Antonio Bernardo e Portobello: universo da criação

Revestimento Eclipse grafite (fotos Divulgação Portobello)
Revestimento Eclipse grafite (fotos Divulgação Portobello)

Curvas, relevos, dentro, fora. Desenhar joias experimentando essas possibilidades é a vida de Antonio Bernardo há 50 anos, quando criou o primeiro anel, aos 23 anos de idade, executado por um ourives. Cerca de aproximadamente sete anos depois chegou a materializar “timidamente” as próprias criações com uma banca de ourives e ferramentas compradas para garantir o resultado imaginado, prosseguindo em uma sequência criativa ilimitada que chega até os esboços de hoje, quando experimenta outras escalas e a bidimensão como base. Revestimentos de natureza 2D e linhas retas carregam a tridimensionalidade em detalhes e sinuosidades que os transformam em experiências inéditas traduzidas na Coleção Atmosfera para a Portobello (três painéis que combinam porcelanato e metal, produzidos pela Officina Portobello, e cinco relevos em monoporosa).

porcelanato POrtobello criado por Antonio Bernardo
Porcelanato Portobello da linha Atmosfera Ovni, cocriação entre Antonio Bernardo e a marca

– Quando estou trabalhando, uma forma é uma forma – resume Antonio Bernardo, sobre a aplicação de suas criações a outros produtos de escalas muito maiores e de aplicações tão diversas como joias e revestimentos com a característica comum de sempre usar “os mesmos predicados” em trabalhos feitos com “muito cuidado com os detalhes”.

Atmosfera Aura
Atmosfera Aura lembra corpos celestes

O joalheiro/designer/artista conta que o seu trabalho decorre dele próprio, ou seja, uma peça leva a outra. Seria uma evolução da espécie joia pelas mãos de um autodidata sem amarras formais. E agora, em escala ampliada, vira porcelanato e revestimento cerâmico para a Portobello na família Atmosfera (Eclipse, Ovni, Lua, Aura, Ar, Espaço, Tempo e Espectro), sentido buscado após a concepção: “A nomeação dá sentido ao trabalho”. Nesta Coleção, há contrastantes versões em claro e escuro: de tonalidades e aparências quase diáfanas como o ar até densas, profundas e misteriosas tal qual a superfície lunar.

Revestimento cerâmico Atmosfera Espaço 30cmx30cm
Revestimento cerâmico Atmosfera Espaço, 30cm x 30cm
Atmosfera Espectro 30x90
Atmosfera Espectro, 30cm x 90cm, a única peça marcada por linhas retas

– Portobello foi um estímulo externo porque o meu trabalho vem dele mesmo – afirmou o autor da Atmosfera ao diretor da Portobello Shop, José Gonçalves Junior, em Porto Alegre, diante de uma plateia de arquitetos ávidos por conhecer outro lado do criador de joias icônicas como a delicada pulseira Click, que acaba de ganhar o If Design Award Gold de 2020 ou o anel Puzzle, que Antonio Bernardo usa e faz questão de mostrar o quebra-cabeças da composição da peça.

Nesta semana, foi apresentado Brasil afora pela Portobello o Preview da Coleção 2020 da marca. Em várias cidades, contou com a presença de Antonio Bernardo, uma parceria de sucesso inevitável. Na Portobello Shop de Porto Alegre, o evento ocorreu quinta-feira à noite, com Antonio Bernardo e José Gonçalves Junior em talk show com a participação da Coordenadora de Marketing da Portobello, Juliana Peixoto. Na véspera, o lançamento nacional havia sido na Portobello Shop Florianópolis, com Pedro Andrade, que dispensa apresentações.

Processo criativo materializado

Os esboços prototipados no ateliê de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, tiveram sequência há cerca de um ano na Portobello, em Santa Catarina, configurando uma cocriação levada com paixão por todos os envolvidos em percorrer e dar vida a um universo diferente dos já explorados pela marca. O resultado é visual, tátil, sensorial, de fato tem uma Atmosfera própria.

– Não tive a intenção de criar uma joia – diz Antonio Bernardo.

Mas criou. A Eclipse (foto ao alto em versão grafite e, mais abaixo, em white), que seria uma espécie de peça conceito da Coleção, inclui metal e, com esse elemento comum às joias assinadas pelo designer, aproxima ainda mais Atmosfera das linhas de joias. Aliás, se uma joia inspirou essa coleção foi o brinco Luminoso, a primeira referência, formado por calotas suspensas conectadas em linhas nos adereços que balançam nas orelhas das mulheres.

Painel Atmosfera Eclipse white
Painel Atmosfera Eclipse white. Para quem comprar os kits de uma destas três propostas Eclipse, Lua e Ovni leva uma peça assinada por Antonio Bernardo, como uma obra de arte

Antonio Bernardo conta que, ao tomar contato com a indústria Portobello, se deu conta de estar em um universo marcado pelas linhas retas, tanto da arquitetura dos produtos suas aplicações quanto dos grids formados pelos rejuntes que fatalmente influenciariam na aparência final de suas criações aplicadas em paredes. Pensou em como poderia interferir nessa lógica e inserir curvas e – eu diria ­ – mistério nesse universo. E fez-se a Atmosfera.

Atmosfera Aura e Ar
Atmosfera Aura e Ar

Ao completar 50 anos de criação de joias, ter tido experiência com uma luminária, estar prestes a fazer o design de interiores das áreas comuns de um empreendimento na Zona Sul do Rio de Janeiro, Antonio Bernardo está pronto para entrar na casa das pessoas e em ambientes corporativos pela mão da Portobello e, eu acredito, a arrebatar prêmios nacionais e internacionais com a Coleção Atmosfera, em um movimento constante como o das águas da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Atmosfera Espaço e Tempo
Atmosfera Espaço e Tempo

 

Escrito por
Mais de Eleone Prestes

BAMBU Histórias de um Japão

Até 9 de julho, domingo, a Japan House, novo centro cultural no...
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *