Jean Gillon: Artista-designer é a mostra do segundo semestre no MCB

Poltrona Jangada, de Jean Gillon, estará no Museu da Casa Brasileira
Poltrona Jangada, de Jean Gillon, estará no Museu da Casa Brasileira (Divulgação)

A partir de 12 de junho, sábado, estará aberta e se estenderá até 12 dezembro a exposição “Jean Gillon: Artista-designer”, uma realização do Museu da Casa Brasileira (MCB)– instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – e da galeria Passado Composto Século XX. É a primeira exposição individual do designer com criações para o mobiliário moderno nacional ambientadas com obras de arte e objetos de design.

Com curadoria da galerista e colecionadora Graça Bueno e da equipe técnica do MCB, a mostra apresentará obras – datadas entre os anos de 1940 a 2005 – em todas as frentes de atuação de Jean Gillon, artista e designer nascido na Romênia, naturalizado brasileiro ao se radicar no Brasil, trabalhou também com escultura, gravura, tapeçaria, pintura, cenografia e decoração.

A exposição contará com móveis originais da época como as poltronas Jangada, Tijuca, Rio e Saci, estofados para exportação e uma poltrona criada para o Hotel Eldorado.  Permeada também por desenhos, cerâmicas e outras peças, a realização apresentará a influência do artista e sua multidisciplinaridade em projetos de design em mobiliário e interiores no Brasil.

“A mostra ‘Jean Gillon: Artista-designer’ é mais um passo do Museu da Casa Brasileira em contribuição à composição do mosaico histórico sobre o campo do design no Brasil. Para além dos nomes consagrados e das histórias consolidadas, o Museu busca reconhecer uma construção plural, considerando momentos ainda dispersos e não incorporados pela historiografia da área”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do Museu da Casa Brasileira.

 SERVIÇO

O que – exposição “Jean Gillon: Artista-designer”

Onde – Museu da Casa Brasileira (MCB), São Paulo

Quando – de 12 de junho a 12 de dezembro de 2021
VISITAÇÃO: de terças a domingos, das 10h às 18h

Quanto – ingressos a R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito às terças-feiras.
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Sobre a galeria Passado Composto Século XX
Fundada em 1988 pela antiquária Cida Santana na Rua da Consolação, teve desde sua fundação até 2002, a colaboração de sua filha Graça Bueno para a aquisição internacional de antiguidades. Em 2002, Graça fundou seu segundo endereço na Alameda Lorena – A Galeria Passado Composto Século XX, com foco em móveis modernos brasileiros e tapeçarias artísticas do século XX.
A Galeria tem como uma de suas missões resgatar a memória e valorizar o design histórico nacional e a tapeçaria. Foi precursora na realização de exposições de mestres, designers e artistas modernos brasileiros, com publicações realizadas por pesquisa própria e com curadores convidados.
SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira | Av. Faria Lima, 2705 | Tel.: (11) 3032-3727
Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Reforma repagina consultório em uma semana

Aproveitando as férias de uma semana dos clientes, a arquiteta Bruna Jany...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *