Mesa Harpa: inspiração do vidro ao porcelanato

Mesa da linha Harpa com revestimentos Harpa na parede também, da coleção Portobello
Mesa da linha Harpa com revestimentos Harpa na parede também, da coleção Portobello (foto Portobello, divulgação)

O Coletivo Criativo, projeto de cocriação que é parte do ciclo da inovação Portobello, resulta anualmente em coleções de revestimentos e produtos inspiradas em lugares do mundo. Isso ocorre a partir de experiências presenciais de grupos de profissionais convidados, a maioria arquitetos de todo Brasil. A Mesa Harpa, um lançamento da Officina Portobello, fez parte de recente preview da Coleção 2020, é uma cocriação dessas, resultado da segunda viagem anual de pesquisa, dessa vez à Islândia.

Harpa Concert Hall (foto Marcelo Minuscoli, arquivo pessoal)
Fachada do Harpa Concert Hall em Reykjavik, Islândia (fotos do prédio por Marcelo Minuscoli, arquivo pessoal)
Harpa Concert Hall (foto Marcelo Minuscoli, arquivo pessoal)
Detalhe da fachada do Harpa Concert Hall com a escultura alusiva à função do prédio (foto Marcelo Minuscoli, arquivo pessoal)

Suas impressões e percepções sobre o local visitado, como formas, materiais e cores, resultaram nesta mesa. O formato remete às formas dos vidros da fachada do icônico edifício do Harpa Concert Hall. A peça que entrou em linha (abaixo) foi produzida em quatro cores como opção para o tampo facetado em uma superfície que convida ao toque. A estrutura metálica garante o equilíbrio e a leveza da forma.

Detalhe da estrutura do prédio que inspirou a linha Harpa da Portobello
Detalhe da estrutura do prédio que inspirou a linha Harpa da Portobello
Mesa Harpa grafite (foto Portobello Divulgação)
Mesa Harpa grafite (foto Portobello, divulgação)
Vitrina da Portobello Shop Porto Alegre (foto Eleone Prestes)
Vitrina da Portobello Shop Porto Alegre, projeto da South Arquitetura, com a mesa Harpa acompanhada da poltrona com design de Bruno Faucz  (foto Eleone Prestes)
Mesa Harpa
Mesa Harpa e as possibilidades de cores do tampo inspirado na arquitetura: white, rope, mud e graphite (foto Eleone Prestes)
Arquiteto Marcelo Minuscoli, participante do Coletivo Criativo da Portobello na edição da Islândia e na de Berlim, que terá o resultado lançado na Expo Revestir, em São Paulo (foto Marcelo Minuscoli, arquivo pessoal)
Arquiteto Marcelo Minuscoli, participante do Coletivo Criativo da Portobello na edição da Islândia, onde fez esta selfie, e na seguinte, de Berlim, que terá o resultado lançado na Expo Revestir, em São Paulo, semana que vem (foto Marcelo Minuscoli, arquivo pessoal)

O arquiteto gaúcho Marcelo Minuscoli foi nesta viagem e participou justamente do grupo de trabalho de mobiliário que resulta em peças para a Officina Portobello. Na sua memória estão a formação vulcânica da Islândia, a vegetação baixa e “o concreto colorizado (encontrado em Reykjavik) também era uma referência forte para trabalhar”. Mas “a arquitetura da cidade foi o ponto de partida para o produto plano”, conforme Minuscoli.

Outro ângulo do Harpa Concert Hall
Outro ângulo do Harpa Concert Hall
Riqueza de elementos inspiradores no edifício na Islândia
Riqueza de elementos inspiradores no edifício na Islândia

Ao se referir ao Harpa Concert Hall, importante prédio da cidade, lembra que “os vidros são uma estrutura tridimensional que reveste a fachada, vidros em planos diferentes, com cores diferentes, um mosaico usado para fazer os formatos do Harpa.” 

Propostas de revestimentos Harpa
Propostas de revestimentos Harpa

Mas o arquiteto ressalta que não é uma tarefa fácil transformar uma inspiração em um objeto funcional, contudo, certamente prazerosa, porque ele participou também do terceiro e mais recente ano do Coletivo Criativo, desta vez baseado em viagem a Berlim. O resultado ainda é segredo: será mostrado na semana que vem durante a Expo Revestir, em São Paulo.

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

Expo Revestir: Conheça todos os premiados com o Best In Show

O Prêmio Best In Show – Expo Revestir 2020 é muito esperado entre...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *