Usados amplamente na arquitetura, os mármores brasileiros podem ser aplicados em diversos ambientes. Para 2019, serão tendência pedras em tons de branco e cinza, que acompanham o sucesso dos revestimentos semelhantes ao concreto. Com mármores que revestem os arcos e interiores dos palácios do Planalto e da Alvorada, a Michelangelo Mármores do Brasil, que extrai pedras no Paraná, selecionou dois exemplos que estarão em alta neste ano:
Michelangelo Calacatta Prime
Com composição dolomítica (pedras com base de carbonato de cálcio e magnésio), tem baixa porosidade e alta resistência. Por conta desta característica, pode ser aplicado em cozinhas, banheiros e áreas de alto tráfego. Os veios são bem definidos, com tons em cinza e marrom, que trabalham interlaçados. Cada chapa é única e seu visual estético é belíssimo.
Grigio Michelangelo
Chega para acompanhar a forte tendência da cor do concreto na arquitetura. Nas suas placas existem veios brancos, formando desenhos singulares.
Mesma pedra, com diferentes acabamentos
Tão importante quanto escolher um mármore é optar pelo melhor acabamento para o efeito desejado no ambiente. A Michelangelo, por exemplo, fornece todos os produtos nos acabamentos polido, levigado e escovado. O mais tradicional no Brasil é o acabamento polido, com brilho.
Muito utilizado na Europa, o levigado começa a ganhar espaço em escritórios de arquitetura. Esse acabamento é liso, mas sem brilho. Já no escovado, as escovas que trabalham sobre o mármore, produzindo relevos naturais diferenciados pela pedra, de acordo com o grau de dureza dos minerais.