– A ideia era sair do lugar comum e, para isso, buscou-se trabalhar com revestimentos diferenciados, paginações bem desenhadas e peças conceito – ressalta Karen Bammann, arquiteta que assina o projeto deste apartamento em Porto Alegre com os primeiros ambientes tratados com o mesmo primor de um living junto com o arquiteto Bruno Giugliani. O casal é a dupla responsável pela Built Arquitetura.
Karen refere-se à execução do projeto no imóvel de 328 metros quadrados como um “retrofit”, apesar de o imóvel ser novo, pelo trabalho realizado, com “intervenções pontuais e marcantes” nos ambientes, entregues aos proprietários com revestimentos padrão do empreendimento.
– Uma das intervenções mais impactantes certamente foi na entrada do apartamento, incluindo hall de elevadores, hall social e lavabo – diz a arquiteta.
Detalhes protagonistas
Neste momento de pandemia, a entrada das casas tornou-se ainda mais importante e, no caso do projeto da Built Arquitetura, além do aspecto funcional, o impacto estético está garantido na área de chegada. O acesso, a partir do hall dos elevadores, tem “desenho mínimo com forro branco, uma grande luminária em tensoflex fazendo vezes de zenital, paredes painelizadas em lâmina de carvalho natural, uma porta pivotante de grandes dimensões com puxador sob medida revestido em couro natural”. Esse ambiente evolui para a sequência de hall social e lavabo com proposta marcante monocromática na base de toda essa área. A superfície de 16 metros quadrados surge revestida com porcelanato (Portobello Oro Bianco no formato 120×120) com detalhes em perfil metálico dourado fosco. No elenco de escolhas, a base no porcelanato que remete ao mármore contracena, no hall dos elevadores, com a sutileza de uma escultura em lã de Inês Schertel sobre a parede de lâmina de carvalho.
– Peça nos mesmos tons do ambiente, mas cheia de textura e leveza, quebra a rigidez do espaço, sutil e marcante – analisa Karen.
Geometria 3D foi o recurso para marcar, no hall interno, a superfície oposta ao piso de porcelanato no forro do ambiente que dá acesso ao lavabo. A porta mimetizada esconde a surpresa da cor contrastante das paredes que destaca elementos funcionais de formas geométricas e a elegância do piso, outra proposta de efeito no uso do porcelanato.
Neste lavabo, a cuba e a torneira são de piso e o rodapé, o espelho e a barra para acessórios em serralheria foram desenhados e fabricados sob medida para o espaço.
Built Arquitetura – Karen Bammann e Bruno Giugliani
+ 55 51 30842637
estudio@built.arq.br
www.built.arq.br
@estudio_built
Fotos Marcelo
Donadussi, divulgação