOR Rio Grande do Sul confirma a vocação de chamar a atenção para conjuntos arquitetônicos que contam fragmentos da história da cidade. Desta vez, a 30ª. edição da mostra na capital gaúcha ocorrerá de agosto a outubro de 2022 em um prédio de 1923.
Sempre quis conhecer a linda capela neogótica conhecida por casais que começaram ali suas histórias, abençoados pelos santos e pelo bosque do entorno. Ah, funcionava até 2005 no endereço nos altos do bairro Rio Branco, obra de iniciativa de Pedro Chaves Barcelos e sua esposa Ilza Chaves Barcellos, um educandário de meninas órfãs administrado pela Associação de Irmãs Franciscanas.
O complexo arquitetônico discreto em sua implantação em meio a árvores, de estilo eclético como muitas construções de Porto Alegre, localiza-se em um bairro residencial, no fundo de um terreno vizinho de uma escola. Ao contornar o prédio principal, onde será realizada a mostra de arquitetura, decoração, paisagismo e design, a escadaria que se derrama pelas laterais a partir da porta principal elevada contracena com o verde em uma profusão de espécies e tons de árvores e arbustos. Identifiquei até um pé exibindo rubras romãs.
Na manhã da open house, realizada recentemente para os profissionais visitarem os espaços disponíveis e começarem a sonhar com suas criações, o sol valorizava o recanto escondido da vida urbana. Quem teve o prazer de adentrar o prédio, encantou-se ainda com os elementos da arquitetura interna, do piso ao teto, passando por detalhes impressionantes de madeira entalhada há 99 anos.
A diretora da mostra, Karina Capaverde, reitera a vocação do evento:
– Uma das características da CASACOR RS é ressignificar espaços importantes para a Cidade, como o Petrópole Tênis Clube e, mais recentemente, o antigo Hospital da Criança Santo Antônio, que recebeu as duas últimas edições. Neste ano, o prédio está situado em um dos pontos mais altos de Porto Alegre e terá uma linda vista da cidade, emoldurada pela natureza abundante.
Karina ressalta que mais de 450 mil visitantes passaram pelo evento ao longo destes 30 anos, levando consigo um pouco da experiência, criatividade e inspiração transmitidas por meio de 1.160 ambientes, assinados por mais de 2.000 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Estado e do Brasil.