Projeto Raiz plantado na Flórida

Showroom do projeto Raiz em Orlando - site Eleone Prestes

Imagina um showroom com quatro feras brasileiras: Paulo Alves, estudiobola, Fahrer Design e NDT Design. Pois nesta quarta-feira foi inaugurado um showroom do Projeto Raiz com esses guris talentosos no Centro de Orlando, Flórida, e ficarão lá por seis meses. A iniciativa é do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

É preciso dizer que essa iniciativa conjunta visa promover o talento e os produtos dos designers brasileiros. Claro que com isso o programa visa estimular a geração de negócios para os estúdios de designers com maturidade para atuação no mercado internacional e com interesse no mercado norte-americano.

Hora de fechar negócio

Durante esse meio ano em Orlando os quatro estúdios de design darão continuidade ao trabalho apresentado em maio deste ano, quando participaram da International Contemporary Furniture Fair (ICFF), principal vitrine do setor na América do Norte. A percepção destes estúdios é que, para criar raizes no concorrido mercado norte-americano, são necessárias consistência e descoberta da melhor estratégia de negócio adaptada ao mix de produto: “O Brasil precisa ter uma assinatura comercial, nossa voz precisa ser ouvida em todo o mundo, a começar pelos Estados Unidos”, comenta Jack Fahrer, um dos irmãos da Fahrer Design.

Showroom do projeto Raiz em Orlando - site Eleone Prestes
Showroom do projeto Raiz em Orlando (Fotos Divulgação)

Com foco em atuação business to business, o showroom servirá como apoio ao agente comercial dos designers contratado nos Estados Unidos, captando os compradores daquele país. A ação faz parte dessa estratégia de internacionalização, participação e fortalecimento dos designers de mobiliário do Brasil nos Estados Unidos, estimulando as experiências positivas, o desejo de aquisição do móvel e a contratação dos serviços dos designers brasileiros.

O espaço ainda atende à necessidade de captação de projetos, por meio de visitas de arquitetos acompanhados de clientes finais, expandindo assim a comunicação sobre designer brasileiro de móveis junto ao mercado norte-americano. Eventos de matchmaking e de relacionamento estão na agenda do showroom.

Showroom do projeto Raiz em Orlando - site Eleone Prestes

“A expectativa é que o espaço ofereça oportunidades de negócios concretas a partir dos esforços na negociação de acordos com compradores americanos, fornecendo produtos acabados ou vendendo seus projetos através de contratos de licenciamento”, define Ana Cristina Schneider, consultora do Projeto Raiz.

Saiba mais sobre os designers

estudiobola – Referência em design e mobiliário brasileiro, o estudiobola atua com seis fábricas, 70 revendedores e mais de 700 itens em seu portfólio. A empresa é gerenciada pelos arquitetos Flavio Borsato e Mauricio Lamosa e reconhecida pelas criações atemporais, isentas de modismo e portadoras de novas perspectivas de uso, formato e proporção.

estudiobola- Poltrona Mexerica - Mexerica Armchair - eleone-prestes
estudiobola: poltrona Mexerica

NDT Design – A marca tem seu endereço principal nos Estados Unidos, com sede em Boca Raton, de onde se comercializa e distribui as peças produzidas no Brasil. Além disso, atuam no mercado online de cinco grandes marketplaces da América do Norte e projetam expansão para o mercado europeu ainda este ano.

NDT Brazil- Cake Stand-eleone-prestes
NDT Brazil: Cake Stand

Fahrer Design – Os irmãos Sergio Fahrer e Jack Fahrer são nomes expressivos do design contemporâneo brasileiro. A marca registrada da dupla é desenhar linhas orgânicas, a serem construídas pela técnica de curvar a madeira. A cadeira Blues, a primeira peça de Sergio Fahrer, ganhou o 1o. lugar no Woodcraft Design Award. Foi o primeiro prêmio internacional, e depois vieram outros, com a Mesa Tapajós, a Chaise Paso Doble, entre outros. Em 2016, Sergio e Jack receberam o Prêmio Ouro do Objeto Brasil com o Banco Tamanduá, atualmente exposto no museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e na Galeria Collombari, em Milão.

Sergio Fahrer e Jack Fahrer: poltrona Chevelle
Sergio Fahrer e Jack Fahrer: poltrona Chevelle

 Paulo Alves – Os fundamentos da marcenaria artesanal e a inspiração na arte concretista se misturam na obra do designer Paulo Alves. Antes de ingressar na área, o profissional trabalhou como arquiteto no escritório de Lina Bo Bardi e também no Instituto Bardi, integrando a primeira equipe de pesquisa a inventariar os arquivos da grande arquiteta. Com 20 anos de carreira, tais influências consolidaram o trabalho do designer. Seus móveis desvendam uma lógica criativa onde a madeira sempre prevalece como protagonista, fato que possibilita expressar o legítimo design brasileiro. 

Paulo Alves: Gilberto Armchair -eleone-prestes
Paulo Alves: Gilberto Armchair

Raiz Project

raizproject.com

14 E Washington St Orlando – FL – 32801

Phone: +1 (407) 329-4430

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Trio de design

Sobre o que você acha que trata uma exposição “Frio – Design para...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *